quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ellen White e o Espiritismo Moderno (Parte 4)

por Cleiton Heredia


A partir deste momento irei trazer alguns textos de Ellen White com a intenção de confrontá-los com a análise feita na série de postagens "Os Segredos das Sessões Espíritas do Século 19". Caso você já a tenha lido, eu acredito que a leitura que se segue poderá ser muito mais proveitosa.

Em 23 de junho de 1890, Ellen White escreveu em um artigo para o periódico Signs of the Times:

"O espiritismo está prestes a cativar o mundo. Muitos há que julgam ser o espiritismo mantido por truques e imposturas, mas isto está longe da verdade. Um poder sobre-humano está operando de várias maneiras, e poucos têm a idéia do que será a manifestação do espiritismo no futuro."

Com respeito aos supostos fenômenos sobrenaturais relacionados com o espiritismo no século 19, todos aqueles que foram devidamente investigados, acabaram sendo expostos como fraudes criadas pelos médiuns e seus comparsas. Não existe registro histórico de nem sequer um único fenômeno que tenha sido atestado como cientificamente verdadeiro.

Sendo assim, não existem motivos racionais para acreditar que um "poder sobre-humano" (sobrenatural) estivesse ali operando. O julgamento de que os fenômenos espíritas eram mantidos por meros "truques e imposturas" está fundamentado em uma longa e exaustiva investigação promovida por cientistas e ilusionistas (investigadores psíquicos) nas principais supostas manifestações em todo território norte-americano no século 19.

A coisa fica ainda mais complicada quando Ellen White, em tom profético, afirma categoricamente que "poucos têm a idéia do que será a manifestação do espiritismo no futuro".

Que manifestações?

À medida que a ciência avança, o espiritismo fica cada vez mais tímido em termos de "manifestações sobrenaturais". Nenhuma sessão espírita que se preze se arriscará a exibir fenômenos sobrenaturais da mesma forma que eram abundantemente exibidos no passado. Onde estão os objetos que se movem sozinhos, as levitações de mesas e cadeiras, as músicas e vozes do além ou os espíritos se materializando? Eles simplesmente sumiram, pois caso insistissem em continuar aparecendo, seguramente seriam prontamente desmascarados como fraudes e truques.

O desafio de um milhão de dólares de James Randi está aí a mais de 40 anos como prova de que ninguém conseguiu até o momento provar cientificamente que exista o sobrenatural.

A conclusão a que chegamos é um tanto quanto constrangedora, pois para se crer na veracidade dos testemunhos de Ellen White (com relação aos fenômenos do espiritismo moderno) será necessário fechar os olhos para as evidências de que os fenômenos sobrenaturais só existem e sobrevivem a custa de fraude HUMANA.

Continua na próxima postagem.

2 comentários:

  1. EGW, aos poucos, está ficando "de escanteio" como profetisa. Hoje ele é considerada uma conselheira. Estão indo para debaixo do tapete as grandes contradições de sua obra.

    Hoje ela segue (e muito bem) como produto de venda da IASD. No mundo em que o desespero cresce, basta editar um texto aqui, uma página ali e ela se torna excepcional em "auto ajuda"...

    Enéias.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cleiton.

    Impostura ou não, o espiritismo continua forte como ramo religioso, o que, por si só, já demonstra a validade do argumento de Ellen White.

    Sobre o comentário anterior, vale lembrar que os adventistas consideram EGW profetisa, embora ela mesma nunca tenha se autointitulado como tal. Se ler autoajuda e os escritos de Egw vai perceber que são bem diferentes.

    ResponderExcluir