quarta-feira, 28 de abril de 2010

Entenda o Conceito Científico da Viagem no Tempo

por Cleiton Heredia


O vídeo logo a seguir é bem didático e pode ajudar aqueles que ainda não entenderam um dos conceitos "teórico-científicos" básicos no qual os físicos fundamentam suas conjecturas sobre as viagens no tempo.


Na sequência disponibilizo mais um vídeo aonde o próprio mestre Carl Sagan irá nos dar uma rápida aula falando-nos de como o tempo se comporta de forma peculiar em velocidades próximas à velocidade da luz.


Isto não tem nada haver com conceitos sobrenaturais! Isto é ciência!

5 comentários:

  1. Cleiton,

    Não entendi o que esses dois vídeos têm a ver com “viagem no tempo” ao molde do que foi discutido nas postagens anteriores.

    De acordo com a explicação de Carl Sagan, com base na teoria de Albert Einstein, o tempo (seu efeito sobre a matéria) passa mais devagar para alguém viajando a velocidade da luz do que para os abaixo dessa velocidade, mas isso não é o mesmo que viajar no tempo. É apenas uma condição física estabelecida por uma lei natural.

    Por exemplo: se você fosse capaz de viajar no espaço à velocidade da luz tempo suficiente e depois voltasse ao planeta Terra, seus filhos estariam velhos enquanto você apresentaria quase o mesmo aspecto (meio velho – rs) de hoje. Mas isso não significa que você viajou no tempo, antes, você simplesmente se submeteu a uma lei física que determina que corpos à velocidade da luz se conservam mais do que corpos estacionados ou abaixo dessa velocidade.

    Viajar no tempo, como pretendem os filmes de ficção-científica, seria a capacidade de ir para frente e voltar atrás no tempo, coisa que até o momento não passa de bruxaria cientifica.

    ResponderExcluir
  2. Incrédulo Ricardo,

    Já me arrependo de tê-lo citado em minha postagem (rs).

    Os cientistas não falam que a as viagens no tempo são impossíveis, mas sim "improváveis". Com isto eles se mantêm abertos para que futuras descobertas e/ou correções na forma como atualmente entendemos o universo possam redirecionar a ciência.

    Existem soluções da Teoria Geral da Relatividade de Einstein que permitem viagens no tempo (como a famosa solução encontrada por Kurt Gödel), mas algumas destas soluções exigem que o universo tenha características que não parece ter (um mero detalhe).

    Como já se não bastasse você não crer em Deus, agora também não acredita em viagem no tempo? Assim já é demais!

    Tinha que ser um ateu mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Cleiton Heredia,
    Os cientistas dizem que viagens no tempo são improváveis até agora e não existe possibilidade.
    Discordo existir alguma solução da teoria da relatividade que permita viagens no tempo. Nenhuma solução encontrada por Kurt Gödel indica possibilidades para tais viagens. O que existe é só ficção.

    ResponderExcluir
  4. VIAGENS NO TEMPO?
    O tempo é uma "constante", e dentro dessa "constante" inalterável imutabilidade do tempo, não é possível ir para frente ou para tráz, adiantar-se ou regredir, é impossível, pois não há variabilidade na "constante" chamada tempo. Há apenas o presente, o futuro é imaginário e o passado, presente na mente. Há apenas o presente evento do momento, o interminável “hoje.” Passado e futuro fundem-se na mente da “constante” chamada tempo. Podemos num vôo mental surtar mentalmente através de viagens na “constante” chamada tempo, mas tudo terminará no possível delírio do impossível. Só há Um que domina a “constante”, que a Ele está tudo a descoberto, que diante de Sua face tudo apresenta-se sem proteção, e Esse é DEUS que a tudo perscruta que ao perquirir escrupulosamente tudo a Ele se desnuda, inclusive a “constante” chamada tempo. DEUS transcende o tempo (salmos 139). De longe fica a loucura do homem em querer ser um deus e brincar de viajar no tempo. Deus é imortal (1tim. 6:16) e o homem é apenas como um sopro, ou uma chama que se apaga em sua imortalidade de apenas escassos setenta anos. Pobre deus “posto que imortal enquanto dure, segue brincando com a imortalidade concedida-lhe gratuitamente pelo Maravilhoso Jesus caso a deseje, que o possibilitará a viagens futuras em que o tempo é apenas um mero coadjuvante. ABS DO CHARLES

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, cientificamente falando o tempo não é uma constante.
    Veja o que afirma o pai da teoria da relatividade, Albert Einstein:
    "O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda a parte."
    Um abraço.

    ResponderExcluir