domingo, 25 de abril de 2010

Uma Prova da Viagem no Tempo?

por Cleiton Heredia

Um dos assuntos que sempre me fascinou é a possibilidade teórica, muito explorada pelos filmes de ficção científica, de se realizar viagens no tempo.

Recentemente descobriram uma foto na coleção do Museu Braloner Pionner em British Columbia no Canadá, onde alguns acreditam terem encontrado nela uma prova fotográfica de um viajante do tempo. Confira a foto logo abaixo:


A foto foi feita na reabertura da ponte de South Fork no Canadá em novembro de 1940 após uma enchente. Como você já deve ter percebido o homem alto do lado direito com óculos estiloso, roupas modernas e uma câmera fotográfica portátil contrasta dos demais como alguém que parece ter vindo de uma época bem mais a frente. Confira os detalhes na ampliação abaixo:


Já sei o que você deve estar pensando! Tudo não passa de mais uma daquelas engenhosas e criativas manipulações digitais como as dos exemplos que se seguem logo abaixo:




Há quem diga, como prova da inserção digital, que a mão direita do homem que segura a máquina fotográfica não pertence a ele, mas é do homem logo atrás dele. Será? Se for, deve-se tirar o chapéu para quem a modificou, pois os detalhes de iluminação, sombras e harmonização estão perfeitamente adequados aos demais objetos da foto. Observe, por exemplo, como o ângulo das faces está apontando para a mesma direção:


No entanto, uma outra foto do mesmo evento tirada de um ângulo diferente descarta por completo a possibilidade de a foto ter sido manipulada digitalmente. A foto abaixo foi tirada da posição oposta a da foto em questão:


Perceba nesta ampliação que a cabeça do nosso suposto viajante do tempo se encontra ali para provar que quando a foto foi tirada ele realmente estava presente em carne e osso:


E agora? Como explicar a presença deste homem estranho e fora dos padrões daquela época? Seria realmente uma prova que as viagens não somente podem ser possíveis, mas que já foram realizadas?

É claro que qualquer bom cético que se preze não concluirá nada ainda sem uma investigação mais profunda. Então vamos lá!

Primeiro vamos analisar o óculos que ele utiliza. Seria possível existir tal modelo no ano de 1940? A foto abaixo da atriz Barbara Stanwyck no filme “Double Indemnity” de 1944 nos mostra que sim:


Agora vamos nos concentrar nas suas roupas. Enquanto a maioria dos presentes no evento se veste socialmente, o nosso viajante do tempo está vestindo roupas descoladas que parecem não serem daquele tempo. Mas as aparências enganam! A foto abaixo tirada de um site de vestimenta dos anos 40 nos mostra que blusas com estampas daquele tipo já eram utilizadas naquela época:


E quanto àquela máquina fotográfica portátil? Será que em 1940 já existiam câmeras como aquela? A Pentax tradicional dos anos de 1940 na foto abaixo nos mostra que ela se enquadra perfeitamente no padrão das câmeras portáteis daquela época:


Bem, pelo jeito as viagens no tempo ainda devem continuar sendo possíveis apenas nas fórmulas matemáticas da física e nos filmes de ficção científica.

8 comentários:

  1. Heredia,
    De acôrdo a cientistas como Sagan e Hawking, é impossível o homem viajar no tempo mesmo se descobrirem buracos de minhocas num universo curvo.Por outro lado, crentes na lenda do universo paralelo acreditam na possibilidade de viagens tanto para o passado quanto para o futuro.Até o momento, ninguém mostrou evidências.Eu gostaria de fazer este turismo, principalmente ao passado pois o futuro é previsível nós já estamos fazendo-o.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ah que legal esse post :)
    confesso que fui bem cética enquanto li isso, mas imaginei como seria legal ter um viajante do tempo entre nós.
    uma boa semana pra ti !

    ResponderExcluir
  3. Viajar no tempo é uma aspiração que nunca deixará de ser ficção-científica. Ir para o passado ou futuro, só usando a memória ou a imaginação.

    ResponderExcluir
  4. Cleiton,

    Gosto destes seus textos porque deixam claro como é relativamente simples "filtrar" as asneiras que encontramos na internet e mídias em geral no nosso cotidiano.

    Me parece que "alienado" e "acomodado" são sinônimos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cleiton! Obrigada pela visita ao meu blog!
    Gostei de conhecer o seu tb!
    Esta das fotos antigas, relamente dão muita margem para pesquisa e observação!
    Boa semana de treinos!

    ResponderExcluir
  6. Bom texto e que chamou minha atenção para a trilogia "de volta para o futuro". O legal é que minhas filhas gostam delas tanto quanto eu...

    ResponderExcluir
  7. Bah que tri cara!
    Mais tenta arrumar alguma coisa mais seria sobre o assunto.
    Tipo um viajante mesmo, algo que plante uma duvida na cabeça do cara, ta ligado?
    Eu tbm estou procurando algo sobre esse assunto de viagem no tempo.
    Se eu achar alguma coisa interessante eu te aviso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. E a serigrafia na camisa? dá pra ver q n é bordado. A serigrafia n existia em 1940.

    ResponderExcluir