sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Misturar Álcool com Energético pode ser Perigoso

por Cleiton Heredia


Tenho conversado com alguns amigos baladeiros e me pareceu que é moda ingerir bebida alcoólica acompanhada de bebida energética. Eles dizem que esta mistura é muito melhor do que só ficar na bebida alcoólica, pois eles ficam muito mais eufóricos e animados.

Recentemente, lendo um artigo sobre o assunto, pude compreender porque isto acontece. O etanol produz um efeito inicialmente relaxante no cérebro devido à inibição que causa em alguns neurotransmissores excitatórios (exemplo: glutamato) e o aumento de outros neurotransmissores inibitórios (exemplo: ácido gama-aminobutírico ou GABA). À medida que a concentração de etanol aumenta na corrente sanguínea é agravada esta inibição dos neurotransmissores excitatórios, bem como a estimulação dos neurotransmissores inibitórios, causando um efeito depressivo no cérebro.

Quando o consumo de bebidas alcoólicas é associado ao uso de bebidas energéticas, que são constituídas basicamente dos estimulantes químicos cafeína e taurina, haverá uma estimulação dos neurotransmissores excitatórios fazendo com que os efeitos do álcool no cérebro sejam em parte disfarçados.

Mas isto não significa que o energético atue diretamente na metabolização do etanol diminuindo seus efeitos no organismo. Pesquisas tem demonstrado que o nível de álcool no sangue não diminui após a ingestão de energéticos, mas apenas diminui a percepção do estado de embriaguez em que a pessoa se encontra.

E é aí que mora o perigo. A pessoa tem a ilusão de que não está tão alcoolizada e pensa então ter plenas condições de dirigir um automóvel.

Não se iluda, se você tomou a mesma quantidade de álcool que daquela vez que ficou travadão e não conseguiu sair do lugar, com o uso do energético você se encontra tão bêbado quanto, só que como seu cérebro continua estimulado, você é iludido a pensar que não está tão mal assim. Pura ilusão!

Nem preciso dizer que esta diminuição da percepção do estado de embriaguez pode atrasar aquele momento que a pessoa sabe que tem que parar, estimulando assim um consumo ainda maior do álcool. Não é para menos que todas as casas noturnas já incluíram as bebidas energéticas em seus cardápios, pois sabem que esta é uma forma de estimular um consumo ainda maior de bebidas alcoólicas.

Caso queira mais informações sobre este assunto, eu recomendo o interessante artigo: Energético disfarça alguns efeitos das bebidas alcoólicas e amplifica outros.

2 comentários:

  1. Todo bom bebedor deveria saber que misturar bebida é sempre uma péssima idéia, ainda mais se estiver com o carro onde o certo seria nem beber.
    Geralmente os energéticos são usados com whisky, bebida que possui alto teor alcoólico. Já a cerveja geralmente é consumida pura.
    Ótima dica, ótima informação e ótima postagem Cleiton!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tenho notado essa tendênca. Ocorre mais na juventude. Os "maduros" ficam na cerveja, whisky com gelo e pinga com limão. Energéticos? Não vejo na velha guarda.

    SDS

    ResponderExcluir