terça-feira, 24 de novembro de 2009

Formas diferentes de entender o Sobrenatural (1ª parte)


No filme "Atividade Paranormal" (Paranormal Activity) o casal atormentado por misteriosos fenômenos chama um especialista em manifestações espirituais oriundas do mundo dos mortos, porém o mesmo se diz impotente para ajudá-los, pois aquele não era um caso de espíritos desencarnados em ação, mas sim algo produzido por algum tipo de demônio.

Vim de um segmento religioso que não faz qualquer diferença entre uma manifestação de espíritos desencarnados e uma manifestação de seres demoníacos, justamente por não crerem na imortalidade da alma, mas crerem na existência de seres espirituais não humanos (anjos) que estão em atividade neste planeta. Em outras palavras, segundo suas crenças, por trás das manifestações do espiritismo está sempre o Diabo (Satanás, Lúcifer) e seus anjos confederados operando prodígios para enganar dando a impressão de tratar-se espíritos dos mortos.


Um religioso que assim crê, concordaria com o diagnóstico do especialista do filme de que os fenômenos não estavam sendo produzidos pelos espíritos, mas sim pelos demônios. Porém, existe um outro tipo de entendimento que defende que tais fenômenos não tem nada haver com espíritos ou demônios, mas sim com forças mentais do inconsciente em desequilíbrio ou descontrole gerando poderosas energias capazes de interferir e desestabilizar a matéria (hiperestesia).

Alguns já tentaram atestar tais fenômenos através de métodos científicos variados, porém sem sucesso. O fato é que tais fenômenos tendem a diminuir quanto mais controlado for o ambiente, chegando a ponto de inexistirem em um ambiente 100% controlado.

Quer sejam espíritos dos mortos, demônios ou forças desconhecidas da mente humana, estes devem ser extremamente tímidos, pois basta ter alguém observando com olhar cético e inquiridor para então se sentirem inibidos e decidirem não se manifestarem.

Descartando as três possibilidades acima como explicação dos fenômenos sobrenaturais, só nos resta uma inevitável conclusão...

(Aguarde a continuação)

5 comentários:

  1. Esquizofrenia? Charlatanismo? Fingimento? As três alternativas estão corretas?

    ResponderExcluir
  2. ...estes devem ser extremamente tímidos, pois basta ter alguém observando com olhar cético e inquiridor para então se sentirem inibidos e decidirem não se manifestarem.

    Cleiton,

    Essa sua citação fez surgir outra possibilidade: a de que os tais anjos não se manifestam para manterem os céticos, ainda mais céticos. Afinal, na sua formação religiosa (que também é a minha), não dizem que o intuito dos anjos caídos é de simplesmente desviar ou afastar ao máximo os filhos dos olhos de seu Criador? Rs

    ResponderExcluir
  3. Alexandre,

    Se os anjos rebeldes não se manifestam com o intuito de manter os céticos na sua incredulidade, o que dizer dos anjos enviados por Deus? Por que eles igualmente são tímidos ou se escodem diante de uma oportunidade de se revelarem à algum cético que é sincero na busca pela verdade?

    a) Para que os incrédulos não tenham a oportunidade de se arrependerem e colham o fruto de sua incredulidade;

    b) Eles só se manifestam para alguns poucos privilegiados (escolhidos) cuja fé os tornam merecedores;

    c) Eles não querem que sejamos dirigidos para a crença em Deus com base em evidências racionais, paupáveis e irrefutáveis, mas somente pela fé (sem fé é impossível agradar a Deus);

    d) Eles só podem fazer aquilo que Deus lhes ordena e somente Deus é conhecedor dos motivos (no céu um dia quem lá chegar, entenderá);

    e) Os anjos bons são tão fictícios quanto os anjos maus.

    ResponderExcluir
  4. Cleiton,

    Se eu não tivesse dúvidas semelhantes e também não fosse tão sincero em minha busca pela verdade, ficaria com a alternativa C.

    mas...

    ResponderExcluir