quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva da Primeira Década de um Novo Século e um Novo Milênio

.
É difícil de acreditar, mas aqui estamos às portas de concluir a primeira década do século XXI.

Você se recorda de toda aquelas comemorações na virada do terceiro milênio? Pois é, já se passaram 10 anos!


O ano 2000 começou com surpresas como, por exemplo, o Papa João Paulo II pedindo perdão pelos erros cometidos pela Igreja Católica nos últimos 2000 anos, entre eles a Inquisição, as Cruzadas, o desrespeito às outras religiões e culturas na catequização, e a hostilização ao povo judeu. Gesto surpreendente de um líder cuja denominação religiosa advoga até hoje o dogma da infalibilidade papal (bem, mas aí quem errou não foram os Papas e sim a igreja).

Ainda neste ano, aqui no Brasil, comemoramos os 500 anos de descobrimento vendo a ex-esposa do prefeito da maior cidade do país o denunciando por corrupção e assistindo à prisão do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto.

No mundo, tivemos desastres marcantes como a queda do Concorde da Air France, o submarino russo que afundou e a maior de todas as tragédias que foi a eleição do presidente americano George Bush. Mas em contrapartida, a ciência continuou avançando e foi anunciado o primeiro rascunho da sequência completa do genoma humano.


Entramos no ano 2001. O ano parecia transcorrer em relativa tranquilidade quando de repente, BUM! Os atentados terroristas ao World Trade Center em Nova Iorque e no Pentágono em Washington, mudam radicalmente o mundo como um todo.

Todos olhavam para o ano 2002 com grande receio pelo o que viria pela frente, mas por mais incrível que pareça, este ano não aconteceu quase nada de muito importante. Aqui no Brasil tivemos a eleição presidencial com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT com mais de 53 milhões de votos. E no mundo, mais precisamente na Europa, começaram a circular as notas e moedas de Euro. Talvez aquilo que mais marcou este ano para nós brasileiros foi a conquista do penta campeonato mundial de futebol.

As expectativas e receios foram transferidos para o ano 2003 e neste aspecto sombrio ele não decepcionou. O ano começou com a tragédia da explosão da nave Columbia e continuou com a invasão do Iraque pelos Estados Unidos em um conflito que na verdade era apenas uma continuação da Guerra do Golfo de 1991.


Depois de massacrar o Iraque, já em 2004, G.W.Bush admite que Saddam Hussein não possuía armas de destruição em massa. Porém, o que mais marcou este ano foi o terremoto no Oceano Índico, seguido de Tsunamis que provocaram a destruição nos países do Sudeste Asiático e vitimou em torno de 398.000 vidas.

O ano 2005 continuou preocupando, pois já começava com o segundo mandato do presidente Bush nos EUA, seguida da morte do Papa João Paulo II. No Brasil estourava a vergonha do Mensalão com tanto alvoroço para acabar dando em nada. Ainda nos EUA, o furacão Katrina destruiu os diques de proteção e afundou a cidade de Nova Orleans, causando muitas mortes e destruição também nos estados da Flórida, Mississippi e Louisiana.


Em 2006 Evo Morales assumiu a presidência da Bolívia e decretou a nacionalização dos hidrocarbonetos (gás natural) e petróleo, fazendo com que tropas do exército boliviano ocupassem uma das instalações da Petrobrás. Enquanto isto, na região sudeste do Brasil, o PCC aterrorizava geral. A queda do vôo 1907 da Gol trouxe à tona os graves problemas estruturais no controle do tráfego aéreo instaurando no Brasil o colapso do sistema e gerando atrasos em todos os aeroportos. Fechamos este ano com Lula sendo reeleito e Saddan Hussein sendo executado na forca.


O caos aéreo continuou em 2007 e tivemos até a paralisação do Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro no mês de março. Estes problemas mal foram contornados e presenciamos mais uma tragédia aérea com a queda em São Paulo do Airbus da TAM. Mas nem todas as notícias eram ruins em relação ao Brasil, pois a Petrobras anunciou a descoberta da bacia gigante de petróleo e gás no litoral de Santos, estimada em seis bilhões de barris, transformando o Brasil numa nação exportadora de petróleo.

O ano passado, 2008, foi o ano da crise financeira mundial que se mostrou ser a pior desde 1929. No Brasil o impacto foi sentido, porém em proporções menos graves que nos Estados Unidos e Europa.


E chegamos em 2009. O ano em que tivemos que aprender a conviver com o medo da gripe A, pois muitos não sabiam onde terminava o sensacionalismo da mídia e começava a realidade. Mesmo não sendo um vírus tão letal como o da gripe espanhola, foi com certeza a 1º pandemia do século XXI e do 3º milênio. Talvez a única notícia que tenha superado em impacto ao da pandamemia foi a da morte de Michael Jackson em junho.

É claro que tivemos outros acontecimentos importantes em 2009, como a posse nos Estados Unidos do primeiro presidente negro naquele país, o primeiro teletransporte de informação quântica entre dois átomos separados à distância de um metro, a queda do vôo da Air France no Oceano Atlântico matando 228 pessoas (sendo 58 brasileiros), e um homem de 73 anos teve parte de sua visão recuperada após ficar na escuridão por mais de 30 anos graças a um olho biônico.

Bem, não tive a pretensão de fazer uma retrospectiva elaborada, mas apenas destacar os acontecimentos que mais me chamaram a atenção nestes últimos 10 anos.

Mas o ano ainda não terminou. Temos ainda um pouco mais de 24 horas antes que esta década acabe e iniciemos uma nova fase.

Nova fase? Na verdade será apenas a sequência da vida neste mundo que continua girando.

3 comentários:

  1. O pior está no futuro? O que dizer de dezembro de 2012?

    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. Hello Cleiton!

    Antes quero agradecer você por seu comentário em meu simples Blog.

    Eu ler tudo que escreveu em seu post e no fim: "Nova fase? Na verdade será apenas a sequência da vida neste mundo que continua girando", achei muito bom, porque por exemplo, meu povo segue outro calendário e estamos já no ano 5770...

    Sobre tudo que eu ler, Eu pensar que nós humanos apenas seguimos vivendo a vontade maior de nosso Pai Eterno - Elohim!

    Desejo Amor e Paz para todos os seus amados.
    Adelle

    ResponderExcluir
  3. Pois é Cleiton,

    Acabei de assistir à queima de fogos pela TV. O ano se foi e Janeiro está aí, mais uma vez, e com eles o IPTU, IPVA, despesas escolares, etc.

    Tudo muda e nada muda...

    ResponderExcluir