terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Você já comeu o seu micróbio hoje?
O texto abaixo é uma contribuição da Nutricionista Prof.ª Elaine (UNASP-SP) e explica o que são os probióticos e prebióticos , também considerados alimentos funcionais.
O termo funcionais foi herdado dos japoneses que utilizavam o termo FOSHU, que quer dizer "para a vida".
Os alimentos funcionais melhoram nossa vida em todos os sentidos, no caso, os pro e prebióticos melhoram a vida intestinal.
PROBIÓTICO
O termo significa “para a vida” e foi usado por Sperti em 1971 para designar extratos de tecidos que estimulam o crescimento microbiano. Consiste em um “suplemento alimentar microbiano vivo que afeta de forma benéfica o animal hospedeiro por meio de melhoria do balanço microbiano intestinal, ou melhor, uma combinação de vários microorganismos os quais possibilitam efeitos benéficos ao hospedeiro aumentando as propriedades da microbiota endógena.
A microbiota de um indivíduo é constiruída por 100 trilhões de bactérias, ou 1 kg de microorganismos no intestino. Os probióticos são suplementos alimentares de micróbios vivos que beneficiam o animal hospedeiro por meio da melhora do balanço microbiano intestinal.
A adminstração de probióticos é fundamental para a recuperação da microbiota e equilíbrio das funções intestinais. As espécies de microorganismos mais usados são Lactobacillus e Bifidobacterium.
Os principais efeitos nutricionais e terapêuticos dos probióticos:
- preservam a integridade intestinal , mediando os efeitos da diarréia associada ao uso de antibióticos, doença inflamatória intestinal e síndrome do cólon irritável
- função imunológica
- ação anticancerígena ( preservam a integridade intestinal)
- ação na intolerância à lactose ( os leites fermentados parecem ser uma boa opção para pessoas com intolerância à lactose, pois há uma produção de lactase no instestino, contribuindo para a digestão adequada destes produtos em indivíduos com deficiência desta enzima.
- redução da pressão arterial ( ingestão em torno de 1 litro de produto lácteo)
Onde encontrar s probióticos?
- iogurte e leite fermentados
Atenção o álcool interfere negativamente na atividade dos lactobacilos (probiótico).
PREBIÓTICO
São componentes alimentares não digeríveis pelas enzimas digestivas e são utilizadas como substratos pelos lactobacilus e bifidobactérias (probióticos).
Efeitos positivos:
- prevenção da constipação
- proteção hepática
- efeito anticancerígeno
- redução do colesterol sérico
- redução da pressão arterial
- aumentam o tempo de esvaziamento gástrico
Os principais prebióticos são frutooligossacarídeos e a inulina.
Onde encontrar?
- Principais fontes de oligossacarídeos: banana, cevada, alho, mel, centeio, açúcar mascavo, aspargos, alcachofra e trigo de preferência integral.
- Principais fintes de inulina: chicória e alcachofra.
Para termos uma saúde intestinal evitando a disbiose (desequilíbrio da microbiota) devemos utilizar os probióticos e prebióticos.
Alguns fatores que podem predispor a disbiose:
- estresse
- alimentação inadequada
- alcoolismo
- poluição
- uso de medicamentos
RESUMINDO
Para termos uma boa saúde intestinal abusar dos vegetais e iogurte.
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amigo Cleiton. Conteúdo excelente. Conheço a colaboradora. Nota máxima, para ela e para você, como moderador.
ResponderExcluir