segunda-feira, 14 de abril de 2008

Série Mudanças - Considerações Finais

.
Nas minhas últimas seis postagens estive absorto em minha pesquisa através dos últimos 48 anos de história, na tentativa de procurar entender o que está acontecendo com nossa atual geração. Nesta pesquisa escolhi focar algumas áreas que acredito desempenharem um papel importante nestas mudanças, pois as incentivaram, bem como também as refletem:

Moda (mais de 20 referências)
Cinema (cerca de 130 filmes)
Informática e Tecnologia (mais de 40 referências)
Música (cerca de 70 cantores ou bandas)
Seriados de TV (mais de 80 seriados)
Desenhos Animados (cerca de 75 desenhos)
Brinquedos (mais de 70 referências)
Vídeo Games (quase 100 exemplos)

Antes de mais nada, quero dizer que estou consciente de minhas limitações no assunto em questão, de forma que não tenho qualquer pretensão de fazer uma análise técnica, mas simplesmente apresentar minhas reflexões pessoais.

Os meios de comunicação de massa sempre exploraram a violência e o sexo como uma forma de angariar público, porém nunca da forma tão apelativa como presenciamos atualmente. Consequentemente as relações sociais, familiares e sexuais, bem como os valores tais como sucesso, fama e poder acabam sendo redefinidos. Aquilo que antes era ruim, passa a ser tolerável, para em seguida se tornar aceitável e até defensável.

Quem é o culpado? O público ou a Mídia?

A mídia oferece aquilo que as massas querem ver e ouvir. Se existem filmes com violência exacerbada é porque existem pessoas que consomem este tipo de filme, se existem seriados para TV altamente erotizados é porque existe público para eles. Caso o filme "A Laranja Mecânica" tivesse sido um fracasso de público, você acha que os cineastas continuariam investindo neste tipo de filme?

Por outro lado as preferências do público podem e são manipuladas pela mídia. Para faturar os empresários deste segmento são capazes de qualquer coisa. Eles perceberam que aquilo que é grotesco e choca tem um poder hipnótico de atrair e prender a atenção de muitas pessoas, por isso, usam e abusam deste recurso. No entanto, à medida que fazem isso, vão cauterizando a opinião pública de forma que fiquem cada vez mais tolerantes aos abusos por eles cometidos.

Mídia e Público, aqui estão juntos a fome com a vontade de comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário