terça-feira, 3 de novembro de 2009

Coincidências - 1ª Parte

por Bruce Martin



"Você não acredita em telepatia?" - Meu amigo, um profissional sóbrio, pareceu surpreso.

"Você acredita?!" - Eu perguntei.

"Claro! Muitas vezes em que eu estava na rua à noite e, repentinamente, fiquei preocupado com meus filhos. Quando ligo pra casa, fico sabendo que um deles está doente, se machucou ou teve pesadelos. Que outra explicação você tem pra isso?"

Tais episódios acontecem a todos nós e é comum escutar as pessoas dizerem "Isto não pode ser só coincidência."

Atualmente a explicação que muitas pessoas alcançam envolve telepatia ou habilidades psíquicas. Mas será que nós devemos nos entregar assim prontamente nos braços de um reino místico? Esses casos não podem ser realmente coincidência?

Há dois fatos a respeito de coincidências que a maioria das pessoas não conhece:

Primeiro, nós tendemos a reforçar o significado de coincidências, tanto acordado como em sonhos, nas nossas memórias. Eventos comuns, isto é, que não tem nada demais, não ficam registrados em nossas memórias com a mesma intensidade.

Segundo, nós falhamos em compreender se os eventos altamente improváveis que ocorrem todos os dias a todos nós, são realmente difíceis de acontecer. É impossível estimar as probabilidades dos eventos coincidentes que ocorrem em nossas vidas diárias. Nós freqüentemente tendemos a atribuir às coincidências uma probabilidade menor do que elas tem de acontecer.

Entretanto, é possível calcular as probabilidades de alguns eventos aparentemente improváveis com exatidão. Os exemplos que virão nas postagens seguintes fornecerão pistas de como nossas expectativas fogem da realidade.

Continua...

3 comentários:

  1. Cleiton,

    Esse é um ponto que sempre me deixou pensando. Coincidências assim aconteceram várias vezes em minha vida - em geral no que tange à segurança de minha família...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não foi Nelson Rodrigues que teria dito que vê Deus nas coincidências, mas que há coincidências demais?

    O que me diz?

    ResponderExcluir