sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mens Sana In Corpore Sano



"ORANDUM EST UT SIT MENS SANA IN CORPORE SANO"



Você deveria orar por uma mente saudável em um corpo saudável porque somente um corpo saudável pode produzir ou sustentar uma mente saudável.



Muitos acabam confundindo um "corpo saudável" com um corpo biologicamente perfeito ou atleticamente em forma. Se fosse assim Stephen Hawking jamais seria a mente brilhante que é.

Um corpo saudável transcende as aparências impostas pelas imagens estereotipadas por uma mídia mercantilizada, e não se limita a conceitos padronizados definidos unilateralmente por grupos específicos.

Um corpo saudável é resultado daquilo que de melhor podemos fazer para aprimorar e manter a matéria prima (o corpo) que possuímos. Devido às diferenças genéticas e circunstanciais, para alguns este melhor pode ser vir a se tornar um atleta de elite, porém para outros o melhor pode ser conseguir dar uma volta pelo quarteirão todos os dias. Não importa! O segredo está em descobrir o que é o melhor para a sua realidade e então perseguir este ideal.

Por outro lado, devemos ter o mesmo cuidado com a definição de "mente saudável" para não acabar limitando-a a algum tipo de paradigma psicológico, cultural ou filosófico. Aqui também as diferenças pessoais precisam ser respeitadas entendendo que existem diferentes tipos de personalidade e inteligência, de forma que cada um dentro de sua realidade deve perseguir o seu ideal de equilíbrio mental e o seu potencial de mente brilhante.

No entanto, uma coisa é certa: nada vem de graça ou sem se pagar o devido preço. O esforço pessoal, a perseverança, o empenho, a determinação são fatores comuns que independem do nível que cada um pode alcançar em relação à suas potencialidades. Alguém com o potencial de um dia se tornar um atleta de elite ou vir a ser um gênio da física precisará de tanto empenho e força de vontade na busca de seus ideais como alguém que, devido às limitações impostas por tendências herdadas ou cultivadas, simplesmente procura abandonar o sedentarismo físico ou intelectual em busca de uma vida mais saudável.

Sejam todos bem vindos a este blog!

Com a criação dele não tenho nenhuma pretensão especial além do desejo de através dele poder me expressar, compartilhar idéias, promover reflexão e eventualmente suscitar algumas saudáveis discussões (é claro que o conceito de saudável aqui pode variar de pessoa para pessoa).

Um forte abraço.

"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" - Richard Steele.

3 comentários:

  1. Parabéns!

    Pela iniciativa, pelo texto inicial, pelo fomento à boa pesquisa...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa.

    Já adicionei aos favoritos. Passarei por aqui sempre em busca de saúde, saber e virtude.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Por que voce nao me avisou do blog antes? Estarei no Brasil e, ainda assim, desatualizado de todo o conteudo desse espaco... rs.

    Dei uma bela passada em tudo e ficam meus sinceros cumprimentos pela concepcao, pelo brilhantismo e pela variedade de topicos abrangidos. Muito bom, mesmo!!!

    Ja pensei em criar um blog, tambem, mas a preguica e uma oponente desleal e poderosa.

    Ja que disseram que, se nao pode derrota-los, o negocio e a uniao, quando me perguntarem o endereco do meu blog, passo o seu, complementando que Cleiton Heredia e meu alter-ego. HAHAHA!

    Enorme abraco do teu irmao e "LET'S GET IT ON"!!!

    ResponderExcluir