O grande poeta e compositor Chico Buarque de Hollanda compôs em parceria com Gilberto Gil a música "Cálice" que continha uma forte mensagem metafórica a respeito da ditadura militar no Brasil.
Não sei exatamente quando foi composta, mas acredito que provavelmente entre os anos de 1969 e 1970.
Vamos relembrar?
A música foi considerada subversiva pelos órgãos da ditadura e acabou censurada pelo regime militar. No show "Phono 73" realizado no Anhembi em São Paulo no ano de 1973, mesmo sendo cantada com a letra modificada, o microfone do Chico Buarque foi desligado. Assista como foi no vídeo abaixo e veja o desabafo do Chico no final.
Quando isto estava acontecendo, eu tinha a idade da minha filha caçula (11 anos) e não entendia muito bem "certas coisas". Porém, hoje entendo que não podemos deixar "certas coisas" caírem no esquecimento para o bem das futuras gerações.
"A história ajuda-nos a evitar os erros do passado."
Veja também: Disparada na Ditadura
Cleiton,
ResponderExcluirComo sou de 1962, certamente eu tinha a mesma idade sua, à época. Concordo que esse nefasto período deve ser sempre lembrado. Eu, faz algum tempo, li os quatro livros do Elio Gaspari sobre a ditadura militar. Eu os tenho em casa, para que minhas filhas possam ler e buscar um pouco da história triste que nos foi legada a partir do golpe militar...
Abraços.