segunda-feira, 21 de abril de 2008

2ª Etapa das Corridas de Montanha 2008 – Serra da Cantareira / Mairiporã


A 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha foi realizada neste domingo, dia 20/04/08, no município de Mairiporã, com largada e chegada no complexo “Velhão”.

Foi a primeira vez que eu estive no “Velhão” e fiquei impressionado de ver toda aquela estrutura construída com material usado e reciclado. Desde que comecei a correr no Circuito de Montanhas tenho tido a oportunidade de conhecer locais que eu jamais teria a curiosidade de conhecer ou mesmo saberia que existem caso não fossem pelas corridas lá realizadas.

As corridas de montanha não são apenas uma modalidade de esporte para gente maluca que adora acordar de madrugada no domingo para se embrenhar no meio do mato e se ralar todo. Corrida de montanha também é turismo cultural, além, é claro, do local ideal para encontrar amigos incríveis (todos piradinhos da silva) e de estar em contato com a natureza.

Um pouco antes da largada fiquei sabendo que cerca de 10 dos 12 quilômetros seriam percorridos no asfalto. Como não teríamos que percorrer muito tempo por trilhas enlameadas e escorregadias, tratei de trocar meu tênis próprio para trilhas por um mais leve de rua. Ainda bem que tinha levado outro tênis, pois esta troca foi a melhor coisa que fiz nesta corrida.

A largada foi às 8 horas da manhã com um tempo bem nublado. Descemos uns 200 metros por uma estradinha de terra e já nos deparamos com um gargalo. Todos tivemos que parar e esperar sua vez de subir um barranco íngreme e escorregadio. Estes gargalos logo no início da prova quando ainda todos estão bem juntos são muito complicados. O ideal é que houvesse tempo suficiente para todos correrem livremente de forma a haver uma separação natural de acordo com o ritmo de cada corredor. Mas por outro lado, quem corre pelas montanhas já há algum tempo sabe que nesta modalidade você tem que estar acostumado com o imprevisível e esquecer aquilo que é convencional.

Com menos de 1 km de prova já estávamos todos correndo pelo asfalto indo em direção a um condomínio fechado na Serra da Cantareira. A corrida aconteceu quase toda dentro deste condomínio. Foi um sobe e desce constante, bem normal e esperado em todas as corridas de montanha. Porém, como estamos acostumados a subir e descer em meio de inúmeros obstáculos, posso dizer que esta corrida foi na verdade um calmo, tranqüilo e sossegado passeio. Completei a prova em 7º lugar na minha categoria com um tempo em torno de 1 hora e 22 minutos (até meu tempo foi um tempo de passeio).

O destaque desta etapa ficou para o café da manhã oferecido a todos os corredores logo após a prova. O local era muito agradável e a comida com uma qualidade e quantidade para corredor esfomeado nenhum botar defeito: sucos, iogurte, café, leite, pães caseiros de vários formatos e sabores, manteiga, patês, geléia, frutas, frios, queijos, bolos, tortas, doces, e tinha até salsicha e ovos mexidos. Comi tanto que só consegui almoçar lá pelas 4 horas da tarde. Esta foi a primeira corrida da minha vida que ao invés de sair com umas 1000 calorias a menos devo ter saído com umas 2000 a mais.

Bem, para quem achou que faltou trilha nesta prova, não se preocupe que em Extrema, daqui a duas semanas (03 de maio), teremos uma overdose (24 km) de trilhas alucinantes no maior breu para saciar nossos desejos mais insanos.

Até Extrema!

Sites relacionados:

http://www.corridasdemontanha.com.br
http://www.velhao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário