segunda-feira, 31 de maio de 2010

Corrida de Montanha em São Bento do Sapucaí

por Cleiton Heredia


Uma das coisas boas de participar das Corridas de Montanha está no fato de todo ano conhecer algum lugar novo e maravilhoso. Eu já conhecia Santo Antonio do Pinhal e Sapucaí-Mirim, mas nunca tinha ido adiante para conhecer São Bento do Sapucaí.

Antes de chegar a São Bento do Sapucaí, passamos (eu e minha esposa que me acompanhou) por Santo Antonio do Pinhal e eu fiquei admirado em ver como aquele município cresceu. A cidade adquiriu um charme todo especial com um comércio de aconchegantes restaurantes e pousadas (todos lotados nestes finais de semanas friorentos). Até parecia uma mini Campos de Jordão (só que bem mini mesmo).


A viagem foi muito agradável por entre estradas tranquilas e arborizadas. O sol brilhava forte no meio daquela tarde de sábado, mas o friozinho da montanha estava ali só aguardando o momento certo de se manifestar.

Cheguei em cima da hora, mas com tempo de retirar o kit, se trocar e fazer um pequeno aquecimento. Na hora do briefing fiquei sabendo que seriam duas voltas de 6 km e para ser bem sincero, não gostei nem um pouco da idéia, pois com isto já sabia que não iríamos nos aventurar muito para dentro do mato. Mas como não conhecia nada da região, eu fiquei na expectativa.


A largada desta prova valendo como a 3ª etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha foi dada às 16 horas com aproximadamente uns 100 atletas participantes. Logo de cara fomos afrontados com uma forte subida que levava ao cruzeiro luminoso da cidade. Após aquela sinuosa subida entramos na trilha e foi aí que a diversão começou.

Corremos entrecortando vales e colinas tendo de ambos os lados um dos mais incríveis visuais que já tive a oportunidade de desfrutar em uma corrida de montanha. De um lado avistávamos a pequena São Bento de Sapucaí incrustada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira e do outro podíamos ver uma linda sequência de montanhas iluminadas por aquele maravilhoso sol outonal. Em determinado momento pudemos também avistar não muito distante a famosa e imponente Pedra do Baú.


A prova foi muito dura, pois as subidas e descidas eram todas bem íngremes. Porém, a emoção de ver ao longe aquela fila de corredores subindo e descendo uma linda sequência de montanhas verdinhas sob o céu azul, enchiam os meus olhos e fazia com que eu me esquecesse de todo o sofrimento.

Ao concluir a primeira volta já tinha mudado de opinião com relação a ter que fazer duas voltas, pois a primeira passagem por aquele cenário encantador foi tão gratificante que eu não via a hora de poder passar novamente por aquele local mágico. E a segunda vez foi ainda melhor, pois pude correr presenciando o sol se pôr lentamente por entre as montanhas. Juro que fiquei com vontade de sentar e ali ficar apenas contemplando. Só não o fiz por que o meu lado competitivo insistia em me manter em movimento.


Terminei a prova em tal estado de graça sublimada que nem me lembrei de conferir o meu tempo. É como se eu tivesse ido dar uma pequena voltinha no paraíso.

Como a cidade estava com todas suas pousadas lotadas, aproveitei e dei uma esticadinha com a minha esposa até Campos do Jordão onde pudemos fechar com chave de ouro um final de semana perfeito e inesquecível.

Um comentário:

  1. Maravilha Cleiton! Especialmente porque foi com a esposa. Isso sim é muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir