por Cleiton Heredia
Na postagem anterior vimos que existe uma divergência entre a confissão das irmãs Fox de que as "batidas misteriosas" eram fruto de uma fraude inventada por elas mesmas, e a declaração de Ellen White que afirmou ter sido orientada em visão de que estas batidas eram sobrenaturais (provocadas diretamente pelo Diabo).
Como não poderia ser diferente, o grande defensor da Igreja Adventista e de Ellen White, o teólogo Dr.Alberto R.Timm, tenta explicar este "aparente" erro em um artigo publicado na Revista Ancião de abril/junho de 2003. Destaquei logo abaixo um texto que considero interessante nesta defesa, mas caso você queira ler o artigo completo, clique aqui.
"Ainda que houvessem dúvidas a respeito dos testemunhos contraditórios das irmãs Fox, jamais poderíamos desconhecer a importância que os próprios espíritas atribuem às experiências sobrenaturais por elas vivenciadas. Em 1948 a Associação Nacional Espírita dos Estados Unidos publicou o Centennial Book of Modern Spiritualism in America , reconhecendo a experiência na casa da família Fox, em 1848, como assinalando o surgimento do espiritismo moderno. Em junho de 1992, visitei pessoalmente o local da casa da família Fox, em Hydesville, Nova York, onde existe uma pedra angular com a seguinte inscrição: 'Local do nascimento e santuário do espiritismo moderno. Erigido mediante as mais generosas contribuições de espíritas e seus amigos ao redor do mundo, em honra a cada médium espírita desde os dias das irmãs Fox, em 1848, até aos nossos médiuns espíritas do presente e do futuro. Esta pedra angular foi comprada e colocada pelo Ministério da Ciência Espiritual e Divina e pelos amigos, no dia 4 de julho de 1855'."
O Dr.Timm menciona os testemunhos das irmãs Fox como "contraditórios" por que elas primeiro declararam que tudo não passou de uma farsa (1855), mas depois resolveram voltar atrás e falaram que as 'batidas misteriosas' eram genuinamente de origem sobrenatural.
Porém, segundo o teólogo Prof. Donald K. Keller, trinta anos depois de tudo ter começado, as irmãs Fox tornaram-se alcoólatras e no final de suas vidas declararam novamente que tudo não passou de uma farsa fabricada.
O fato é que existe hoje uma grande desconfiança sobre a veracidade dos supostos fenômenos observados no lar das irmãs Fox. É mais do que óbvio que os espíritas tenham um grande interesse de que eles sejam reconhecidos como genuínos, pois caso contrário terão que admitir que o seu movimento (o espiritismo moderno) nasceu de uma peça pregada por duas irmãs "malandrinhas".
Só acho muito estranho o Dr.Timm querer defender como correta a declaração de Ellen White, só por que os espíritas querem acreditar que foi um fenômeno autêntico. Será que alguém tem alguma dúvida dos interesses dos espíritas em sustentar a legitimidade destas batidas? Todo movimento espírita moderno teve origem ali. Seria muito constrangedor para eles ter que admitir que o seu movimento originou-se com uma farsa inventada por duas jovens que não tinham muito que fazer.
Na próxima postagem vamos analisar mais alguns textos de Ellen White com relação ao espiritismo moderno.
Os espíritas sustentam a farsa e o IASD precisa sustentar também. Caso contrário terão que admitir EGW com farsa.
ResponderExcluirFarsa, para sustentar uma farsa...
Enéias
A farsa das irmãs FOX não inviabiliza o espiritismo.
ResponderExcluirQuem sabe os caminhos de Deus para nos trazer sua mensagem ?