terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Você já comeu o seu micróbio hoje?



O texto abaixo é uma contribuição da Nutricionista Prof.ª Elaine (UNASP-SP) e explica o que são os probióticos e prebióticos , também considerados alimentos funcionais.

O termo funcionais foi herdado dos japoneses que utilizavam o termo FOSHU, que quer dizer "para a vida".

Os alimentos funcionais melhoram nossa vida em todos os sentidos, no caso, os pro e prebióticos melhoram a vida intestinal.

PROBIÓTICO

O termo significa “para a vida” e foi usado por Sperti em 1971 para designar extratos de tecidos que estimulam o crescimento microbiano. Consiste em um “suplemento alimentar microbiano vivo que afeta de forma benéfica o animal hospedeiro por meio de melhoria do balanço microbiano intestinal, ou melhor, uma combinação de vários microorganismos os quais possibilitam efeitos benéficos ao hospedeiro aumentando as propriedades da microbiota endógena.

A microbiota de um indivíduo é constiruída por 100 trilhões de bactérias, ou 1 kg de microorganismos no intestino. Os probióticos são suplementos alimentares de micróbios vivos que beneficiam o animal hospedeiro por meio da melhora do balanço microbiano intestinal.

A adminstração de probióticos é fundamental para a recuperação da microbiota e equilíbrio das funções intestinais. As espécies de microorganismos mais usados são Lactobacillus e Bifidobacterium.

Os principais efeitos nutricionais e terapêuticos dos probióticos:

- preservam a integridade intestinal , mediando os efeitos da diarréia associada ao uso de antibióticos, doença inflamatória intestinal e síndrome do cólon irritável
- função imunológica
- ação anticancerígena ( preservam a integridade intestinal)
- ação na intolerância à lactose ( os leites fermentados parecem ser uma boa opção para pessoas com intolerância à lactose, pois há uma produção de lactase no instestino, contribuindo para a digestão adequada destes produtos em indivíduos com deficiência desta enzima.
- redução da pressão arterial ( ingestão em torno de 1 litro de produto lácteo)

Onde encontrar s probióticos?

- iogurte e leite fermentados

Atenção o álcool interfere negativamente na atividade dos lactobacilos (probiótico).

PREBIÓTICO

São componentes alimentares não digeríveis pelas enzimas digestivas e são utilizadas como substratos pelos lactobacilus e bifidobactérias (probióticos).

Efeitos positivos:

- prevenção da constipação
- proteção hepática
- efeito anticancerígeno
- redução do colesterol sérico
- redução da pressão arterial
- aumentam o tempo de esvaziamento gástrico

Os principais prebióticos são frutooligossacarídeos e a inulina.

Onde encontrar?

- Principais fontes de oligossacarídeos: banana, cevada, alho, mel, centeio, açúcar mascavo, aspargos, alcachofra e trigo de preferência integral.

- Principais fintes de inulina: chicória e alcachofra.

Para termos uma saúde intestinal evitando a disbiose (desequilíbrio da microbiota) devemos utilizar os probióticos e prebióticos.

Alguns fatores que podem predispor a disbiose:

- estresse
- alimentação inadequada
- alcoolismo
- poluição
- uso de medicamentos



RESUMINDO

Para termos uma boa saúde intestinal abusar dos vegetais e iogurte.

Um comentário:

  1. Amigo Cleiton. Conteúdo excelente. Conheço a colaboradora. Nota máxima, para ela e para você, como moderador.

    ResponderExcluir