quarta-feira, 9 de junho de 2010

Por Que o Consumo de Bebidas Alcoólicas está Aumentando na Adolescência?

por Cleiton Heredia


Advinha qual é a substância psicoativa mais precocemente consumidas pelos jovens?

Se você disse "as bebidas alcoólicas", acertou!

Será que o fato da criança chegar à adolescência com uma bagagem de cerca de 15 mil horas de televisão aonde foram exibidos mais de 350 mil comerciais tem alguma relação direta com este consumo precoce?

Não consegui encontrar o percentual médio que representam os comerciais de bebidas alcoólicas dentro da mídia televisiva, mas imaginemos que seja algo em torno de 20%. Isto significa que até chegar à adolescência o jovem ou a jovem assistiu a cerca de 70 mil comerciais incentivando de alguma forma o consumo de bebidas alcoólicas. Isto sem contar outras formas de mídias (rádio, revistas, jornais, outdoors, etc.) aonde também encontramos este tipo de publicidade.


O problema deste tipo de exposição é potencializado fato dos fabricantes de bebidas alcoólicas e suas respectivas agências responsáveis pelas campanhas na mídia não terem muito escrúpulo ou senso de responsabilidade social com os mais novos. Eles quando muito cumprem basicamente a legislação vigente que lhes impõe certas restrições, que por sua vez são insuficientes para impedir que o problema se agrave.

Acham que estou exagerando?

Rubiane R. Mostazo em seu livro "O Álcool na Adolescência" afirma que "as propagandas comerciais de bebidas alcoólicas procuram difundir uma imagem deturpada dos seus produtos, associando-os a eventos esportivos, culturais, pessoas saudáveis, beleza, aventura, juventude, glamour e estilo de vida de pessoas famosas, mostrando uma imagem positiva das drogas lícitas, incentivando o consumo precoce. Essas mesmas propagandas desconsideram os malefícios causados pelo hábito de beber, contribuindo para o uso abusivo por parte dos adolescentes."


Clara R. Rappaport em seu livro "Encarando a Adolescência" denuncia que "muitos dos comerciais de bebidas alcoólicas vinculam seus produtos a riqueza, sucesso e prestígio, mascarando os verdadeiros interesses destas indústrias, pois não é o consumo que fará do jovem alguém bem sucedido em seu grupo social, mas os adolescentes, principalmente os rapazes, associam a masculinidade, virilidade e maturidade ao consumo de álcool."

Não adianta os fabricantes de bebidas alcoólicas e seus marketeiros dizerem que suas campanhas não possuem o objetivo de atrair o público juvenil para o consumo de seus produtos, pois os estudiosos do comportamento são unânimes em afirmar que a mídia possui uma grande parcela de responsabilidade quanto ao uso precoce de bebidas alcoólicas.

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