sábado, 9 de julho de 2011

Deus está com saudades?

por Cleiton Heredia


Quero compartilhar com os leitores deste blog algo que me ocorreu quando estive de férias em Natal (RN).

Estava eu, juntamente com a minha esposa, almoçando no restaurante do hotel, quando aproximou-se de nossa mesa o nosso atencioso guia e agente de viagens, Humberto Collaço. Ele nos fez algumas perguntas de praxe para verificar se estávamos sendo bem atendidos, e durante alguns poucos minutos conversamos sobre os pontos altos dos passeios que fizemos. De repente, ele virou para mim e olhando nos meus olhos disse: "A pessoa com que sonhei naquela noite foi você!"

Bem, permitam-me explicar isto um pouco melhor. Todo o início de noite era costume nos reunirmos no auditório do hotel para ouvir algumas orientações sobre detalhes das atividades que faríamos no dia seguinte. Durante estes momentos havia sempre uma rápida mensagem de cunho reflexivo e devocional, pois a maioria dos que ali estavam eram religiosos. A mensagem da noite de quarta-feira foi apresentada pelo Humberto, que após falar sobre algumas questões importantes da vida, relatou-nos um sonho que teve na noite anterior.

Ele contou que havia sonhado com uma pessoa que encontrava-se ali naquele momento. No sonho, ele viu claramente esta pessoa e em seguida ouviu Deus lhe falar: "Diga para ele que eu sinto a sua falta! Diga para ele que eu sinto saudades". Ele contou-nos que acordou no meio da noite surpreso por ter tido aquele sonho, mas que voltou a dormir logo em seguida. Porém, o sonho se repetiu exatamente da mesma maneira que da primeira vez fazendo com que ele novamente acordasse intrigado com aquilo. Mais uma vez ele tentou voltar a dormir e mais uma vez o mesmo sonho.

Após o relato do seu sonho para o grupo que ali estava, ele não revelou a pessoa com que havia sonhado, mas eu, como que intuitivamente, virei-me para a minha esposa e trocamos um olhar que trazia oculto a seguinte pergunta: "Será?"

Fiquei por algum tempo refletindo naquilo e a primeira pergunta que me veio à mente foi: "Será que este rapaz me conhece ou conhece a minha história?" Verbalizei esta pergunta à minha esposa que apenas se limitou a dizer que há alguns anos atrás havíamos frequentado uma classe de estudos bíblicos no UNASP-SP onde ele chegou a participar algumas vezes.

Como alguém que desconfia de tudo que tenha um caráter sobrenatural, minha mente começou imediatamente a trabalhar na tentativa de encontrar uma explicação racional para o caso daquela pessoa do sonho ser eu. Pareceu-me lógico imaginar que aquele rapaz deve ter se lembrado de mim nos tempos em que frequentávamos a mesma classe de estudos e, de alguma forma, deve ter ouvido alguém falar do meu afastamento do grupo. Quem sabe até mesmo ter ouvido falar de minha atual postura agnóstica ateísta. Sendo assim, achei mais coerente assumir o pensamento de que aquele sonho não passou de uma simples reação do subconsciente daquele jovem ao me ver ali novamente.

Esqueci o episódio, mesmo porque não havia uma certeza de quem se tratava, até o momento em que o Humberto se aproximou de nossa mesa e me disse de forma bem direta: "A pessoa com que sonhei naquela noite foi você!"

Perguntei a ele se ele se lembrava de mim na classe do UNASP-SP, e ele me disse que sim, inclusive destacando que eu marquei de alguma forma a sua vida em alguns momentos em que dirigi a classe ou dela participava com alguns comentários. Tentei argumentar com ele que seu sonho poderia ser apenas uma reação do seu subconsciente ao me ver novamente após saber que não sou mais um religioso. Ele insistiu comigo que não tinha nada haver e que nem sabia de fato que eu não fazia mais parte daquele grupo.

Bem, o que pensar disto tudo? Confesso que minha mente racional insiste em ponderar de forma estritamente lógica e reluta em considerar o sobrenatural. Mesmo porque o suposto elemento sobrenatural nesta história (Deus me enviando uma mensagem pessoal) pode ser facilmente refutado com a análise de alguns simples detalhes nela contidos.

De qualquer forma, apreciei muito a sinceridade e interesse do meu mais novo amigo, Humberto Collaço, pois enquanto muitos religiosos (inclusive familiares), se afastam e desejam que a justiça divina recaia sobre minha cabeça, ele teve a humanidade de simplesmente se aproximar demonstrando afeto e preocupação.

Obrigado, Humberto! Se o seu sonho é resultado de uma intervenção sobrenatural ou não (o tempo dirá), lhe agradeço por se aproximar enquanto muitos se afastam.

P.S.: Humberto Collaço é o sócio proprietário da Atitude Turismo e a menção de seu nome na história acima foi devidamente autorizada por ele.

2 comentários:

  1. Ótimo que ele tenha autorizado e excelente que você tenha trazido o assunto à baila. Quando se tem compromisso com a verdade o melhor mesmo é ouvir e ler de tudo, retendo o que é bom.

    Ponto alto do texto: "Se o seu sonho é resultado de uma intervenção sobrenatural ou não (o tempo dirá), lhe agradeço por se aproximar enquanto muitos se afastam."

    Enéias

    ResponderExcluir
  2. Neste meio cheio de gente falsa e mentirosa Deus deve mesmo estar sentindo falta de gente franca e verdadeira.

    Continue sendo franco e verdadeiro!

    Pois penso que Deus tem saudade e sente falta de suas caracteristicas no mundo de hoje, principalmente no meio religioso.

    Uma pena não poder estar no meio religiosos, pois lá só recebemos alfinetadas e hostilização.

    ResponderExcluir