terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Manchetes Famosas do Jornal Notícias Populares

por Cleiton Heredia


Eu me recordo quando era apenas um garoto com 10 anos de idade, o quanto era divertido passar por uma banca de jornal e ler as curiosas manchetes de primeira capa do jornal Notícias Populares.

Minha mãe, que ama ler jornal, nunca comprava este em específico, pois dizia que se espremesse saía sangue. Portanto, confesso que muitas vezes eu ficava muitíssimo curioso para saber o que poderia significar manchetes como: "BARATINHA MATA CINCO" ou "CACHORRO FEZ MAL À MOÇA".

Para decifrar aqueles enigmas bizarros só mesmo indo até a firma do meu pai e pegando emprestado o jornal de alguns de seus funcionários que eram leitores inveterados do NP. Aí então, para minha decepção juvenil, descobria que a "baratinha" que tinha matado cinco referia-se ao fusquinha da Polícia Militar, apelidado popularmente de baratinha, e o "cachorro" que havia feito mal à moça era um cachorro-quente (hot dog) que ela comeu e passou mal.

O jornal Notícias Populares foi um jornal do Grupo Folha que circulou em São Paulo entre 15 de outubro de 1963 e 20 de janeiro de 2001 e publicou ao longo de sua história manchetes sensacionalistas e maliciosas, tais como:


















4 comentários:

  1. Cleiton,

    O mais interessante é que a manchete, muitas vezes, era maior do que a reportagem em si. Lembra aquela do Maradona (pelado): "O CANO CURTO...".

    SDS

    ResponderExcluir
  2. Lembro sim, Enéias.

    "Maradona, bom de bola e ruim de taco"

    Tinha outra que era:

    "Traficantes derrubam avião no Jd. Ângela"

    Aí o pessoal comprava e descobria que o tal "avião" era uma gíria para os garotos que repassam a droga entre o consumidor e o traficante.

    Um marketing questionável, mas eficiente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. e haja criatividade...rsssss muito bom, cleiton.

    ResponderExcluir