terça-feira, 9 de setembro de 2008

Prof. Juscelino e suas premonições: Verdade ou Mentira?


Já faz algum tempo que venho debatendo com alguns amigos sobre o “fenômeno premonitório” que Juscelino Nóbrega da Luz demonstra possuir através de um grande número de previsões feitas, devidamente registradas em cartas datadas e com autenticidade reconhecida em cartório, que são então encaminhadas às pessoas ou instituições a que dizem respeito.

Grande parte de seus avisos premonitórios estão disponíveis no site que mantêm com endereço http://www.jucelinodaluz.com.br/ para qualquer que um quiser acessar. A relação chega a impressionar até o mais cético pelos impressionantes detalhes que apresenta:

Caso da menina Isabella
Caso Roberto Cabrini
Tremor de terra em São Paulo e demais regiões
Eleições americanas de 2008
World Trade Center
Atentado de Madri
Morte do Papa João Paulo II

E por aí vai...


O professor Juscelino, como é denominado em seu site, é um paranaense de 45 anos de idade que alega ter estes sonhos premonitórios desde criança quando tinha apenas 9 anos. Ele faz questão de deixar claro que não é vivente ou adivinho, mas que apenas dá orientação espiritual sem falar sobre o futuro da pessoa que o consulta. Estas consultas podem ser agendadas por telefone e o local de atendimento é a cidade de Águas de Lindóia, onde reside atualmente.

Já foi muito requisitado pelas emissoras de televisão onde deu várias entrevistas em programas populares tais como Ana Maria Braga (Mais você), Sônia Abrão (A Tarde é Sua), Adriane Galisteu (Programa Charme), Programa de entrevistas do Jô Soares, etc; faz palestras em eventos ambientalistas; escreveu um livro chamado “Revelações” e também editou uma revista com o nome de “Revelação”.

Achei interessante encontrar em seu site na página que divulga suas obras o título “O maior profeta de todos os tempos” e também na capa de sua revista a frase “O vidente dos grandes acontecimentos”. Afinal ele é profeta e/ou vidente ou não é?

Bem, não pretendo fazer aqui qualquer julgamento quanto à autenticidade de seus sonhos premonitórios ou mesmo qualquer julgamento de valor quanto a toda parte ética, religiosa ou filosófica envolvida na questão. Quero apenas apresentar dois fatos e deixar as conclusões por sua conta.

FATO 1:

Em 30/09/2007 o programa Fantástico da rede Globo colocou no ar uma reportagem que lançou muitas dúvidas sobre as “premonições” de Juscelino. Este vídeo estava disponível até pouco tempo no site globo.com no endereço http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM737144-7823-FANTASTICO+INVESTIGA+HOMEM+QUE+SE+DIZ+VIDENTE,00.html, mas Infelizmente o conteúdo encontra-se indisponível no momento e eu não o encontrei no Youtube. Algumas pessoas que assistiram esta reportagem entenderam que ele foi vergonhosamente desmascarado.

Mas para quem não viu a reportagem, encontrei este outro vídeo gravado após a reportagem do Fantástico onde Juscelino tenta se defender das acusações de fraude:



FATO 2:

Este para mim é o mais relevante de todos! Eu não irei falar nada para não lhe induzir a qualquer opinião. Apenas assista ao vídeo:



Perceberam a semelhança desta mágica feita por este famoso ilusionista mentalista e o “modus operandi” do prof. Juscelino?

Quero deixar bem claro que não estou aqui acusando o prof. Juscelino de charlatanismo ou fraude, mas apenas quero lhe mostrar que existe a possibilidade de se fabricar um efeito semelhante com algumas técnicas secretas de ilusionismo apenas de conhecimento de alguns mágicos mentalistas de renome como Kardini (infelizmente devo adimitir que ainda não conheço a técnica).

Deixo a conclusão por sua conta.

ATUALIZAÇÃO: Infelizmente o primeiro vídeo acima, que estava disponível no Youtube na época em que postei esta matéria, foi removido. Mas o vídeo do Kardini ainda continua acessível.

8 comentários:

  1. Cleiton,

    Muito interessante. Esse Kardini é demais. Dei uma olhada no site dele e fui direcionado para o um vídeo em que ele demonstra, de modo prático, o que é telepatia, clarividência e predição. Veja aqui.

    Ele faz questão de se definir como mágico, ilusionista, mentalista e não um paranormal.

    Pelo que entendi (sem fazer juízo de valor):

    1. Paranormalidade: Diz respeito a poderes que transcendem os cinco sentidos.
    2. Ilusionismo: Diz respeito à capacidade de iludir (enganar) os sentidos.
    3. Mentalismo: Capacidade de conhecer os fatos ou influenciá-los através da força do pensamento.

    Faz sentido o que eu disse?

    Uma dúvida: Assumindo que "Mentalismo" tenho algo a ver com a definição acima, essa é uma capacidade natural? É inerente a qualquer ser humano? Pode ser desenvolvido? É perigoso?

    Recentemente alguém fez fortuna com aquele livro/filme "O Segredo". Aquilo me pareceu apenas pensamento positivo, auto-ajuda. Ou será que está relacionado a mentalismo?

    Seria bom se você postasse mais sobre esse tema. Estou curioso!

    ResponderExcluir
  2. Suas três definições estão corretas, porém faço uma ressalva: note que Kardini se define como um mágico ou ilusionista mentalista, ou seja, ele é um conhecedor profundo de determinados princípios secretos e um especialista na utilização de engenhosas técnicas que criam a ilusão da força do pensamento sobre a matéria, da mente sobre outra mente ou da mente sobre o futuro.

    O mentalismo desenvolvido por um ilusionista é tão perigoso quanto um mágico serrar uma mulher ao meio. Um mágico serra de verdade a mulher ao meio? Bem, uns poucos podem acreditar que sim, mas a maioria sabe que tudo não passa de "mágica".

    Quanto ao Segredo e sua suposta lei da atração, penso como você: é apenas a força do pensamento positivo, da auto-sugestão e da determinação focada em ação.

    ResponderExcluir
  3. Cleiton:

    Interessante. A despeito do que você e o Ebenézer escreveram eu queria entender melhor o alcance do "mentalismo". Parece-me algo fora do normal...

    ResponderExcluir
  4. Enéias,

    Eu só posso opinar no que diz respeito ao mentalismo como um dos segmentos do ilusionismo, onde tudo não passa de um show de mágica onde o mágico/ilusionista atua como um "performer" criando todo um clima que leve as pessoas a acreditarem que estão de fato diante de alguém com poderes sobrenaturais.

    Agora se existe alguém neste mundo com verdadeiros poderes extra-sensoriais, paranormais ou sobrenaturais não posso lhe responder, pois não conheço nenhum.

    Lembra do Uri Geller que entortava metais com seus "poderes mentais". Ele realmente tinha este poder? Particularmente eu acredito que não. A única coisa que eu sei é que consigo reproduzir exatamente o mesmo efeito com técnicas de ilusionismo.

    Acho um erro se valer do ilusionismo, que existe para shows de entretenimento, e usá-lo para enganar as pessoas fazendo-as crer que estes poderes são reais, e então com isso manipular estas pessoas com a finalidade de beneficiar de alguma forma.

    Um mágico consciente, sempre que necessário, deixará bem claro de que tudo não passa de uma ilusão fabricada com base nas falhas da percepção humana.

    Na próxima segunda-feira irei apresentar na Associação dos Mágicos de São Paulo um ou dois números de mentalismo. Será as 21 horas ali próximo a Praça da Sé. Está aí uma oportunidade de ver de perto um aprendiz de mentalismo em ação.

    ResponderExcluir
  5. Cleiton

    Ao falar sobre o Kardini você disse:

    "...ele é um conhecedor profundo de determinados princípios secretos..."

    São esses "princípios secretos" que me intrigam. Por que são secretos? Quais são e como obtê-los? É gratuito ou requer uma contrapartida? Envolve apenas conhecimento técnico, treinamento, disciplina, habilidade ou existe algo mais?

    Sobre sua apresentação, gostaria de presenciá-la, mas segunda à noite na Praça da Sé... Hummm vou ter que pensar com calma. Não dá pra fazer uma apresentação aqui na zona sul?

    ResponderExcluir
  6. São esses "princípios secretos" que me intrigam. Por que são secretos?

    São secretos porque são conhecimentos muito bem guardados pelos mágicos que os conhecem. Alguns não revelam nem para outros companheiros que também são mágicos, especialmente quando este conhecimento é baseado numa técnica que ele mesmo inventou.

    Quais são e como obtê-los?

    Bem, agora você me complicou. Tenho um conhecimento ainda muito limitado, porém caso eu o revele estarei infrigindo o código de ética existente entre os mágicos, e com certeza serei excluído do meio como um traidor da arte (igual ao que aconteceu com o Mr.M ou o Mágico Mascarado).

    É gratuito ou requer uma contrapartida?

    Gratuito?!? De forma alguma!!! Alguns segredos só são ensinados ou adquiridos se o mágico estiver disposto a pagar uma cifra que pode chegar a alguns milhares de dólares. E pode acreditar, para quem gosta, vale cada centavo investido. Mas normalmente o que acontece é o mágico ter que ralar muito pesquisando e estudando para poder se desenvolver.

    Envolve apenas conhecimento técnico, treinamento, disciplina, habilidade ou existe algo mais?

    Tudo isto! Conhecimento técnico e muito treinamento e disciplina para desenvolver a habilidade. Não sei o que você quis se referir quando mencionou o "algo mais", mas caso tenha sido alguma coisa relacionada ao mundo espiritual, pode esquecer. Não tem nada haver.

    Caso tenha mais perguntas, pode perguntar a vontade. Responderei a todas que puder.

    Quanto à apresentação desta segunda, não é bem na Praça da Sé, mas num prédio ali perto.

    Mas caso não consiga ir não se preocupe, pois estou planejando fazer uma humilde e singela apresentação reservada para alguns amigos seletos (você com certeza está entre eles). Só preciso treinar bastante para não passar vexame (rs).

    ResponderExcluir
  7. O vídeo de desmascaramento no fantástico pode ser visto no youtube

    http://br.youtube.com/watch?v=yZH_FuHpT0Y

    ResponderExcluir
  8. TODOS VÍDEOS DE PREDIÇÕES DE KARDINI REGISTRADAS EM CARTÓRIO:

    - Em 2002 (via Internet): http://kardini.bravepages.com/predicao.htm

    - Em 2004: http://www.youtube.com/watch?v=8IRCruf9IKU

    - Em 2008: 1ª parte - http://www.youtube.com/watch?v=WJNKoqWa4wg
    2ª parte - http://www.youtube.com/watch?v=SXBbVSztT_I

    PREDIÇÃO DE KARDINI SOBRE O FUTURO PRESIDENTE DO BRASIL (2010)
    http://www.youtube.com/watch?v=I0s6j9Zlvr0

    A ENTREGA DA PREDIÇÃO eleição 2010 NA TV (29/10/1010):
    primeira parte: http://www.youtube.com/watch?v=pmIEgvdAdUU
    segunda parte: http://www.youtube.com/watch?v=OAxQv5GXNV0

    A ABERTURA DA PREDIÇÃO eleição 2010 com nº de votos NA TV (1º/11/1010):
    - 1ª parte
    http://www.youtube.com/watch?v=aOiYndahZUg
    - 2ª parte
    http://www.youtube.com/watch?v=6xLbfe1KGwQ

    PREDIÇÃO SOBRE DECEPÇÃO E DERROTA DO INTERNACIONAL E ABU DHABI E COPA DO MUNDO DE 2014:
    http://www.youtube.com/watch?v=4XxdgxDPVIY

    ResponderExcluir