sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como viver mais e melhor

por Cleiton Heredia


Estamos vivendo em pleno século 21 e muitos são os tratamentos e substâncias que prometem evitar a velhice. Mas será que eles realmente funcionam?

Veja o que diz uma equipe de pesquisadores que resolveu avaliar cientificamente estas propostas de combate à velhice:

"À luz do conhecimento atual, nenhum dos métodos comercializados provou-se capaz de retardar, parar ou reverter o envelhecimento humano. Alguns desses métodos podem inclusive ser perigosos".

Decepcionado? É meu(minha) amigo(a), pelo jeito a fonte da eterna juventude continuará sendo exclusividade dos livros de contos de fadas ou das histórias de ficção científica. Porém, a boa notícia é que o avanço científico atual já nos permite minimizar muitos danos que diminuem a vida útil da máquina humana.

Como? Muito simples! ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. Nada de fórmulas mágicas, elixires milagrosos ou tratamentos caríssimos.

Mas o envelhecimento de cada um não está relacionado com a nossa carga genética? Sim, mas estudos recentes demonstram que fatores genéticos respondem por apenas 30% da longevidade do indivíduo. Os outros 70% ficam por conta do estilo de vida.

Mas qual é o estilo de vida ideal?

Tenho certeza que você já sabe a resposta a esta pergunta, pois ela é por demais óbvia. Um estilo de vida saudável pode ser resumido em nove atitudes muito simples:

1- ALIMENTE-SE CORRETAMENTE: Este item sozinho pode aumentar ou diminuir a vida de uma pessoa em até cerca de 13 anos. Muito embora a ciência esteja derrubando alguns tabus alimentares, transformando vilões do passado em mocinhos no presente, já se sabe com razoável certeza que uma boa dieta alimentar deve conter frutas, vegetais, grãos integrais, peixe, nozes e poucas porções de carne sem gordura.

2- NÃO FUME: Não preciso nem comentar, né? Hoje qualquer idiota sabe que o cigarro só faz mal.

3- NÃO INGIRA BEBIDAS ALCOÓLICAS: Já sei, já sei. Você, que é chegado numa bebidinha "de vez em quando" vai vir com aquela história de que os cientistas já comprovaram que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração e às artérias. É interessante notar que a maioria das pessoas que repetem isto são consumidores habituais de bebidas alcoólicas que raramente ficam apenas em uma taça quando bebem. Se uma taça equivale a cerca de 150 ml, então são SÓ 150 ml de vinho por dia e não venha com aquele cálculo compensatório achando que poderá tomar o dobro hoje só porque não bebeu ontem. O que estas pessoas esquecem que aquilo que pode estar beneficiando o coração e as artérias pode estar prejudicando o fígado. Meu(minha) amigo(a), tome suco de uva tinto puro que o benefício será o mesmo (se não acredita, leia aqui).


4- CONTROLE SEU PESO: Não estou falando para você se transformar em uma modelo anoréxica, pois pesquisas demonstram que não são apenas as pessoas muito gordas que vivem menos; as muito magras também! Descubra qual é a faixa de peso ideal para a sua altura e aprenda a se manter dentro dela.

5- EXERCITE O CORPO: Não precisa virar um atleta de alta performance, mas basta caminhar uma hora por dia durante sua vida para abreviar a morte por cerca de dois anos. Porém, exercício diário não é somente para se viver mais, mas para se viver com uma melhor qualidade de vida.

6- EXERCITE A MENTE: Estudar línguas estrangeiras é um ótimo exercício para o cérebro, pois cria novas conexões entre os neurônios. Caso queira conhecer mais dicas de como manter seus neurônios saudáveis, clique aqui.

7- TENHA MUITOS AMIGOS: Pessoas bem relacionadas socialmente têm menos problemas psicológicos e envelhecem de forma muito mais saudável.

8- DÊ MUITA RISADA: Risadas exercitam o coração, reduzem os níveis dos hormônios do estresse, aumentam a imunidade e limpam os pulmões. Pessoas bem humoradas e otimistas vivem mais que os mal humorados e pessimistas.

9- TENHA AUTONÔMIA E INDEPENDÊNCIA: Isto significa apenas que você deve aprender a cuidar de si mesmo. Tenha iniciativa de fazer por si mesmo as coisas que devem ser feitas e não fique esperando pelos outros ou, o que é pior, culpando os demais por não conseguir transformar a sua vida.

Seguindo estas simples e eficientes regrinhas de um viver saudável, a inevitável velhice não será um problema a temer em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário