quarta-feira, 2 de junho de 2010

Se a bebida alcoólica é tudo isto de bom que os comerciais mostram, porque então devo beber apenas moderadamente?

por Cleiton Heredia

Leia com atenção o que foi divulgado no site alcoolismo.com.br (grifos acrescentados):

"Em artigo recente, Saffer (2002) ao discutir mitos culturais e símbolos utilizados em propaganda sobre álcool, conclui que a mídia efetivamente influencia o consumo. Para uma mente em desenvolvimento, tipicamente sugestionável e plástica como a de um adolescente, o paradoxo de posição da sociedade e a falta de firmeza no cumprimento de leis são um caldo de cultura ideal para a experimentação tanto de drogas como de álcool, contribuindo para a precocidade de exposição de jovens ao consumo abusivo."

Logo abaixo mais um comercial tremendamente apelativo incentivando o consumo de bebida alcoólica entre jovens. Perceba como a volúpia da cena induz o jovem a ver na bebida alcoólica uma fonte de imenso prazer:


De nada adianta os parcos esforços de vincular na mídia as mensagens de beber com moderação enquanto as autoridades continuam permitindo esta enxurrada de mensagens impactantes vinculando a bebida alcoólica com o prazer, a amizade, a alegria e a felicidade. Ninguém quer sentir prazer moderado ou ser feliz apenas moderadamente. Todos, especialmente os jovens, procuram a felicidade de uma forma intensa. Se a bebida alcoólica é tudo isto de bom que os comerciais mostram, porque então devo beber apenas moderadamente?

2 comentários:

  1. O consumo moderado de bebidas decende basicamente do auto controle de quem bebe. Quando o indivíduo se excede na bebida as consequências não são boas, isso é fato. Por isso é que beber moderadamente é aconselhado e divulgado nas propagandas.
    O que a mídia faz, como toda e qualquer propaganda e publicidade é mostrar o lado bom das coisas, omitindo o lado ruim.
    Os carros da ford, por exemplo, são confortáveis e belos e isso é divulgado. Mas a manutenção, bem como o seguro é relativamente caro e isso não é divulgado.
    Conheço pessoas que bebem moderadamente e realmente sentem prazer em celebrar com amigos tomando uma cerveja gelada. E que não exageram por ter consciência de que isso não é bom.
    Porém, as pessoas que não tem controle sobre si, bebem até cair e mesmo caido continuam bebendo.
    O papel da propaganda é incentivar o consumo de todo e qualquer produto. O bom ou o mal uso desse produto é responsabilidade de quem o consome.
    Um homem pode utilizar uma faca anunciada em TV tanto para matar (malefício) quanto para cortar verduras (benefício).
    Atribuir o comportamento irresponsável por parte de um individuo ao consumo de cerveja ou qualquer outra bebida alcoolica é um erro.
    Drogas ilícitas não são anunciadas em TV, nem por isso o consumo delas diminue. Muito pelo contrário.
    A publicidade e propaganda apenas divulga e usa momentos de descontração como futebol, roda de amigos e comemoração para atingir o seu público alvo, as pessoas que consomem cerveja moderadamente.

    ResponderExcluir
  2. 1. Para quem gosta de beber, não existe a possiblidade de se beber moderadamente - refiro-me ao que se tornou "dependente";
    2. Para quem é glutão, não existe a possiblidade de comer moderadamente.

    Tudo feito em demasia faz mal. Como saber o limite e ficar dentro dele? Essa é pergunta!

    ResponderExcluir