quarta-feira, 13 de abril de 2011

Harry Houdini pode ter sido vítima de fanatismo religioso

por Cleiton Heredia


Na série de postagens que publiquei em 2008 com o título de "Espiritismo Moderno ou Ilusionismo Antigo", na parte nº10, eu comentei sobre o trabalho de Harry Houdini como um Investigador Psíquico.

Logo após a desilusão sofrida na sessão espírita realizada na data de aniversário de sua falecida mãe, Harry Houdini começou a desmascarar os truques e fraudes daqueles que diziam ser capazes de se comunicar com os mortos.

Não demorou muito para que Houdini começasse gerar inúmeras inimizades por onde quer que seus trabalhos de investigador psíquico fossem requeridos. Entre seus mais destacados inimigos podemos mencionar o escritor espírita Sir Arthur Conan Doyle (criador de "Sherlock Holmes") e a médium Mina Crandon (mais conhecida como "Margery").

No livro "A Vida Secreta de Houdini" (2006) seus autores, o especialista em magia William Kalush e o escritor Larry "Ratso" Sloman, sugerem que "a caça às bruxas iniciada por Houdini pode ter provocado as duas agressões físicas que o ilusionista sofreu nos dias que antecederam a sua morte, e que lhe causaram as lesões internas que provocaram seu falecimento, após realizar seu último número em Detroit (EUA)".

Caso as conjecturas de Kalush e Sloman estejam corretas, o que não é uma teoria tão difícil de ser aceita, temos que o grande ilusionista Harry Houdini, o maior mágico de todos os tempos, pagou um elevado preço por sua ousadia em confrontar a mentira com a verdade e a fé com a razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário