terça-feira, 22 de junho de 2010

A Bíblia não é mais a Palavra de Deus

por Cleiton Heredia


Pois é, a Bíblia não pertence mais a Deus, pois um chinês fanfarrão acabou de patenteá-la.

O fato ocorreu na semana passada quando o arquivista chinês Seng Lee, de 52 anos, registrou os direitos autorais da Bíblia. Portanto, ao menos perante a lei chinesa, tanto o Velho como o Novo Testamento pertencem agora a este chinês que trabalha como funcionário público em Xangai e é presidente da Associação Chinesa de Arquivistas Patriotas, de caráter ultranacionalista.

Diante de toda a polêmica que seu ato causou, Seng Lee argumenta:

“Não entendo o porquê de tanta agitação. Os britânicos, assim como todos os europeus, em geral, se apropriaram de muitas peças de valor de outras culturas, como as múmias do Egito e as próprias cerâmicas chinesas, quando apontavam seus canhões para nós há dois séculos. Os brancos também registram patentes de plantas que estão em florestas tropicais de países subdesenvolvidos da América Latina e as maiores coleções sobre cultura africana pertencem a monarcas dos Países Baixos."

Pablo Urqueza, espanhol radicado na China e professor de Ética Autoral da Universidade de Pequim explica que o registro pode ser considerado legítimo baseado na garantia de “irrefutabilidade”:

“A garantia reside no fato de não haver manifestante real, obviamente, que vá se levantar como autor dos escritos. Quando o sujeito afirma que tem o direito à obra, se ninguém se manifestar contra isso, afirmando ser o autor, para o mecanismo do direito, o protesto é irrefutável, apesar de, no caso, logicamente absurdo.”

O Vaticano, apesar de considerar que tudo não passa de uma piada de mau gosto, disse através de seu porta-voz que “medidas categóricas, porém, espartanas já estão sendo tomadas.”

Gostou da idéia do chinês? Então corre porque eu acho que ninguém ainda registrou o Alcorão.

3 comentários:

  1. Olá Cleiton,

    Isso não é brincadeira não? Não achei qualquer fonte confiável a respeito disso. Seja como for, azar desse chinês. Patenteou um enorme pepino. (rs)

    ResponderExcluir
  2. Realmente a fonte não é muito confiável:

    http://fazendavirtual.com/blog/index.php/2010/05/09/chines-registra-direitos-autorais-da-biblia/

    Mas o namorado da amiga do irmão do vizinho de meu primo de terceiro grau, que me encaminhou esta notícia, me garantiu que ela é quente.

    Como é algo recente, eu continuo pesquisando e caso descubra qualquer coisa te falo. Escrevi a postagem mais a título de provocação do que de informação. De vez enquando eu também cometo estes pecadinhos.

    ResponderExcluir
  3. Cleiton e amigos,

    Não duvido que seja possível. O que significa a bíblia para algumas nações? Por que defender o não patenteamento, já que para a nação o livro não é sagrado?

    Pelo ponto de vista técnico entendemos que o argumento dele tem sentido torto. Uma coisa é furtar produtos de um lugar. Outra coisa é patentear a ideia.

    Mal comparando: furtar uma múmia é igual ao furto dos manuscritos bíblicos. Patentear uma múmia? patentear a Bíblia?

    Não considero trágico, para mim é cômico...

    SDS

    ResponderExcluir