segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Na Natureza Selvagem

por Cleiton Heredia


Em 1998 li um livro que muito me impressionou: "Na Natureza Selvagem" escrito por Jon Krakauer. Eu já havia lido um outro livro dele chamado "No Ar Rarefeito" e apreciei muito sua linha narrativa (acredito que para temas de aventura ele é um dos melhores escritores da atualidade que conheço).


Este final de semana assisti ao filme baseado em seu livro: "Na Natureza Selvagem" (Into The Wild - 2007) dirigido por Sean Penn, fantástico ator que já recebeu quatro indicações para o Oscar e que protagonizou de forma brilhante os filmes "Os Últimos Passos de Um Homem" (Dead Man Walking – 1995) e "Uma Lição de Amor" (I am Sam – 2001), e fiquei fascinado! (assisti umas três vezes seguidas sem contar algumas partes específicas que repassei várias vezes).

Toda a história é baseada em fatos reais, relatados após a excelente pesquisa jornalística feita por Jon Krakauer, da vida do brilhante aluno e atleta Christopher McCandless. O filme alterna sucessivamente entre sua solitária aventura no Canadá e os fatos que a antecederam, recorrendo constantemente a flashbacks narrativos de sua infância e juventude numa tentativa de encontrar explicações ou justificativas para sua inusitada e controversa escolha de vida.

O filme é um tapa na cara de uma sociedade consumista, hipócrita e repleta de superfluidades. Ele nos ajuda a enxergar um outro lado da vida, visto com extremo preconceito pelos que se julgam "normais", onde os valores reais são encontrados na essência de cada ser humano e não nas coisas que possuem ou nas aparências que mantêm.

Se me pedissem para fazer uma sinopse do filme, eu a faria reproduzindo o texto que Alexander Supertramp gravou num pedaço de madeira em maio de 1992:

"Dois anos ele caminha pela Terra. Sem telefone, sem piscina, sem animais de estimação, sem cigarros. Liberdade total. Um extremista. Um inusitado viajante cujo lar é a estrada. Fugiu de Atlanta. Não deseja voltar porque o Oeste é o melhor. E agora depois de dois anos de caminhada aproxima-se a grande e final aventura. A culminante batalha para matar o falso ser interior e vitoriosamente concluir a revolução espiritual. Dez dias e noites de comboios de mercadorias e de boléias trazem-no para o grande norte branco. Sem continuar a ser envenenado pela civilização ele foge e caminha solitário pela terra para se perder em meio à natureza selvagem." (1)


Selecionei abaixo algumas frases do filme que me marcaram:

"Eu vou parafrasear Thoreau aqui... mais que amor, que dinheiro, que fé, que fama, que equidade... dê-me a verdade." (2)

"Se admitirmos que a vida humana possa ser regida pela razão, então está destruída toda a possibilidade da vida." (3)

"Quando você perdoa, você ama. E quando você ama, a luz de Deus brilha em você." (4)

"Você sabe, falo de livrar-se desta sociedade doente... Sabe o que eu não entendo? Porque as pessoas, todas as pessoas, são sempre tão más umas com as outras. Não faz sentido. Julgamento. Controle. Todas estas coisas... De que pessoas estamos falando? Você sabe, pais, hipócritas, políticos, canalhas." (5)

E finalizo esta postagem com a contrastante visão de Christopher antes de sua marcante experiência:

"Você não precisa de relacionamento humano para ser feliz, Deus colocou tudo ao redor de nós." (6)

E ao final dela:

"A felicidade só é real quando partilhada." (7)

Caso queira, assista abaixo ao trailer deste memorável filme:



Frases originais em inglês:

(1) "Two years he walks the earth. No phone, no pool, no pets, no cigarettes. Ultimate freedom. An extremist. An aesthetic voyager whose home is the road. Escaped from Atlanta. Thou shalt not return, cause the West is the best. And now after two rambling years comes the final and greatest adventure. The climactic battle to kill the false being within and victoriously conclude the spiritual pilgrimage. Ten days and nights of freight trains and hitchhiking bring him to the Great White North. No longer to be poisoned by civilization he flees, and walks alone upon the land to become lost in the wild."

(2) "I'm going to paraphrase Thoreau here... rather than love, than money, than faith, than fame, than fairness... give me truth."

(3) "If we admit that human life can be ruled by reason, then all possibility of life is destroyed."

(4) "When you forgive, you love. And when you love, God's light shines upon you."

(5) "You know, about getting out of this sick society... You know what I don't understand? I don't understand why people, why every fucking person is so bad to each other so fucking often. It doesn't make sense to me. Judgment. Control. All that... What people we talking about? You know, parents, hypocrites, politicians, pricks."

(6) "You don't need human relationships to be happy, God has placed it all around us."

(7) "Happiness only real when shared."

12 comentários:

  1. Boa dica. Como sei que você é criterioso eu me senti curioso em ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. A influencia mais visivel do aventureiro retratado no filme e no livro veio de um escritor norte-americano chamado Jack Kerouac.

    Considerado o criador de um genero literario e movimento social conhecidos por "Beatnik", influenciou quase que a totalidade da producao artistica da segunda metade do seculo passado atraves da obra-prima "On the road - Pe na estrada", seja no nascimento do fenomeno de cultura pop, fosse nas reestruturacoes sociais propostas pelos hippies (talvez a grande inspiracao do andarilho, ambos propagando desapego material e aprofundamento nas relacoes pessoais e espirituais), dentre outros.

    Se voce gostou deste filme e do livro, nao deixe de ler "On the Road". Outra dica de um livro dele e "Vagabundos Iluminados", retrato de uma viagem semelhante que ele fez nos anos 50, a excessao do final tragico.

    Grande abraco, irmao!!!

    ResponderExcluir
  3. Este filme realmente nos faz dar valor a vida. Perceber que o dinheiro fazem as pessoas ficarem muito controladoras, e esquecerem do do próprio sentido de viver. O que Christopher fez em poucos anos eu não fiz nos meus 22.
    Que pena que a própria natureza enganou ele

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por postar as frases e também gostei bastante do seu ponto de vista sobre o livro/filme.
    Realmente fui muito impactada lendo e assistindo e muito mais ao pensar que não só Cris, mas outras pessoas também tiveram e tem em si o sentimento de não passar apenas pelo mundo e viver a 'superficialidade' de uma vida ditada pela sociedade.
    Ainda há quem traga em si a beleza e a comoção pela vida, pelo próximo, pela beleza de um mundo que talvez exista apenas na mente dos idealistas, no coração daqueles que conseguem amar a tudo, a todos, acima dos interesses, do dinheiro, da hipocrisia, dos jogos baratos que a sociedade nos impoem e apresenta como 'sobrevivência'. A vida está muito acima de apenas ser um boneco desta história, um alguém fechado em seu próprio universo medíocre...

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha encontrar quem tenha visto e se apaixonado por essa história.
    Uma linda história (real) de amor (pela vida no sentido mais simples) e liberdade, e uma demonstração de como podemos viver, talvez não tão drasticamente, longe do consumismo e canibalismo diários da nossa sociedade.
    Também adorei você ter postado as frases, pois eu ia fazê-lo agora! Obrigada.
    Contnuemos, então, a nos inspirar em pessoas tão especiais que aparecem a cada dia, pra provar que o mundo não é apenas feitos de pessoas que parecem não ter alma.
    Bom fim de semana.
    Joana

    ResponderExcluir
  6. Assisti o filme e gostei muito da história. As pessoas tem que pensar o quão é sério ter filhos e criá-los com responsabilidade. Os pais de Cris não tinham idéia do que ele sentia, o que ele achava da vida depois de descobrir que sua família perfeita não passava de uma grande mentira inventada por seus pais. Com isso, temos mais um exemplo de que a vida não é só "ter coisas, coisas, coisas...", e sim viver experiências de verdade, conhecer outras pessoas, amar, admirar a natureza e ter a certeza que para se ser feliz não é preciso de muito, é preciso, sim, saber reconhecer a felicidade nas pequenas e mais simples coisas que Deus colocou em nossos caminhos.
    Lamentável, na vida do Cris, foi o fato de a natureza o aprisionar justo no momento em que ele queria voltar pra casa. Uma dura lição que lhe custou a vida. Ás vezes isso acontece, ou seja, quando descobrimos que queremos alguma coisa ou que deveríamos ter feito alguma coisa, não nos é mais permitido fazê-la por algum motivo. Que isso nos sirva de exemplo e de lição. Felicidades a todos.

    ResponderExcluir
  7. o filme me atingil profundamente,assistir esse filme,apenas uma vez e realmente quase impossível,e quando as letras subiram eu fique estático, tantos sentimentos juntos que eu nao sabia qual expressa primeiro,me fez penas no livro o pequeno princepe, ele vivia no seu mundinho pequeno, pegou uma carona numa calda de cometa, e conheceu muitos outros mundos e ainda assim nao se encantou com nem ! e quando e ele obteve suas respostas... nao era mais possivel voltar pois estava envenenado pelo mundo...fascinate,fantástico,forte,revoltante,instigante real e lindo !

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sua crítica foi perfeita.
    òtimo filme

    ResponderExcluir
  9. Este filme é sensacional,assisti a mais ou menos um ano e ele não saida minha cabeça.Fico alucinado só de pensa nos ideiais que Chris seguia.Filme sensacional.

    ResponderExcluir
  10. Assisti o filme domingo e na terça-feira novamente, e realmente se quisermos que algo aconteça em nossa vida temos que ir em busca, se entregar de coração a vida a felicidade que está em volta de nós, sem medo dessa sociedade doente, encarar nossos medos nossos maior inimigo.....

    ResponderExcluir
  11. Um dos filmes mais belos que já vi. Assisti 3 vezes e me emocionei em todas elas.

    ResponderExcluir