quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Coincidências - 3ª Parte

por Bruce Martin



(Continuação)

Mãos de "Copas Fora"

No jogo de cartas chamado "Copas Fora" há 635.013.559.600 (seiscentos e trinta e cinco bilhões, treze milhões, quinhentos e cinqüenta e nove mil e seiscentas) mãos de treze cartas diferentes.

Este número de mãos podiam ser jogadas se todas as pessoas do mundo tivessem jogado "Copas Fora" pelo menos um dia. Para um indivíduo poderia levar vários milhões anos jogando continuamente para que ele recebesse cada uma destas mãos.

Para um jogador tirar qualquer mão a probabilidade é de 1/635.013.559.600 ou um pouco mais que uma parte em um milhão de milhões. Qualquer mão é tão improvável quanto tirar as treze cartas de copas numa vez, mas toda vez que jogamos pegamos alguma mão.

Mãos de "Copas Fora" são um exemplo de ocorrências diárias de eventos muito improváveis, a única diferença é que não determinamos antes quais cartas vamos tirar, por isso nem notamos que aconteceu uma enorme coincidência.

Curiosidades:

O jogo "Copas Fora", também conhecido como "Copas", "Hearts", "Dame de Pic", foi criado na Grã-Bretanha do século XIX a partir do jogo espanhol "Reverse". O jogo está disponível na sessão "games" do Windows e é muito fácil de se jogar.

Regras:

O objetivo do jogo é não pegar cartas que valem ponto. Cada carta de Copas (coração vermelho para os leigos em baralho) vale 1 ponto. A Dama de Espadas (coração preto), conhecida como "Miquelina", vale 13 pontos. O vencedor será aquele com o menor número de pontos assim que algum dos outros jogadores fizer 100 pontos.

São necessários 4 jogadores e um baralho padrão completo com 52 cartas (sem os coringas). São distribuídas 13 cartas para cada jogador (não sobra morto).

Após a distribuição, cada jogador deve escolher três de suas cartas para passar a outro dos jogadores. Na primeira mão, estas três cartas serão passadas ao jogador à sua esquerda. Na segunda mão, as três cartas serão passadas ao jogador à sua direita. Na terceira mão, as três cartas serão passadas ao jogador sentado à sua frente. Na quarta mão, ninguém passa cartas a ninguém, devendo se contentar com as que recebeu. Na quinta mão, será a vez de passar cartas ao jogador à sua esquerda novamente, e assim sucessivamente.

A passagem ocorre da seguinte forma: cada jogador escolhe três de suas cartas e as coloca em um montinho, com a face virada para baixo, em frente ao jogador que irá recebê-las. Somente após passar suas cartas um jogador poderá pegar estas três cartas e incorporá-las à sua mão, ou seja, nenhum jogador poderá passar uma ou mais cartas que tenha acabado de receber.

Depois que todos tiverem passado suas cartas, o jogador que estiver com o Dois de Paus em sua mão dará a saída para a primeira rodada.

O jogo decorre no sentido horário, ou seja, o segundo a jogar será o jogador que estiver sentado à esquerda do que jogou o Dois de Paus. Todos os jogadores são obrigados a jogar uma carta do mesmo naipe que a carta que puxou a rodada (neste caso, Paus), a não ser que não tenham cartas daquele naipe na mão. Neste caso, poderão jogar qualquer carta, com algumas exceções:

- Na primeira rodada, ninguém pode jogar cartas que valham pontos (ou seja, cartas de Copas e a Dama de Espadas).
- Uma carta de Copas só pode ser jogada se o naipe tiver sido "quebrado", ou seja, se alguém, em alguma rodada anterior, já tiver jogado uma carta de naipe diferente da que iniciou a rodada (por exemplo, o jogador inciou a rodada com uma carta de Espadas. Um dos jogadores não tinha Espadas em sua mão e jogou Ouros. Este jogador "quebrou" o naipe).
- Da mesma forma, nenhum jogador poderá iniciar uma rodada jogando uma carta de Copas, a menos que o naipe já tenha sido quebrado.

Em todas as exceções acima, existe uma exceção à exceção: se um jogador só tiver cartas de Copas na mão, ele poderá jogá-las na primeira rodada, ou antes do naipe ser quebrado, ou utilizá-las para iniciar uma rodada antes do naipe ser quebrado. Da mesma forma, se um jogador só tiver cartas de Copas e a Dama de Espadas na mão (pouco provável mas não impossível conforme você nas probabilidades acima), poderá jogar a Dama de Espadas na primeira rodada.

Fim da Rodada: Depois que os quatro jogadores já tiverem jogado suas cartas, aquele que jogou a carta mais alta do mesmo naipe da que iniciou a rodada pegará a vaza. A vaza deverá ser colocada em um montinho em frente ao jogador que a pegou, com a face das cartas virada para baixo, e não poderá mais ser olhada. O jogador que pegou a vaza terá o direito de iniciar a próxima rodada.

Detalhe: Se você ganhar todas as cartas de copas e a dama de espadas em uma mão (o que se denomina "Monopópio" ou "Acertar a lua"), não receberá nenhum ponto e os outros jogadores serão penalizados em 26 pontos. Alguns pensam que esta mão é a mais improvável de todas, porém ela tem a mesma probabilidade de sair do que qualquer outra mão, ou seja, 1/635.013.559.600.

2 comentários:

  1. Cleiton,

    Preciso reler (quantas vezes?) o texto para me situar quanto ao jogo. Pela compelxidade fiquei impressionado!

    ResponderExcluir