segunda-feira, 19 de abril de 2010

Corrida de Montanha na Praia

por Cleiton Heredia


CORRIDA DE MONTANHA SÃO SEBASTIÃO 2010



Aconteceu neste sábado, dia 17/04/10 às 16 horas, na Praia de Boiçucanga em São Sebastião (litoral de São Paulo) a 2ª etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha.

Minhas expectativas eram enormes pelo fato de não ter ido bem na 1ª etapa e principalmente por se tratar de um circuito completamente novo nas corridas de montanha.

Fui junto com um amigo corredor, Ebenézer, que estaria estreando nas corridas de montanha, muito embora já seja um veterano nas corridas de rua tendo inclusive algumas maratonas em seu currículo.


O dia estava bem quente (cerca de 30 graus) e o sol bem presente. A arena da prova estava muito bem montada e organizada com várias pessoas auxiliando na entrega dos kits, administrando o guarda-volumes e orientando os corredores de forma geral.

Um pouco antes da largada, os corredores se reuniram para o briefing, que de tão bem detalhado que foi, fez-me vivenciar mentalmente os desafios e agruras que nos aguardavam.

A largada foi dada na praia com os corredores tendo que enfrentar logo de cara a dificuldade que é correr cerca de 2 km em areia muito fofa. O negócio era ir com calma, pois o esforço para progredir era grande e ninguém queria comprometer o resto da corrida por um início muito afoito.


Sair daquela areia foi um grande alívio para todos. Começamos a percorrer as ruas da cidade rumo a serra e esta parte da corrida foi a mais tranquila de todas. Esta parte do trajeto não estava completamente fechada ao trânsito local, mas como os staffs eram abundantes e a polícia controlava a passagem nos pontos mais críticos, tudo fluiu de forma muito segura.

A travessia de um riacho (Rio Ribeirão de Itu) com cerca de uns 35 metros de margem a margem marcou o fim do trecho urbano e início do sertão. Sentir aquela água gelada nas pernas foi um verdadeiro refrigério. Conforme avançávamos sertão adentro já dava para começar a respirar um ar um pouco mais frio devido à vegetação alta que fornecia uma agradável sombra durante todo o trajeto da estrada de terra.


Mais ou menos no km 6 desembocamos na Rodovia Rio-Santos e, com o auxílio dos guardas rodoviários, atravessamos tranquilamente para o outro lado subindo em direção à Trilha da Praia Brava. Seria nesta trilha que a corrida se transformaria em uma grande aventura de perder o fôlego (literalmente).

Já havíamos sido avisados que o trecho mais técnico da prova seria justamente a subida desta trilha e uma descida mais à frente. Em meio à mata fechada começamos percorrer uma subida íngreme tendo sob nossos pés um terreno escorregadio com muitas pedras soltas.


A difícil subida foi recompensada com um visual incrivelmente maravilhoso da Praia de Boiçucanga avistada de um dos pontos mais altos daquela serra. Contrastando com toda aquela beleza estava a visão intimidatória de uma das descidas mais assustadoras que eu já havia me confrontado. Era uma descida acentuadíssima e bem extensa por entre as linhas de dutos da Petrobrás.

Foi o downhill mais emocionante e divertido que já fiz até o momento. Curti tanto aquele momento de pura adrenalina que nem o "tombaço" que levei conseguiu estragar (só fui sentir a dor no ombro depois que a corrida acabou).

Para se ter uma noção de como foi aquela descida "sem noção", assista ao vídeo abaixo:


Pior que aquela descida só a Corrida do Queijo mesmo



Ao final da daquele super downhill voltamos para a cidade e concluímos com um sprint de cerca de 600 metros em meio a areia absurdamente fofa daquela praia. Devido a todo cansaço acumulado atravessar aquele trecho final de areia foi um desafio e tanto.

Logo após cruzar a linha de chegada encontrei o Fábio Galvão e pude então lhe dar pessoalmente os parabéns por esta incrível corrida. A impecável organização somada a um percurso muito bonito e desafiador fizeram desta corrida uma das melhores provas de montanha que já tive a oportunidade de participar.

Ah! Já estava me esquecendo. Meu amigo estreante Ebenézer terminou em 1º lugar na sua categoria e já mostrou que tem futuro nas Corridas de Montanha. Veja logo abaixo ele cruzando a linha de chegada (é o de boné branco).


Parabéns Ebenézer!


7 comentários:

  1. Mandou bem, Cleiton. Parabens.

    O começo da descida da adutora aparece no alto do morro, ao fundo das fotos do Ebenezer.

    Parabens ao Ebenezer, tambem, hehe.

    joao faria

    ResponderExcluir
  2. Graças a minha maravilhosa coordenação motora, acho que eu me daria super bem nesse esporte onde se rola morro abaixo. Com certeza eu seria o campeão, mas infelizmente não poderia comemorar a vitória, pois estaria morto ao cruzar a linha de chegada (literalmente morto). No mínimo eu quebraria o pescoço. (rs

    ResponderExcluir
  3. Cleiton,

    Só de ler o texto e imaginar como foi eu me sinto cansado...

    SDS

    ResponderExcluir
  4. Cleiton,

    Fantástico! Lugar lindo, natureza exuberante, gente animada, percurso desafiador!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. De corrida, em suas diversas modalidades, não tenho nem vivência, nem paixão. Mas o texto... ficou digno de nota: parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Cleiton parabens pela paciencia que demostrou junto a nossa colega de corrida Malu ela passou mal na montanha e logo atrás vc foi paciente em esperar a recuperação.....

    valeu pela força Carlos da Equipe SóCorro (São Caetano do sul) crl2109@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Bravo Ebenezer,
    ja pode vim pra Roma para a proxima maratona!!
    Com certeza nao vai ter essa natureza linda, mas é super legal também.

    ResponderExcluir