segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Álcool é uma Droga Depressora

por Cleiton Heredia


O álcool é a substância psicoativa mais consumida pela humanidade. Está presente na maioria das cerimônias sociais, festas, rituais religiosos e momentos de lazer e descontração.

É interessante observar que a maioria dos países do mundo possui algum tipo de bebida alcoólica típica que é vista como motivo de orgulho pelos seus habitantes, por exemplo:

- Escócia = Uísque
- México = Tequila
- Brasil = Cachaça
- Japão = Saquê
- União Soviética = Vodka
- França = Champagne

O Brasil é o maior consumidor mundial de destilados e o quinto maior produtor de cerveja.


A ingestão de bebida alcoólica pela raça humana é tão antiga quanto à história do próprio homem. Documentos arqueológicos demonstram que o consumo de álcool pelo ser humano data de aproximadamente 6000 a.C.. Ela já foi considerada como uma bebida divina e também como remédio para diversos tipos de enfermidade.

Existe um mito comumente aceito de que o álcool é um produto estimulante. Na realidade o álcool é uma droga depressiva. O que acontece de fato é que o álcool entorpece o cérebro e diminui a inibição criando uma falsa sensação de excitação.

Como uma droga depressora as bebidas alcoólicas provocam efeitos similares aos da depressão como torpor, tonturas, distúrbios no sono, enjôo, vômitos, fala incompreensível, reflexos comprometidos e ressaca. Além disto, afeta o cérebro diretamente na memória, aprendizagem, motivação e autocontrole, sem falar no prejuízo aos demais órgãos do corpo, como o coração, fígado, estômago, etc.

Sendo assim, por que então temos em nossa sociedade tantos jovens inteligentes e bem esclarecidos que fazem uso frequente das bebidas alcoólicas?

Na próxima postagem eu explico!

3 comentários: