terça-feira, 1 de junho de 2010

Mídia e as Bebidas Alcoólicas: Os jovens são sempre os mais vulneráveis

por Cleiton Heredia


Precisamos ter consciência de que vivemos em uma sociedade profundamente hipócrita com respeito a alguns assuntos polêmicos, entre eles o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens.

Muito embora tenhamos aqui no Brasil uma lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), temos por outro lado a permissividade das autoridades frente aos veículos de comunicação de massa no que diz respeito ao estímulo do consumo destas bebidas por meio de propaganda cada vez mais apelativa.


As restrições impostas pelo CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) às propagandas de bebidas alcoólicas, bem como as iniciativas da AMBEV (Companhia Brasileira de Bebidas) em promover na mídia algumas campanhas associando o consumo de álcool com moderação ou com prevenção de acidentes, parece não ter sido suficientes para impedir o aumento do consumo de bebidas alcoólicas entre jovens cada vez mais jovens.

E não precisa ser nenhum gênio em tendências de comportamento para perceber que o impacto das elaboradas campanhas publicitárias que incentivam o consumo de bebidas alcoólicas atinge principalmente os mais jovens de tal forma que as limitadas reações contrárias não tem sido páreo.

Assista logo abaixo alguns comerciais de bebidas alcoólicas e entenda como toda esta pressão pode ser incontrolavelmente forte na mente de um jovem em formação:

Idéia Central: A bebida alcoólica sempre lhe trará coisas boas.


Idéia Central: A bebida alcoólica é a solução para os seus problemas.


Idéia Central: Bebida alcoólica é alegria, descontração, festa e amigos, portanto não perca tempo e peça já a sua!


Idéia Central: Com bebida alcoólica tudo fica mais gostoso, inclusive você!


Idéia Central: Junventude, lazer e diversão sempre combina com bebida alcoólica.


Idéia Central: Bebida alcoólica é a chave do sucesso para se dar bem nos relacionamentos.


Idéia Central: A bebida alcoólica lhe abrirá as portas para as coisas boas da vida.


Idéia Central: Fornecer à bebida alcoólica uma conotação positiva de pureza.


Idéia Central: Vincular idéias sensatas e pensamentos coerentes com a bebida alcoólica


Idéia Central: Deseje uma bebida alcoólica assim como você deseja uma linda mulher.


Não estou com isto jogando toda a culpa do problema alcoolismo entre os jovens na mídia, mas com certeza ela possue uma parcela bem significativa de responsabilidade.

"Se resistimos às nossas paixões, é mais pela fraqueza delas que pela nossa força." - La Rochefoucauld

Este tema irá continuar sendo abordado neste blog, pois a partir de hoje iniciamos uma campanha contra o consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas entre os jovens.

Um comentário: