domingo, 9 de janeiro de 2011

Todo Agnóstico é um Ateu

por Cleiton Heredia


Tradução: "Ateus eu posso aturar - são estes agnósticos insossos que eu não aguento!"


Antes que os Agnósticos "Teístas" protestem contra o título desta postagem, quero dizer que não sou eu que afirmo isto, mas sim a ATEA - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos que é uma entidade sem fins lucrativos sediada virtualmente no site www.atea.org.br.

Na sessão que eles mantêm de Perguntas e Respostas, logo no primeiro item (Definições) encontramos o que se segue abaixo (em itálico):

O que é ateísmo?

Existem várias definições para ateísmo. Adotamos a definição mais abrangente, que reflete a etimologia da palavra: ateísmo é qualquer forma de ausência de teísmo - ou seja, ateísmo é a ausência de crença em quaisquer divindades.

O que é agnosticismo?

Também existem várias definições para agnosticismo. A definição que adotamos reflete a etimologia da palavra. O radical gnosis significa conhecimento; assim, agnosticismo é a afirmação de desconhecimento a respeito da veracidade de uma proposição. Em outras palavras, o agnóstico afirma que a questão da existência de divindades ainda não foi decidida, ou não pode ser decidida. A rigor, o agnosticismo pode se referir a qualquer afirmação, mas em geral a palavra se refere a idéias metafísicas, particularmente à existência de deuses.

Todo agnóstico é ateu?

Segundo as definições que adotamos, sim. Todos os ateus, agnósticos ou não, rejeitam o teísmo: os agnósticos porque entendem que a questão não está decidida, e os demais porque entendem que ela já foi decidida contra o teísmo. No entanto, quem se identifica como ateu em geral adota uma forma não agnóstica de ateísmo.


Portanto, do ponto de vista desta conceituada entidade, que adota uma interpretação etimológica das palavras Ateu e Agnóstico, quem se declara Agnóstico deveria entender que neste termo está subentendido uma postura ateísta, que é a ausência de crença em qualquer divindade.

A única diferença entre aquele que se declara abertamente Ateu e aquele se declara Agnóstico está na forma ou intensidade com que abraça o ateísmo. O primeiro é bem mais assertivo, enquanto que o segundo evita esta assertividade, adotando uma postura mais branda e até conciliatória. Porém, tal atitude por parte dos agnósticos é muitas vezes interpretada pelos que se declaram, com plena convicção, teístas ou ateístas, como uma postura dúbia ou, usando um termo mais popular, "em cima do muro".

Eu fico pensando se não seria mais coerente, para aqueles que não querem abrir mão na crença em um Deus Criador, assumir uma postura Deísta ou até Pandeísta:

Deísmo: postura filosófica que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a ideia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, desconsiderando, para tal fim, a prática de alguma religião denominacional. (Fonte: Wikipédia)

Pandeísmo: corrente religiosa sincrética (do grego: πάν (pan), "todo" e do latim deus, "deus") proveniente da junção do panteísmo (identidade de Deus com o Universo) com o deísmo (O Deus criador do universo não mais pode ser localizado, senão com base na razão), ou seja, a afirmação concomitante de que Deus precede o Universo, sendo o seu criador e, ao mesmo tempo, sua Totalidade. (Fonte: Wikipédia)

A pergunta que fica é a seguinte: Se o Agnóstico Teísta ou Teísta Agnóstico (é a mesma coisa) assume não ter conhecimento da existência de Deus, então por que continuar insistindo em crer nele?

Perguntando de uma outra maneira: Se uma pessoa não quer abrir mão da crença em um Deus Criador por uma questão meramente pessoal (foro íntimo), por que então não abraçar pela fé o Teísmo de uma vez por todas e esquecer este negócio de agnosticismo?

Teísmo não combina com Agnosticismo.

8 comentários:

  1. Cleiton,

    Resumindo: o agnóstico é um ateu enrustido.

    ResponderExcluir
  2. No frigir dos ovos seria isto mesmo, Ricardo.

    Que tal começarmos uma campanha como o nome de "Agnóstico saia do armário"?

    A campanha poderia iniciar no primeiro programa do "Atheist Experience - Brasil". (rs)

    ResponderExcluir
  3. não entendo que o agnóstico seja um ateu ou um teísta enrustido. ele simplesmente não sabe e nem quer saber e deixa as discussões para quem pensa que sabe, ou seja, ateus e teístas...

    ResponderExcluir
  4. todo palmeirense odeia corintiano?

    o problema do homem é que ACHA que sabe TUDO.

    o agnóstico não pode ser considerado ateu.

    perguntas complexas sempre tem respostas simples...

    e na maioria das vezes erradas...

    nadais

    ResponderExcluir
  5. Eduardo,

    Você tem certeza do que disse?

    Quem pensa que sabe são os Teístas. São eles que afirmam existir Deus. Portanto, o ônus da prova cabe a eles.

    Um ateu simplesmente desconsidera esta possibilidade por falta de evidências satisfatórias até o momento. Porém, caso elas lhes sejam apresentadas de forma convincente, nada os impede de aceitá-las.

    Já os Teístas, como seu entendimento não se baseia em evidências, mas sim na fé, dificilmente se permitirão serem dissuadidos do contrário.

    Existe uma grande diferença entre estar comprometido com a verdade seja ela qual for e estar comprometido com uma crença ou uma fé.

    ResponderExcluir
  6. Nadais,

    A ATEA fundamentou a afirmação de que os Agnósticos são Ateus na etimologia destas duas palavras.

    Você discordou dizendo que "o agnóstico não pode ser considerado ateu", porém não explicou em que se baseia a sua discordância.

    Quanto a sua analogia do palmeirense e do corintiano, eu não entendi muito bem a relação dela com o agnosticismo.

    ResponderExcluir
  7. Cleiton,

    O conceito está incompleto. O agnóstico afirma que é impossível provar a existência de divindades. A parte que faltou: ele também afirma que é impossível negar a sua existência. Discorto da base utilizada: "gnosis". A grande preocupação dos "fundadores" do agnosticismo era a vinculação desta (gnose)com o que seria proposto. Já tratei disse em uma de minhas postagens. O agnóstico não é ateísta disfarçado nem teísta disfarçado. Ele apenas afirma que é impossível, pelos meios conhecidos, provar ou negar a existência de divindades.

    A opção que faz, dizendo que é agnóstico teísta ou ateísta e "questão de mera escolha pessoal", nada mais que isso...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Discordo e ponho em dúvida a definição da ATEA sobre o agnosticismo.
    Segundo Thomas Henry Huxley a existência ou não de Deus não pode ser explicada pelo conhecimento humano. Este é o verdadeiro sentido da palavra AGNÓSTICO ( GNOSIS = conhecimento e A = particula de negação ), portanto, AGNÓSTICO = CONTRA O CONHECIMENTO, Esta palavra não diz respeito só a religião, mas outras questões filosóficas como o sentido da vida e o Universo.

    Uma pessoa pode ser AGNÓSTICA, como eu e acreditar em um Deus que não interfere diretamente na nossa existência, nos condenando ou recompensando.

    ResponderExcluir