terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Presente e Futuro

por Cleiton Heredia


Muitas pessoas se gabam de viver o presente sem se preocuparem muito com o futuro. Porém, estas mesmas não param para pensar que o presente do amanhã é o futuro de hoje. Desta forma, não percebem que ao viverem o presente, nada mais fazem que vivenciar aquilo que para eles ontem era chamado de futuro.

Escrevo isto como uma forma de criticar a atitude imediatista que vemos na vida de muitos jovens hoje em dia.

Eles querem se divertir hoje! Querem curtir ao máximo o seu momento presente! Porém, o fazem de tal maneira inconseqüente que muitas vezes acabam inviabilizando o presente do amanhã, ou seja, o futuro que dizem não estarem preocupados.

Para eles, encher a cara em uma balada até o dia amanhecer, consumir psicotrópicos e abusar do seu corpo em situações de potencial risco, é viver intensamente o presente. Mas estes momentos não são eternos. Eles não possuem o poder de parar o tempo e transformar o volátil presente em um eterno presente. Eles não querem pensar no amanhã que acabará se transformando inevitavelmente no seu presente. E o pior, um presente onde terão que arcar com todas as conseqüências das suas escolhas tomadas no presente de ontem.

Não adianta tentar esquecer o futuro, pois ninguém poderá fugir dele. Ele fatalmente chegará para todos aqueles que continuarem vivos. Somente um ser imortal é capaz de viver um eterno presente aonde o amanhã nunca chega. Os jovens se julgam imortais, mas não o são! Aqueles que não acreditaram nisto tiveram que verificar na sua própria pele a veracidade de sua mortalidade. É uma pena que este tipo de aprendizagem não faça mais a menor diferença em sua vida, pois esta já não mais existe.

Faço um apelo para estes jovens que se iludem com a proposta fantasiosa de viver apenas o presente sem pensar no amanhã:

O presente de hoje inevitavelmente será seguido de um presente amanhã, portanto aprenda a viver intensamente o seu presente sem permitir que esta intensidade o inviabilize de viver intensamente seus demais presentes para o resto da sua vida.

Isto sim é saber viver o presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário