sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Milagre Divino ou uma Simples Coincidência?

.
Analise atentamente para a foto abaixo:



Como você pode notar trata-se de um batismo conforme o ritual da Igreja Católica. Percebeu algo de diferente? Olhe para a água que escorre da tigela.


Interessante, não é mesmo? A foto foi capturada durante o batismo de Valentino Mora no dia 10 de outubro. No momento em que o padre Osvaldo Macaya joga água, o líquido forma um terço.

É importante observar que não se trata de um caso de fraude fotográfica mediante manipulação digital da imagem, pois a foto é legítima.

Restam-nos duas hipóteses: Milagre divino ou uma bela de uma coincidência ocasionada pelo comportamento curioso da água em movimento no exato momento que a câmera congelava o movimento.

Vamos recorrer à lógica da Navalha de Occam. Em qual das duas possibilidades estaremos multiplicando desnecessariamente as entidades?

Se admitirmos tratar-se de um milagre divino, teremos que pressupor a existência de um deus, e não um deus qualquer, mas um deus nos moldes do cristianismo pregado pela Igreja Católica Apostólica Romana. Acho que os segmentos protestantes, que chegam até a condenar esta forma de batismo, não concordariam com isto (e olha que eles também crêem em milagres).

E se admitirmos sermos uma curiosa coincidência? Fisicamente falando, poderia a água assumir aquele formato levando em consideração sua constituição molecular, as leis da gravidade e os movimentos da mão do padre? É lógico que sim! Precisamos multiplicar desnecessariamente alguma entidade? Não! Então esta seria a escolha mais racional a se fazer.

O vídeo abaixo mostra algo mais sobre o curioso comportamento da água:



Voltando ao caso do terço líquido, achei muito interessante a resposta que o Padre Macaya deu quando interrogado sobre o "fenômeno":

“A fotógrafa, ficou muito feliz e logo todo o povoado estava sabendo a respeito. Não aprecio esses sinais, eu me atenho aos sacramentos. Justamente o evangelho desta semana diz: 'esta geração perversa e malvada pede um sinal, e não lhe será dado outro porque tem o sinal de Jonas e aqui há alguém mais que Jonas', fazendo referência à morte de Jesus na Cruz para a salvação de todos”

Que Padre mais incrédulo!!!

3 comentários:

  1. O verdadeiro milagre está na declaração lúcida desse padre.

    ResponderExcluir
  2. Dadas as infinitas formas que a água pode assumir, milagre seria se nenhuma delas nos fizesse lembrar nada.

    ResponderExcluir