terça-feira, 10 de maio de 2011

Ellen White e o Espiritismo Moderno (Parte 6)

por Cleiton Heredia


Lendo alguns textos que Ellen White escreveu sobre o espiritismo, fiquei chocado com este, tamanha a dose de preconceito contra uma classe de pessoas que advogam uma fé diferente à dela:

"Não devemos assistir às suas reuniões e muito menos nossos pastores devem entrar em controvérsia com eles. Pertencem àquela classe específica, a qual não devemos convidar para nossa casa nem saudá-los. Temos de comparar os seus ensinos com a vontade revelada de Deus. Não nos devemos empenhar em examinar o Espiritismo. Deus já descobriu isso por nós e nos diz definitivamente que é uma classe que se levantará nos últimos dias, negando a Cristo, que os comprou com o Seu sangue. O caráter dos espíritas é descrito tão plenamente que não precisamos ser enganados por eles. Se obedecemos à prescrição divina, não deveremos ter simpatia pelos espíritas apesar de suas palavras suaves e favoráveis." - No deserto da tentação, pág. 110.

Será que eu li corretamente?

"Pertencem àquela classe específica, a qual não devemos convidar para nossa casa nem saudá-los."

Se Ellen White foi realmente inspirada por Deus nas orientações e conselhos que escreveu, então Deus deve ter os espíritas na mesma categoria ("classe") que a dos demônios, pois ela orienta aos cristãos de seu segmento religioso dizendo que não devem nem cumprimentar um espírita. Que conselho mais estranho!

E o mais grave é que ela chega a julgar o "caráter" de uma pessoa pelo tipo de crença religiosa que ela abraçou: "O caráter dos espíritas é descrito tão plenamente que não precisamos ser enganados por eles."

Não sei como a liderança adventista acabou permitindo que um texto deste teor fosse publicado. Isto depõe contra eles como um grupo cristão que prega uma mensagem de amor, solidariedade e salvação. Uma coisa é não concordar com os ensinamentos espíritas, outra coisa bem diferente é marginalizar seus adeptos como indivíduos indignos de um simples cumprimento.

Existem alguns textos de Ellen White que seus depositários simplesmente deram um "jeitinho" para eliminar dos atuais livros em circulação. Textos que comprometiam a doutrina da trindade, que tinham teor racista ou que continham erros proféticos simplesmente sumiram ou sofreram sutis alterações nas edições mais recentes. Este texto de extremo preconceito contra os espíritas deveria ter sido um deles.

Continua...

Um comentário:

  1. Dos textos dela os que mais me chocaram foram com respeito ao "amálgama" de "homem e besta"...

    Enéias.

    ResponderExcluir