sábado, 14 de maio de 2011

Ellen White e o Espiritismo Moderno (Parte 7)

por Cleiton Heredia


Para alguns adventistas do sétimo dia, discordar ou falar contra os escritos de Ellen White, considerada por eles como uma escritora inspirada por Deus, é algo tão ofensivo quanto falar mal do Papa para um católico praticante.

Antes que pensem que eu estou sendo desrespeitoso para com ela, eu quero deixar bem claro que não foi a minha intenção nesta série de postagens criticar toda a obra literária de Ellen White, onde eu sei que existe muita coisa válida de cunho histórico e moral, mas apenas destacar um aspecto isolado de seus testemunhos contra o moderno espiritismo.

Minha principal crítica neste sentido tem como base o seguinte pensamento: Se hoje temos abundantes evidências de que os supostos fenômenos sobrenaturais daquela época (século 19) não passavam de truques e fraudes engenhosamente construídas por mentes humanas com intuito de seduzir e aliciar adeptos para o movimento espírita, então por que Ellen White não foi instruída por Deus a revelar estas falcatruas?

Imaginem que forte testemunho a favor de sua alegada inspiração divina se ela revelasse segredos que só os melhores ilusionistas e cientistas daquela época conheciam? Imaginem se ela tivesse escrito:

"Deus me mostrou que todas as manifestações presenciadas nas sessões espíritas são truques e que nada existe de sobrenatural nelas. As mesas flutuam com dispositivos construídos para criar este tipo de efeito e os médiuns não passam de mágicos embusteiros. No futuro, quando a ciência tiver avançado o suficiente, isto ficará devidamente comprovado. Os fenômenos que muitos vêem na penumbra das salas pouco iluminadas não podem ser reproduzidos em um ambiente devidamente controlado. Coloquem os supostos médiuns em condições de laboratório e verão que nenhum fenômeno poderá ser produzido."

Mas ela não poderia ter dado um testemunho deste tipo, pois o cristianismo não pode sobreviver sem a crença no sobrenatural. A igreja cristã precisa da crença em um ser sobrenatural cuja essência é o mal (o Diabo), para então poder continuar acreditando em outro ser sobrenatural cuja essência é o bem (Deus). Eliminem a crença na existência real do Diabo e logo teremos que eliminar também a crença na existência real de Deus.

Foi por este motivo que quando eu quis partir em busca de provas para a existência de Deus, tentei provar que o Diabo e o sobrenatural existiam. Caso eu obtivesse sucesso em minha busca, com certeza não teria razões para duvidar da existência de Deus.

Infelizmente, até o momento, não encontrei qualquer evidência, por menor que seja, que me leve a acreditar na existência do sobrenatural. Porém, continuo minha busca sempre aberto para novas evidências.

Na próxima postagem irei contar uma história de algo relacionado a esta busca que me ocorreu recentemente e que está relacionado com este texto de Ellen White:

"Num futuro próximo muitos serão defrontados por espíritos de demônios personificando parentes amados ou amigos, e declarando as mais perigosas heresias." - História da Redenção, pág. 398.

Aguarde!

6 comentários:

  1. Cleiton,

    A série está fantástica! Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cleiton, Também estou gostando e aprovando. O mais interssante é ver você revisitando os seus estudos usando a ótica da razão e não da fé

    ResponderExcluir
  3. Devo discordar no sentido que você coloca o mal (diabo) no mesmo lugar que o bem (Deus).

    O Deu sempre existiu independente do diabo ! Deus é amor ! e sempre será. O mal está em se separar do bem (Deus).

    Sua linha de raciocínio está equivocada no sentido de que; para acreditar em Deu tenho que provar que o mal (diabo) exista.

    Reflita comigo. Supondo que satanás exista, teria ele interesse em se manifestar pessoalmente dizendo: Eu sou o Diabo? Imagine se isso acontecesse logo, todos acreditariam em Deus e é bem isso que ele não quer.

    Sendo assim você acaba entrando no jogo do inimigo. Instruindo você a comprovar a o sobrenatural (Deus)provando o mal (satanás).

    Para ele é lucro que você não acredite nele, pois você mesmo diz se provar que ele exista (santanas) passará acreditar em Deus.

    "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram." João 20:29

    Aconselho-te que voltasse para a Bíblia (palavra de Deus)e a medida que com o coração sincero, você descobrirá que maravilhosas coisas que Deus tem para você. E ai sim dirá não necessito de materializar Deus pois o mal (Diabo) eu vejo todo os dias ao ligar a tv e ver tantas desgraças que o mal (Diabo) trouxe ao passo que se voltasse contra Deus e influenciou o Homem a fazer o mesmo.

    Não estou criticando suas pesquisa, ao ler vejo que você é uma pessoa sincera que busca a verdade.

    E alias são ótimas postagens !

    Convido você a pesquisar sobre Deus e tudo que Ele fez, EXPERIMENTAR DEUS. A palavra de Deus diz:

    "Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." Salmos 34:8

    Ai sim através da descoberta pessoal e particular com Deus descobriras o que o mal (diabo)nunca quis que você descobrisse.

    Um grande abraço ! Fica com Deus e estou orando por você amigo a chegar no seu objetivo e ter um encontro com Deus.

    E a principio, não necessitamos de Ellen G. White para nos salvar. Leia de tudo retendo o que é bom.

    Tem uma frase que ela sitou muito, parafraseando, ela diz que devemos nos apegarmos somente na palavra de Deus e nada mais.



    ResponderExcluir
  4. Querido Amigo

    Não tente provar o mal (diabo) para conhecer a Deus (Bem).

    Satanas quer que você mantenha essa linha de pensamento, pois não é do interesse dele se manisfestar para que as pessoas crendo nele creia em Deus. O quanto mais não acreditar nele (mal) melhor, pois bem sabe que assim não acreditará em no bem (Deus)

    Prove a Deus e assim conheceras o quão mal andou enquanto não o conhecia.

    "Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." Salmos 34:

    "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram." João 20:29

    Não peço para crer em Ellen G. White, creia na Bíblia, estude,lei, esquadrinhe seus ensinamentos e quão maravilhado ficaras em conhecer esse Deus, que não dependo do mal(diabo) para existir. Pois o mal (diabo) é um ser que decidiu seguir um caminho diferente do que Deus havia proposto e olha a sociedade, o ser humano a que ponto nos chegamos pois estamos separados de Deus.

    Um grande abraço ! Alias ótimas pesquisas que tem feito, Deus terá prazer e mostrar - lhe as suas maravilhas.

    Só convido a mudar o foco ! E voltar para Deus.

    ResponderExcluir
  5. Daniel Junqueira,

    Obrigado por seu comentário.

    Com todo respeito às suas crenças, que um dia também já foram minhas, eu continuarei descrendo no sobrenatural enquanto não encontrar motivos amplamente racionais e irrefutáveis para voltar a crer nele.

    O seu argumento de que o diabo não se revelaria a mim porque isto me levaria a crer em Deus, é na verdade um contra-senso, pois se Deus sabe disto porque ele não satisfaz a minha busca por evidencias racionais e irrefutáveis para eu crer nele? O diabo não quer, mas e Deus? Qual seria a desculpa dele? Ah! Ele quer desenvolver a fé em mim! Será que seria isto? Esquece! A fé é algo subjetivo demais para levar-me a crer no sobrenatural. Eu preciso de argumentos muito mais objetivos.

    Sim, desculpe-me, mas eu sou como Tomé.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir