sexta-feira, 9 de abril de 2010

Os Ateus são os piores seres humanos do planeta

por Cleiton Heredia


Fui educado dentro de uma cultura religiosa cristã onde aprendi desde pequenino que não existe a menor possibilidade de ser uma boa pessoa sem Deus no coração. Tudo me foi transmitido como uma verdade inquestionável: com Deus serei bom e sem Deus serei mau.

Não é de se estranhar que eu sempre tenha considerado os ateus convictos e militantes como seres humanos maus. Na verdade ateísmo escancarado era para mim sinônimo de perversão, desonestidade, maldade, orgulho, egoísmo, hedonismo e tudo mais de ruim que se queira acrescentar. Afinal como alguém pode pretender ser bom negando continuamente a única fonte genuína de bondade?

Perceba que eu me referi aos ateus convictos e militantes e ao ateísmo escancarado (aquele que desafia a crença em Deus), pois na minha cabeça religiosa se uma pessoa não acreditasse em Deus por falta de oportunidade de conhecer a “verdade”, então ela estaria ainda sobre a influência de sua graça (que atuaria como uma restrição ao mal) e poderia até ser uma pessoa de bem, pois Deus não levaria em consideração o seu período de ignorância.


Agora, os ateus esclarecidos que simplesmente negaram o conhecimento da existência de Deus de forma aberta e sistemática, ou ainda pior, pessoas que um dia já acreditaram em Deus e depois o negaram, estes para mim eram os piores dos seres humanos do planeta.

Neste aspecto em particular quero dizer com conhecimento de causa e por experiência própria que a religião que ensina isto está completamente equivocada. Conheço ateus convictos e militantes que possuem um caráter digno e são seres humanos às vezes até melhores que muito crente que passa o dia dando glória e aleluia.


Não quero aqui entrar no mérito se Deus é uma realidade ou uma ilusão, mas só quero chamar a atenção para a mente preconceituosa e discriminadora que todo religioso possui em função de sua crença em um Ser superior. Não é para menos que muitos que chegam à conclusão que o ateísmo é algo mais lógico tenham medo de se declararem ateus devido a este preconceito e intolerância promovida pelos religiosos.

O que os religiosos precisam entender é que a mesma sinceridade de propósito que os move a crer em Deus com base na fé que abraçam, leva também o ateu a descrer no sobrenatural com base nas evidências que possui. Tudo é uma questão de consciência. O crente é coerente à sua consciência crendo em Deus e o ateu é coerente à sua consciência não crendo.

8 comentários:

  1. Cleiton, confesso que até metade do texto, enquanto você falava sobre como foi educado e no acreditava, fui logo imaginando o cometário que eu deixaria aqui... Pois compartilho de suas últimas considerações. A idéia de Deus é, (sucintamente e em minha opinião, claro), ter em quem acreditar, uma força superior a velar por nós e de alguma forma a nos mostrar o melhor caminho. É ter algo a temer, e ao mesmo tempo, algo em que se amparar. Quem crê em Deus molda seus atos baseado Nele, em seus ensinamentos, principalmente no respeito ao próximo, e ao executar tudo isso, torna-se uma pessoa de caráter. Mas ter caráter não é algo restrito à quem tenha alguma crença, aqueles que se colocam como iguais em direitos e deveres, que vivem sob a sombra da ética, do respeito, se colocam no mesmo nível de caráter. Obviamente que crer ou não poderá (ou não) ter uma consequência, mas isso é individual, é escolha de cada um, e em nada precisa, e deve, influenciar a maneira como o indíviduo se porta em sociedade.

    O respeito aos outros vai além de uma religião, é, no mínimo, questão de civilidade.

    Excelente texto!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O ateu está disposto a aceitar e compreender o que crê. E o inverso? A vida tem mostrado que o "fiel" é implacável!

    ResponderExcluir
  3. "Os Ateus são os piores seres humanos do planeta", depois dos religiosos, é claro. (rs)

    ResponderExcluir
  4. Concordo em grau e número com o comentário acima!

    Adianta muito, como os católicos, pregarem, pregarem, pregarem...blá blá blá... e a grande maioria é homosexual e comete abuso com crianças o que é pior! E o infeliz ainda diz que tem Deus no coração! Quem muito fala pouco faz! O único ponto crucial é que assim como, militantes divinos, vegetarianos sem noção (não é meu caso), tem também os ateus, céticos que afrontam de maneira incabível algumas de suas idéias! Se me falassem que Deus é católico ou da Universal do Reino de Deus, viraria uma atéia!!!

    ResponderExcluir
  5. Este texto espera ardentemente que A. Pubbius o comente! Já que Haruhi não liga pra isso...

    Interessante essas questões. Realmente, se olharmos para a Dinamarca, Suécia e outros, e compararmos com Brasil, Itália, México etc., vamos perceber isso na prática. Vamos perceber que isso tem fundamento, mesmo.

    Infelizmente.

    Digo infelizmente, no estrito caso dos religiosos... ou melhor, de quase a totalidade deles, das alas mais fundamentalistas/radicais (mulçumanos xiitas, rabinos judeus hashiditas, cristãos liberais/modernistas etc)

    Realmente, isso dá pano pra manga!

    Digi-Alchemist

    ResponderExcluir
  6. Tem que ser burro para acreditar em deus,

    sou ateu, e tenho medo desses religiosos

    malucos fanáticos...

    ResponderExcluir
  7. Para Ateus e Crentes e Religiosos.

    Concordo com o Cleiton, existem bons e maus ateus, como também bons e maus religiosos.
    O que manda é o fator pessoal, porque existem boas e más pessoas. Até porque o conceito de bom e de mal é bem relativo.
    Conheci pessoas honradas , trabalhadores que se diziam ateus, pois não acreditavam em Deus, pois se ele realmente existisse não ocorreiam todos os males que nos afligem, doenças , catástrofes, et.
    Tal pensamento não deixa de ter certa lógica. Conclui-se, então que o não existe não é Deus propriamente, mas o Deus da maneira que colocado pelas religiões.
    Como já disse, a razão de todas as crenças está na grande indagação que o ser humano tem, que é realmente saber o porque da sua existência.

    Abre-se então uma enorme brecha para as religiões que tentam explicar e convencer as pessoas. E quando essas explicações se mostram absurdas e até fantasiosas, eles afirmam que é preciso ter fé. Aquele que não demonstrar fé é rotulado de ateu, infiel etc.
    Ou seja ter fé, é abrir mão de pensar e raciocinar.
    Uma coisa eu sempre falo para os ateus, basta que eles observem a vida em todas as suas formas de manifestação, e verão que é uma criação inteligente, logo teve um criador.
    Agora. atribuir a esse CRIADOR, uma série de qualidades, como extrema bondade ou a capacidade de interferir diretamente na vida das pessoas é outra coisa bem diferente.
    Partindo da premissa que somos criatura, por razões intrisicas , jamais conseguiremos entender a razão da criação, pois estaríamos nos nivelando ao criador.
    Mesmo assim, se acreditarmos no CRIADOR, chamado pelos religiosos de Deus e seguirmos os ensinamentos a ele atribuídos , pricipalmente aquele que diz que não façamos a outrem aquilo que não queremos que nos façam, estaremos no caminho certo, e de algum modo dando razão a nossa existência, sejamos ateus ou não.

    ResponderExcluir
  8. Os religiosos, principalmente os que se dizem donos sa verdades, como OS ADVENTISTAS,MORMONS E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ,são fanaticos e não respeitam as opiniões alheias

    ResponderExcluir