quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Quem é a Geni?

.
Lá vamos nós "de Chico" outra vez.

Chico Buarque de Hollanda compôs esta música para a peça "Ópera do Malandro" entre os anos de 1977 e 1978.

Quando eu a escutei pela primeira vez tinha 15 para 16 anos e a primeira pergunta que veio na minha cabeça foi: "Mas quem é esta maldita Geni?"

No começo da música até cheguei achar esta tal de Geni uma vadia, mas depois, no final, fiquei morrendo de pena dela. Pensei: "Como podem ser tão ingratos?"

Hoje a pergunta persiste: "Mas quem é esta maldita Geni?"

Ouça a música e veja depois se concorda comigo:


Seria esta maldita Geni o povo que é sempre usado como massa de manobra por aqueles que detêm o poder?

- O povo que se vira como pode para sobreviver em meio a tanta pobreza e abusos.
- O povo que é tratado como animal imprestável e que sempre acaba levando a culpa e tendo arcar com todos os prejuízos.
- O povo que é estuprado na sua dignidade cada vez que precisa recorrer a um serviço público.
- O povo que só é lembrado pelos poderosos quando estes precisam do seu voto. Neste momentos são tratados interesseiramente com falsidade e mentiras, bem como são alvo de promessas que nunca serão cumpridas.
- O povo que no final sempre acaba se iludindo e acreditando nas promessas vazias.
- O povo que sempre volta a ser desprezado e maltratado tão logo os poderosos consigam alcançar seus objetivos mesquinhos.

Se for assim, todos nós somos um pouco da maldita Geni.

Um comentário:

  1. Nossa, eu nunca havia prestado atenção nesta música, cleiton. Voce foi buscá-la no fundo do baú mesmo. Adorei recordar e ter uma outra interpretação dela. Foi ótimo conhecer isto aqui. Voce está de parabéns pelo que postou e todos os seus trabalhos. Prometo que vou ler de um por um. Parabéns e obrigado por me instruir tão alegremente.

    ResponderExcluir