quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os Segredos das Sessões Espíritas do Século 19 (Parte 3)

por Cleiton Heredia


Vários métodos, desde os mais simples até os mais engenhosos, foram utilizados nas sessões espíritas do século 19 para enganar o público, fazendo-o acreditar que o médium realmente podia se comunicar com os espíritos dos mortos.

Vamos começar pelos objetos colocados sobre a mesa da sessão que, em um determinado momento, se mexiam "sozinhos" ou começavam a "levitar" dando a impressão de que estavam sendo manuseados por algum espírito ali presente.

Um dos métodos utilizados para se criar este efeito era o mais simples e óbvio possível. Na maioria das vezes o próprio médium os movimentava utilizando uma vara que poderia estar oculta em sua roupa ou debaixo da mesa. Veja na ilustração abaixo e entenda como o truque era executado (é claro que a iluminação precária não permitia que os presentes notassem a vara que normalmente era pintada toda em preto fosco):


Você percebeu que o médium trambiqueiro da ilustração acima está amarrado? Este era o procedimento comum adotado nas sessões espíritas na tentativa de impedir que o médium forjasse os movimentos dos objetos. É claro que isto não adiantava nada, pois o médium, sozinho ou com ajuda de algum comparsa, sabia muito bem como se desamarrar e amarrar-se novamente sem ninguém perceber. A seguir, assista ao vídeo de um mágico amigo meu e veja que esta é uma técnica muito conhecida e utilizada pelos ilusionistas até os dias de hoje:



Ás vezes a própria mesa onde todos estavam assentados ao redor é que levitava. Assim como na levitação dos objetos, existem também várias técnicas de ilusionismo para se conseguir fazer uma mesa levitar. No vídeo logo a seguir você terá a oportunidade de assistir ao grande mentalista Joseph Dunninger explicando uma destas técnicas:



Nos Estados Unidos surgiram vários casos de mesas girantes que atraíram muitos curiosos, que fatalmente acabaram caindo nas garras do espiritismo, e foram vítimas de todos os demais enganos mediúnicos que vinham na sequência.

Existe um vídeo do fantástico David Copperfield executando uma versão muito boa da levitação da mesa, porém não o encontrei disponível no Youtube. Caso esteja curioso em assistir a este vídeo, clique aqui.

Agora, caso você queira realmente se assombrar, assista a esta versão de David Copperfield da Cabine dos Espíritos que ele denominou de "Os Fantasmas da Casa Barclay":



Já imaginou você vendo tudo isto sem saber que se trata de um show de ilusionismo?

Na próxima postagem mais segredos serão revelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário