quarta-feira, 27 de julho de 2011

Chega de Ateísmo!

por Cleiton Heredia


Você sabe qual é a diferença entre o Teísmo Agnóstico e o Ateísmo Agnóstico?

A diferença é ridícula! Vejam:

Teísmo Agnóstico: é a filosofia que engloba tanto o teísmo quanto o agnosticismo. Um teísta agnóstico é alguém que assume não ter conhecimento da existência de Deus, mas ACREDITA que sim.

Ateísmo Agnóstico: é a filosofia que engloba tanto o ateísmo quanto o agnosticismo. Um ateísta agnóstico é alguém que assume não ter conhecimento da existência de Deus, e por isso NÃO ACREDITA que ele exista.

Percebeu a sutileza?

Como ambos precisam ter a sinceridade intelectual em assumir que NÃO possuem conhecimento (provas) da existência de Deus, tudo se resume essencialmente em acreditar ou não acreditar.

Espera aí! Acreditar ou não acreditar?!?

Sabe de uma coisa? A partir de hoje não mais me considero um ateu agnóstico, mas sim um teísta agnóstico.

No fim dá tudo no mesmo! Tudo que o agnóstico teísta ou ateísta possui é querer ou não acreditar. E como não vejo nenhuma precisão científica no verbo "acreditar", chega de ateísmo!

Sim, tudo não passa de uma simples questão de escolha pessoal, e eu cansei do ateísmo!

Esta é o tipo de mudança em que tudo muda e nada muda, se é que você me entende.

Dou as boas vindas em minha vida ao agnosticismo teísta ou teísmo agnosticista (dá no mesmo).

A única coisa que não muda é a minha busca sincera pela verdade, pois a verdade não teme a investigação.

5 comentários:

  1. Não sei se entendo como você, mas o que tenho dito sempre a meu respeito como agnóstico é simples. Sei que não é possível afirmar ou negar a existência de divindade (Deus), fora isso o que sobra é acreditar, ainda que sem provas, se é teísta ou ateísta. Sou teísta, pois me parece mais lógico ou menos ilógico, a existência de um ser superior a nós. Claro que não me refiro a um ser pessoal...

    Enéias

    ResponderExcluir
  2. Quando percebemos que em diferentes períodos e culturas uma entidade diferente é colocada pela sociedade como verdadeira, é estranho acreditar em uma delas de forma a não se sentir manipulado.

    Quando estudamos as religiões e o tipo de barbaridade que provocam na mente das pessoas usando uma entidade chamada Deus, ser ateu não é questão de escolha arbitrária. É um posicionamento.

    E quando você diz que isso não importa, mas escreve um post condenando uma das escolhas, eu duvido que não importe mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Luciana,

    Não sei se entendi bem seu comentário, mas eu não disse que "isso não importa". Apenas falei que para mim dá tudo no mesmo porque mantenho um agnóstico.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cleiton. Entendo que pra você isso não importe, é a sua posição. Também sou agnóstica, mas sou contra igrejas que façam terrorismo psicológico com as pessoas, especialmente crianças, podando a liberdade de questionamento em nome da afirmação de existência de uma entidade. Por isso compreendo a "militância" de muitos ateus.

    Não tenho pretensão de levar as pessoas a acreditarem em uma coisa ou em outra, mas pelos valores com que fui criada, me posiciono contra o que agride, reprime, engana, etc.

    O primeiro comentário que fiz se refere à determinação que a cultura tem sobre o que a maioria das pessoas acreditam, o que se propaga como certo e errado desde criança, o fato de afirmar que Deus, e não Shiva ou Zeus criaram o mundo.

    Se existem entidades num plano metafísico eu não sei, mas essas entidades são descritas e ensinadas de acordo com a cultura e os interesses de instituições. Como bem apontou o Dawkins: http://www.youtube.com/watch?v=soHt_iuaSYw&feature=player_embedded#at=30

    ResponderExcluir
  5. Agora entendi e concordo com você:

    "Se existem entidades num plano metafísico eu não sei, mas essas entidades são descritas e ensinadas de acordo com a cultura e os interesses de instituições".

    Corretíssimo!

    Um abraço.

    ResponderExcluir