sábado, 19 de junho de 2010

Mitos sobre os Efeitos do Àlcool


Quando o assunto é bebida alcoólica tem muita gente acreditando e repassando uma série mitos populares, vejamos 10 deles:

1- A cerveja é menos nociva que outros tipos de bebidas alcoólicas.
MITO. Uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou um martelinho de cachaça são igualmente nocivos. A única coisa que varia é a quantidade.

2- O problema não é beber, e sim misturar.
MITO. Misturar cerveja, vinho, cachaça e etc, vão é acabar com seu estômago e fígado, mas não são mais prejudiciais do que beber apenas um tipo de bebida. Álcool é álcool.

3- Uma ducha fria, café bem forte e ar fresco te deixarão sóbrio.
MITO. Somente o tempo vai eliminar o álcool de seu organismo. Seu organismo levará aproximadamente uma hora para eliminar a maior parte do álcool presente em uma cerveja, por exemplo. A ducha fria pode, no máximo, te manter acordado, mas o álcool não sairá de seu corpo.

4- Café te deixa acordado o suficiente para dirigir após beber.
MITO. Dê uma xícara de café à um bêbado e a única coisa que você terá é um bêbado acordado. A energia dada pela cafeína não é capaz de mantê-lo alerta e recuperar a velocidade na tomada de decisões perdidas com o consumo de álcool.

5- “Eu bebo apenas cerveja e não tenho problemas para dirigir.”
MITO. Basta apenas uma latinha de cerveja e sua percepção de distância e velocidade já ficam alteradas.

6- “Se eu bebo, eu compenso dirigindo mais devagar e em segurança.”
MITO. Beber e dirigir não é seguro, não importa sua velocidade. Na verdade, se dirigir devagar demais pode acabar atrapalhando o trânsito e causar acidentes de qualquer maneira.

7- Comer bem antes de beber vai te manter sóbrio.
MITO. Beber com o estômago cheio vai apenas atrasar a absorção de álcool na sua corrente sanguínea, mas não impedi-la. Comer antes de beber não vai impedi-lo de ficar bêbado.

8- É possível enganar o bafômetro colocando pedras de gelo na boca antes de assoprar o aparelho. O gelo libera hidrogênio e faz com que o álcool não seja percebido pelo medidor.
MITO. Para começar, gelo não libera hidrogênio ao derreter. Nem mesmo sua associação com a Coca-cola irá liberar algo além de água e gás carbônico. Não há qualquer embasamento químico para esta afirmação.

9- É possível enganar o bafômetro usando alguns truques simples: chupar pastilhas de menta extra-fortes, comer cebola, beber anti-séptico bucal ou colocar uma moeda na boca após beber.
MITO. Até mesmo os MythBusters já fizeram estes testes e comprovaram que nenhum truque é capaz de enganar o bafômetro. Aliás, o anti-séptico bucal é capaz de aumentar a concentração de álcool no sangue caso ingerido.

10- O “bafo” de álcool é o que determina se alguém está bêbado ou não.
MITO. Na verdade, não é o álcool que causa o mau hálito (o famoso bafo-de-onça) e sim as substâncias que compõe as bebidas alcoólicas. O cheiro do álcool puro é quase imperceptível pelas pessoas.

Mas nem tudo é mito. Abaixo estão 2 verdades:

1- O bafômetro não é um instrumento preciso.
VERDADE. O bafômetro faz apenas um estimativa da concentração de álcool em seu sangue, porém é suficiente para determinar se uma pessoa está embriagada ou não, mesmo com uma margem de erro de até 30%. Porém, como a lei 11.705 de 19 de junho de 2008 (que hoje completa 2 anos) estabelece alcoolemia 0 (zero), esta imprecisão do bafômetro em nada modifica as coisas. A lei não quer saber se você bebeu moderadamente ou exagerou na dose, mas apenas se você bebeu!

Cada um reage de maneira diferente ao consumo de álcool.
VERDADE. Quem nunca ouviu falar que “Fulano é que nem Miojo! Cozinha em três minutos!”? Muitos fatores influenciam ao modo com que cada um reage ao álcool: peso, metabolismo, sexo, etc… Uns toleram mais, outros menos.

Fonte: http://www.papodebar.com/mitos-sobre-os-efeitos-do-alcool

Nenhum comentário:

Postar um comentário