segunda-feira, 25 de julho de 2011

Frases do filme "O Paraíso é Logo Aqui" que tocaram-me profundamente

por Cleiton Heredia


"O Paraíso é Logo Aqui" (Henry Poole is Here - 2009) é um filme maravilhoso com algumas belas mensagens e lições de vida que quero partilhar com você.

O filme conta a história de Henry Poole (Luke Wilson) que decide largar tudo para passar o resto da sua vida em uma casa no subúrbio vivendo de forma desleixada. Porém, uma misteriosa mancha na parede de sua casa foi notada por sua vizinha Esperanza (Adriana Barraza), uma católica fervorosa, que acredita ser ela um sinal de Deus pela semelhança com o rosto de Cristo. Não demorou muito e logo a notícia se espalhou, transformando sua parede em um local sagrado de visitação com o poder de realizar verdadeiros milagres. Henry, em seu ceticismo, fica tremendamente incomodado com aquela situação, mas somente quando sua atraente vizinha divorciada Dawn (Radha Mitchell) e sua filha Millie (Morgan Lily) passam a acreditar no poder misterioso da mancha na parede é que Henry vê seus planos mudarem completamente.

O filme é de uma simplicidade tão bela e de uma melancolia tão intensa que me cativou do início ao fim.

Bem, mas vamos às frases que mais me marcaram no filme, acompanhadas das reflexões que fiz ao ouvi-las:

1) "Às vezes você tem que ficar triste para saber que está vivo."

Uma frase irônica dentro do contexto do filme, mas que pode trazer algum tipo de verdade prática para o contexto em que vivemos. Nesta vida estamos continuamente aprendendo, e é inegável o fato de que o sofrimento sempre tem sido um professor muito mais eficiente e persuasivo do que a felicidade.

2) "Os que não têm fé às vezes precisam de uma ajudazinha."

Uma verdade inegável! Pelo menos no meu caso que perdi a fé já faz quase quatro anos. Não tenho a menor vergonha de reconhecer a necessidade desta "ajudazinha", e quem me dera se ela me chegasse da forma como chegou a Henry. Uma ajuda "sobre-humana" capaz de deitar por terra o racionalismo cético, e ao mesmo tempo uma ajuda simplesmente humana repleta daquele calor que somente o interesse sincero e abnegado daqueles que nos cercam pode produzir.

3) "Por que é tão necessário para você que eu creia? (...) Porque se você me convencer, as suas crenças se tornam mais reais."

Quando um ateu muda de opinião e se transforma em um teísta, tal como aconteceu com Antony Flew, os teístas de forma geral exultam de alegria, pois tal mudança serve de indicativo adicional de que estão no barco certo. Porém, o inverso pode acabar surtindo resultados semelhantes, só que no sentido oposto. Isto talvez explique toda a aversão que muitos religiosos possuem de mim. Bem lá no fundo esta aversão pode ser fruto do medo que eles possuem de terem as suas mentes invadidas pelos meus próprios questionamentos e dúvidas.

4) "Às vezes as coisas acontecem porque escolhemos que aconteçam. Eu escolhi acreditar!"

A fé é inegavelmente poderosa! Ela tem o poder de transformar a realidade daqueles que escolheram a ela se apegar. É claro que a palavra "ás vezes" no início da frase limita de certa forma a amplitude de resultados possíveis. Não é porque alguém escolheu acreditar que irá ganhar sozinho no próximo concurso da Mega-Sena que isto seguramente acontecerá. Por outro lado, se alguém escolhe acreditar no amor, na superação e na felicidade, é bem provável veja tudo isto acontecer em sua vida.

5) "Ela (a mancha na parede) ficou aqui o quanto foi preciso que ficasse, assim como tudo e todos."

Você e eu podemos escolher acreditar nisto ou não. Eu entendo que tal pensamento pode trazer conforto para quando determinadas coisas ou determinadas pessoas não mais estiverem presentes em nossa vida, bem como pode também nos ajudar a prosseguir adiante agradecidos pelas experiências que vivemos, ao invés de ficarmos nos lamentando pela vida não ser mais exatamente como antes. Falo disto por experiência própria, pois assim como a fé na minha vida um dia veio e se foi, quem disse que com a incredulidade não será exatamente o mesmo? Uma coisa eu sei, tudo só permanece conosco pelo tempo necessário e nem um segundo a mais ou a menos.

O filme é ótimo e eu recomendo.

Segue o trailer:

2 comentários:

  1. Essa semana eu vi no Megapix o Advogado do Diabo com Al Pacino (excelente ator) e o Keanu Reeves. A frase quase no final do filme me tocou quando Al, encarnado no demo em seu apartamento falando com o Keanu que é seu pai, diz: "Eu sou fã dos homens. Eu sou humanista."
    Sentiu a perspicácia da colocação? Os humanistas são direcionados pelo diabo, rsrsrs. É o que eu sempre digo: "quem tem boca fala o que quer".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Miranda,

    Eu também assisti a este filme e a parte final onde ocorre a frase que você menciona é a melhor parte do filme.

    A interpretação de Al Pacino está "impecável", se é que eu posso usar esta palavra. (rs)

    Abraços.

    ResponderExcluir