quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Formas diferentes de entender o Sobrenatural (2ª e última parte)


Fraude!

Sim, descartando as três possibilidades da postagem anterior, é o que nos resta quanto às manifestações sobrenaturais.

Geralmente a motivação por trás deste tipo de fraude é a manipulação do pensamento e do comportamento para benefício próprio.

A fraude pode ser consciente ou inconsciente. É consciente quando produzida por pessoas que sabem claramente o que estão fazendo (conhecem muito bem quais são os objetivos que pretendem alcançar) e inconsciente quando ocasionada por pessoas com algum tipo de distúrbio psicológico ou simplesmente crédulas o suficiente para acreditarem na sua própria mentira.


Permita-me exemplificar com o fenômeno "espiritual/sobrenatural" muito difundido no mundo evangélico pentecostal denominado Xenoglossia ou Glossolalia, mais popularmente chamado de “Dom de Línguas”.

Fraude consciente: Uma senhora que não sabia nada de grego impressionou a todos com sua capacidade de falar e escrever naquele idioma. Ela chegou a escrever um total de 20 linhas com 622 palavras cometendo somente 6% de erros. É impressionante, mas nada de sobrenatural. Ela simplesmente memorizou as frases em grego do Dicionário grego-francês e francês-grego de Byzantius e Coromelas, a Apologia de Sócrates, o Fédon de Platão e o Evangelho de São João.


Fraude inconsciente: Uma senhora, em um acesso de broncopneumonia, começou de repente a exprimir-se em um idioma desconhecido por todos os presentes. Depois se comprovou que era o idioma hindustani (língua indo-ariana que se estende por vários dialetos intimamente relacionados no Paquistão e Índia setentrional). A senhora desconhecia completamente aquela língua. Foram necessárias longas e trabalhosas investigações para comprovar, depois de muito tempo, que até a idade de quatro anos, aquela senhora viveu na Índia. Desde aquela data haviam passado 60 anos.

Um outro caso que ficou famoso ocorreu na Itália, porém não se sabe ao certo se foi uma fraude consciente ou inconsciente.


A jovem Sara Sarracino teve uma vida perfeitamente normal até os 15 anos. Seu maior desejo era aprender línguas estrangeiras. Um dia, na escola, ela de repente proferiu uma torrente de palavras estranhas que nem seus colegas nem seus professores conseguiram entender. Quando Sara voltou para casa, ela continuou falando naquela língua desconhecida, e logo se pode constatar que a única pessoa capaz de compreendê-la e traduzir o que ela dizia era seu irmão de 14 anos.

Sara foi então levada a vários médicos e linguistas. Estes disseram que a menina falava numa língua que parecia a mistura de grego, latim, francês, espanhol e até mesmo hebraico, idiomas que ela não conhecia. Além disso, ocorreu outro fenômeno: Sara se esquecera da sua própria língua, o italiano.

O caso ficou conhecido e milhares de pessoas procuraram Sara, semanalmente, na sua casa em Nápole - algumas apenas para assistir ao fenômeno, outras crentes de que era Deus quem falava através de sua boca.

Os médicos que examinaram Sara acham, contudo, que deve haver outra explicação. Eles acreditam que ela, criada no regime de uma seita muito rigorosa, foi submetida à ensinamentos religiosos excessivos e, de forma inconsciente, absorveu um pouco das várias línguas que ouviu ao longo de sua vida. Agora, em virtude de cansaço, talvez, ela se tornara apta a verbalizá-las.

Algo para se pensar: Se a verdade não teme a investigação, por que será que o sobrenatural não sobrevive a ela?

4 comentários:

  1. Cleiton,

    O ateísmo parece-lhe o único caminho atualmente viável?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Enéias,

    Atualmente prefiro apenas definir-me como uma pessoa de mente aberta que procura com sinceridade qualquer tipo de indício que me me leve a acreditar no sobrenatural, mas que quanto mais se aprofunda na questão, mais motivos encontra para descrer.

    ResponderExcluir
  3. O sobrenatural é pura criação humana para "explicar" aquilo que ainda não conhece.

    Imagine um esquizofrênico 500 anos atrás. De que outra forma interpretar suas visões se não como manifestações sobrenaturais?

    Nada mais natural que o sobrenatural.

    ResponderExcluir
  4. Enéias,

    Um dia todos vocês serão ateus, nem que seja a 7 palmos abaixo da terra, mas daí não terão consciência do quão ateus se tornaram. (rs)

    Cleiton,

    Essa musiquinha me dá arrepios. (rs)

    ResponderExcluir