segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ellen White e o Espiritismo Moderno (Parte 1)

por Cleiton Heredia


O surgimento do espiritismo moderno nos Estados Unidos em 1847 foi praticamente concomitante ao grande reavivamento religioso protestante ocorrido na década de 1840 em vários estados norte americanos. Este reavivamento teve suas origens com as pregações de William (Guilherme) Miller em 1831 que anunciavam a breve volta de Jesus com base nos estudos que ele fez na Bíblia, mais precisamente nos livros de Daniel (Antigo Testamento) e Apocalipse (Novo Testamento).

Miller nunca estabeleceu uma data certa para a volta de Jesus, mas disse que com base na sua interpretação de Daniel 8:14, este evento ocorreria entre a primavera de 1843 e a primavera de 1844. Expirando este prazo, novos estudos foram feitos por seus seguidores, chegando-se a conclusão de que a data certa para a volta de Jesus seria 22 de outubro de 1844.

A esta altura este reavivamento religioso já havia se transformado em um grande movimento interdenominacional, conhecido como Millerismo ou Adventismo, e tinha se alastrado por praticamente todo território norte americano tornado-se uma verdadeira febre nacional. Por todos os lugares só se falava da iminente volta de Jesus.

Porém, a data chegou e Jesus não veio!

Uma grande parte das pessoas que participaram deste reavivamento ficou terrivelmente desapontada com o fato de Jesus não ter voltado e abandonaram o movimento. No entanto, um pequeno grupo continuou estudando em busca de maiores explicações, e após alguns ajustes na interpretação da profecia de Daniel, deram origem a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Fiz toda esta introdução para contextualizar o surgimento de um dos mais importantes pioneiros do movimento Adventista Sabatista, considerado pelos seus adeptos como um verdadeiro profeta contemporâneo. Na verdade, uma profetisa chamada Ellen G. White. Ela fez parte do movimento Millerira e passou pelo grande desapontamento em 22 de outubro de 1844, quando na ocasião era apenas uma jovem de 17 anos de idade.

Em dezembro de 1844, Ellen White recebeu sua primeira de quase duas mil visões e sonhos. Tornou-se uma escritora promissora com mais de 5.000 artigos e 49 livros publicados. Mas hoje, incluindo compilações de seus manuscritos, são mais de 100 livros que estão disponíveis em inglês, e cerca de 70 em português. Ela é considerada a escritora mais traduzida em toda a história da literatura, sendo que sua obra-prima intitulada "Caminho à Cristo" (Steps to Christ) já foi publicada em cerca de 150 idiomas.

Na próxima postagem começarei a explicar qual é a ligação de antagonismo que Ellen White manteve toda a sua vida em relação ao espiritismo moderno.

Um comentário:

  1. Cleiton,

    Desejo-lhe sucessos nestes artigos que prometem ser esclarecedores.

    Enéias

    ResponderExcluir