segunda-feira, 7 de junho de 2010

Estágios na Vida de um Alcoólatra

por Cleiton Heredia


A American Academy of Pediatrics (1996) identifica seis estágios no envolvimento do jovem com as bebidas alcoólicas (na verdade estes estágios abrangem todas as substâncias psicoativas de abuso de drogas):

1- Abstinência
2- Uso experimental e/ou recreacional
3- Abuso inicial
4- Abuso frequente
5- Dependência
6- Recuperação

Já está mais que provado que a mídia exerce uma tremenda pressão para que o jovem saia do estágio 1 e entre cada vez mais cedo no estágio 2.

"Até aí tudo bem", dizem alguns. "Que mal há em se divertirem com moderação?", argumentam estes.

O problema que vejo está justamente aí! A mídia procura estabelecer, com interesses puramente financeiros (é claro), um padrão de comportamento onde a diversão torna-se automaticamente sinônimo de consumo de bebidas alcoólicas.

O jovem atual não está sabendo mais se divertir de outra forma. Todos os momentos de diversão, de comemoração, de lazer e descontração precisam estar obrigatoriamente regados com o álcool para serem verdadeiramente desfrutados de forma intensa e marcante. Chamo isto da "ditadura do álcool na diversão".

Eu sou totalmente a favor da diversão. O jovem precisa sair para dançar, jogar, cantar, conversar, rir, namorar, torcer e espairecer. Só não acho certo a mídia mercantilista querer incutir a idéia de que tudo isto será muito melhor se as bebidas alcoólicas estiverem presentes.

Quem foi que disse que não dá para se divertir de cara limpa? Quem foi que disse que a diversão não será a mesma sem as bebidas alcoólicas marcando presença?

A MÍDIA CAPITALISTA SELVAGEM DESTES PAÍSES ONDE AS AUTORIDADES COM ELA SE PROSTITUEM É QUEM DIZ ISTO TODOS OS DIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário