quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ellen White e o Espiritismo Moderno (Parte 3)

por Cleiton Heredia


Na postagem anterior vimos que existe uma divergência entre a confissão das irmãs Fox de que as "batidas misteriosas" eram fruto de uma fraude inventada por elas mesmas, e a declaração de Ellen White que afirmou ter sido orientada em visão de que estas batidas eram sobrenaturais (provocadas diretamente pelo Diabo).

Como não poderia ser diferente, o grande defensor da Igreja Adventista e de Ellen White, o teólogo Dr.Alberto R.Timm, tenta explicar este "aparente" erro em um artigo publicado na Revista Ancião de abril/junho de 2003. Destaquei logo abaixo um texto que considero interessante nesta defesa, mas caso você queira ler o artigo completo, clique aqui.

"Ainda que houvessem dúvidas a respeito dos testemunhos contraditórios das irmãs Fox, jamais poderíamos desconhecer a importância que os próprios espíritas atribuem às experiências sobrenaturais por elas vivenciadas. Em 1948 a Associação Nacional Espírita dos Estados Unidos publicou o Centennial Book of Modern Spiritualism in America , reconhecendo a experiência na casa da família Fox, em 1848, como assinalando o surgimento do espiritismo moderno. Em junho de 1992, visitei pessoalmente o local da casa da família Fox, em Hydesville, Nova York, onde existe uma pedra angular com a seguinte inscrição: 'Local do nascimento e santuário do espiritismo moderno. Erigido mediante as mais generosas contribuições de espíritas e seus amigos ao redor do mundo, em honra a cada médium espírita desde os dias das irmãs Fox, em 1848, até aos nossos médiuns espíritas do presente e do futuro. Esta pedra angular foi comprada e colocada pelo Ministério da Ciência Espiritual e Divina e pelos amigos, no dia 4 de julho de 1855'."

O Dr.Timm menciona os testemunhos das irmãs Fox como "contraditórios" por que elas primeiro declararam que tudo não passou de uma farsa (1855), mas depois resolveram voltar atrás e falaram que as 'batidas misteriosas' eram genuinamente de origem sobrenatural.

Porém, segundo o teólogo Prof. Donald K. Keller, trinta anos depois de tudo ter começado, as irmãs Fox tornaram-se alcoólatras e no final de suas vidas declararam novamente que tudo não passou de uma farsa fabricada.

O fato é que existe hoje uma grande desconfiança sobre a veracidade dos supostos fenômenos observados no lar das irmãs Fox. É mais do que óbvio que os espíritas tenham um grande interesse de que eles sejam reconhecidos como genuínos, pois caso contrário terão que admitir que o seu movimento (o espiritismo moderno) nasceu de uma peça pregada por duas irmãs "malandrinhas".

Só acho muito estranho o Dr.Timm querer defender como correta a declaração de Ellen White, só por que os espíritas querem acreditar que foi um fenômeno autêntico. Será que alguém tem alguma dúvida dos interesses dos espíritas em sustentar a legitimidade destas batidas? Todo movimento espírita moderno teve origem ali. Seria muito constrangedor para eles ter que admitir que o seu movimento originou-se com uma farsa inventada por duas jovens que não tinham muito que fazer.

Na próxima postagem vamos analisar mais alguns textos de Ellen White com relação ao espiritismo moderno.

2 comentários:

  1. Os espíritas sustentam a farsa e o IASD precisa sustentar também. Caso contrário terão que admitir EGW com farsa.

    Farsa, para sustentar uma farsa...

    Enéias

    ResponderExcluir
  2. A farsa das irmãs FOX não inviabiliza o espiritismo.
    Quem sabe os caminhos de Deus para nos trazer sua mensagem ?

    ResponderExcluir