sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Roubaram todos os meus documentos! E agora?


1ª Providência - Abra um Boletim Policial de Ocorrência imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).

2ª Providência - Ligar para as operadoras de seus cartões de crédito, informando o furto/roubo e solicitando o cancelamento.

3ª Providência - Chame imediatamente o SPC (11-3244-3030) e SERASA (11-33737272) (e outros órgãos de crédito se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF (esta providência é importantíssima, pois impedirá os larápios de fazerem a festa com seus documentos - o alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado).


Porém, se a vaca ainda não foi para o brejo, aí vão algumas dicas que poderão minimizar um pouco seu problema quando o pior acontecer:

1) Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Ao invés, escreva "SOLICITAR RG".

2) Tire Xerox do conteúdo de tua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro.


E aqui vai mais uma última dica ao pagar suas contas com cheque no dia a dia:

- Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use este em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.

ATITUDE E DETERMINAÇÃO FAZEM A DIFERENÇA

Colaboração: Edleuza Teles

4 comentários:

  1. Boas dicas. Aquela de solicitar RG é excelente.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Levou a sério e repassou mesmo... Que bom!
    Quem já experimentou a sensação de ver seus documentos nas mãos de bandidos, sabe muito bem o que é isso.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Coloquei os dados dos meus documentos em um site chamado monager.com.br e depois vi outro site feito para as pessoas que foram enganados por eles. Me ligara da empresa manager fazendo varias perguntas tipo " Vc tem cartões de créditos, visa, master card, e outros" e eu boba apenas com 17 anos dei iludida o meu cpf, endereço,idade etc, agora tô desesperada sem saber o que fazer malditos bandidos odéio todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Fiz uma compra no mercado livre de um jogo de PS3 e assim que terminei a compra recebi um e-mail pedindo pra confirmar alguns dados e eu vacilei e cai. Logo depois foi feito uma compra com meu cartão de crédito no valor de 2.000,00. sorte que o banco me ligou pra confirmar e foi tudo cancelado. Mas eles ficaram com meus dados.
    Comprei com um vendedor que parecia ser de confiança. o vendedor foi VINICIUS GAMES. Tenham cuidado as confirmarem compras.

    ResponderExcluir