É difícil de acreditar, mas aqui estamos às portas de concluir a primeira década do século XXI.
Você se recorda de toda aquelas comemorações na virada do terceiro milênio? Pois é, já se passaram 10 anos!
O ano 2000 começou com surpresas como, por exemplo, o Papa João Paulo II pedindo perdão pelos erros cometidos pela Igreja Católica nos últimos 2000 anos, entre eles a Inquisição, as Cruzadas, o desrespeito às outras religiões e culturas na catequização, e a hostilização ao povo judeu. Gesto surpreendente de um líder cuja denominação religiosa advoga até hoje o dogma da infalibilidade papal (bem, mas aí quem errou não foram os Papas e sim a igreja).
Ainda neste ano, aqui no Brasil, comemoramos os 500 anos de descobrimento vendo a ex-esposa do prefeito da maior cidade do país o denunciando por corrupção e assistindo à prisão do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto.
No mundo, tivemos desastres marcantes como a queda do Concorde da Air France, o submarino russo que afundou e a maior de todas as tragédias que foi a eleição do presidente americano George Bush. Mas em contrapartida, a ciência continuou avançando e foi anunciado o primeiro rascunho da sequência completa do genoma humano.

Entramos no ano 2001. O ano parecia transcorrer em relativa tranquilidade quando de repente, BUM! Os atentados terroristas ao World Trade Center em Nova Iorque e no Pentágono em Washington, mudam radicalmente o mundo como um todo.
Todos olhavam para o ano 2002 com grande receio pelo o que viria pela frente, mas por mais incrível que pareça, este ano não aconteceu quase nada de muito importante. Aqui no Brasil tivemos a eleição presidencial com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT com mais de 53 milhões de votos. E no mundo, mais precisamente na Europa, começaram a circular as notas e moedas de Euro. Talvez aquilo que mais marcou este ano para nós brasileiros foi a conquista do penta campeonato mundial de futebol.
As expectativas e receios foram transferidos para o ano 2003 e neste aspecto sombrio ele não decepcionou. O ano começou com a tragédia da explosão da nave Columbia e continuou com a invasão do Iraque pelos Estados Unidos em um conflito que na verdade era apenas uma continuação da Guerra do Golfo de 1991.

Depois de massacrar o Iraque, já em 2004, G.W.Bush admite que Saddam Hussein não possuía armas de destruição em massa. Porém, o que mais marcou este ano foi o terremoto no Oceano Índico, seguido de Tsunamis que provocaram a destruição nos países do Sudeste Asiático e vitimou em torno de 398.000 vidas.
O ano 2005 continuou preocupando, pois já começava com o segundo mandato do presidente Bush nos EUA, seguida da morte do Papa João Paulo II. No Brasil estourava a vergonha do Mensalão com tanto alvoroço para acabar dando em nada. Ainda nos EUA, o furacão Katrina destruiu os diques de proteção e afundou a cidade de Nova Orleans, causando muitas mortes e destruição também nos estados da Flórida, Mississippi e Louisiana.
.jpg)
Em 2006 Evo Morales assumiu a presidência da Bolívia e decretou a nacionalização dos hidrocarbonetos (gás natural) e petróleo, fazendo com que tropas do exército boliviano ocupassem uma das instalações da Petrobrás. Enquanto isto, na região sudeste do Brasil, o PCC aterrorizava geral. A queda do vôo 1907 da Gol trouxe à tona os graves problemas estruturais no controle do tráfego aéreo instaurando no Brasil o colapso do sistema e gerando atrasos em todos os aeroportos. Fechamos este ano com Lula sendo reeleito e Saddan Hussein sendo executado na forca.
O caos aéreo continuou em 2007 e tivemos até a paralisação do Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro no mês de março. Estes problemas mal foram contornados e presenciamos mais uma tragédia aérea com a queda em São Paulo do Airbus da TAM. Mas nem todas as notícias eram ruins em relação ao Brasil, pois a Petrobras anunciou a descoberta da bacia gigante de petróleo e gás no litoral de Santos, estimada em seis bilhões de barris, transformando o Brasil numa nação exportadora de petróleo.
O ano passado, 2008, foi o ano da crise financeira mundial que se mostrou ser a pior desde 1929. No Brasil o impacto foi sentido, porém em proporções menos graves que nos Estados Unidos e Europa.
.jpg)
E chegamos em 2009. O ano em que tivemos que aprender a conviver com o medo da gripe A, pois muitos não sabiam onde terminava o sensacionalismo da mídia e começava a realidade. Mesmo não sendo um vírus tão letal como o da gripe espanhola, foi com certeza a 1º pandemia do século XXI e do 3º milênio. Talvez a única notícia que tenha superado em impacto ao da pandamemia foi a da morte de Michael Jackson em junho.
É claro que tivemos outros acontecimentos importantes em 2009, como a posse nos Estados Unidos do primeiro presidente negro naquele país, o primeiro teletransporte de informação quântica entre dois átomos separados à distância de um metro, a queda do vôo da Air France no Oceano Atlântico matando 228 pessoas (sendo 58 brasileiros), e um homem de 73 anos teve parte de sua visão recuperada após ficar na escuridão por mais de 30 anos graças a um olho biônico.
Bem, não tive a pretensão de fazer uma retrospectiva elaborada, mas apenas destacar os acontecimentos que mais me chamaram a atenção nestes últimos 10 anos.
Mas o ano ainda não terminou. Temos ainda um pouco mais de 24 horas antes que esta década acabe e iniciemos uma nova fase.
Nova fase? Na verdade será apenas a sequência da vida neste mundo que continua girando.

O pior está no futuro? O que dizer de dezembro de 2012?
ResponderExcluirFeliz ano novo!
Hello Cleiton!
ResponderExcluirAntes quero agradecer você por seu comentário em meu simples Blog.
Eu ler tudo que escreveu em seu post e no fim: "Nova fase? Na verdade será apenas a sequência da vida neste mundo que continua girando", achei muito bom, porque por exemplo, meu povo segue outro calendário e estamos já no ano 5770...
Sobre tudo que eu ler, Eu pensar que nós humanos apenas seguimos vivendo a vontade maior de nosso Pai Eterno - Elohim!
Desejo Amor e Paz para todos os seus amados.
Adelle
Pois é Cleiton,
ResponderExcluirAcabei de assistir à queima de fogos pela TV. O ano se foi e Janeiro está aí, mais uma vez, e com eles o IPTU, IPVA, despesas escolares, etc.
Tudo muda e nada muda...