por Cleiton Heredia
O dicionário Houaiss da língua portuguesa traz para a palavra abstêmio: que ou o que não ingere ou ingere muito pouco bebidas alcoólicas, moderado, sóbrio.
Popularmente falando é a pessoa que se abstém do uso de drogas de forma geral, porém mais especificamente de bebidas alcoólicas.
Alguns direcionados por princípios hedonistas entendem que abstêmio é uma pessoa fraca que se rende a tentação de negar um prazer a si próprio. Achei curiosa esta inversão de valores e fiquei imaginando o que seria de nossa sociedade se educássemos os nossos filhos assim: "Filho resista à tentação de não experimentar o barato que é cheirar uma carreirinha de cocaína. Isto é para os fracos que tem medo de sentir prazer. Você é forte, toma aqui o dinheiro e vai logo comprar um papelote".
Entendo que podem existir três motivações principais para uma pessoa escolher ser abstêmio em relação ao consumo de bebidas alcoólicas:
1- Princípios Religiosos: Algumas religiões recriminam o consumo de bebidas alcoólicas como, por exemplo, o islamismo.
2- Princípios de Saúde: Algumas pessoas se privam do consumo de bebidas alcoólicas devido a algum tipo de limitação física (doença) ou simplesmente na tentativa de serem mais saudáveis (pensamento de alguns poucos atletas de alta performance).
3- Gosto Pessoal: Tem gente que simplesmente não gosta de bebida alcoólica. Uns pelo sabor e outros pela sensação que ela provoca durante ou depois.
Já pertenci ao grupo número 1, porém a religião a qual pertencia tinha como principal argumentação a do grupo número 2, ou seja, não havia nenhuma proibição tão contundente quanto no islamismo, mas apenas uma orientação (recomendação) com base nos princípios de saúde.
Muito embora ainda mantenha praticamente os mesmos princípios de saúde do tempo em que eu era um religioso, pois não deixei de ver no álcool uma perniciosa droga socialmente aceita, entendo que tal postura poderia ser facilmente rebatida por alguém que faz uso das bebidas alcoólicas de forma super moderada e esporádica (um verdadeiro bebedor social).
Acredito que até poderia tornar-me um bebedor social sem transgredir os princípios de saúde que defendo, caso não fosse um pequeno "grande" detalhe: "EU NÃO GOSTO DE BEBIDA ALCOÓLICA!"
O sabor de algumas até que é apreciável, mas eu detesto a sensação de sentir-me meio "zonzo" e não conseguir raciocinar com clareza ou ter a minha coordenação motora comprometida. Isto sem falar no trauma de ter tido um pai que bebeu muito e fez muita "merda" (com o perdão da expressão) quando estava bêbado.
Portanto, quando me convidarem para algum tipo de reunião social, fiquem todos muito a vontade para tomar o que quiserem, pois não sou aquele tipo de abstêmio chato que fica recriminando e se achando melhor do que os outros só porque pensa de forma diferente. Se me pedirem posso até levar uma garrafa de vinho para o encontro e quem sabe degustar um pouco. Só não fiquem torrando minha paciência para beber mais do que eu quero ou tirando sarro só porque escolhi me "embebedar" com água tônica.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
O que acontece no seu organismo quando você bebe uma simples latinha de cerveja?
por Cleiton Heredia
Vamos utilizar aqui a quantidade de uma lata de cerveja de 350 ml como exemplo, mas poderíamos substituí-la por um cálice de vinho de 150 ml ou uma dose de uísque de 40 ml, pois todos estes possuem uma quantidade equivalente de álcool, ou seja, 14 mg de álcool.
O principal ingrediente das bebidas alcoólicas é a molécula de etanol que já começa a entrar na corrente sanguínea a partir do primeiro gole através da mucosa da boca.
Depois disto o líquido passa pelo esôfago e chega rapidamente ao estômago. Até este momento cerca de 25% do álcool ingerido já está circulando no sangue. Os 75% restantes cairão na corrente sanguínea quando o líquido chega ao intestino delgado (órgão de alto poder de absorção devido estar cheio de vasos e membranas permeáveis).
Calcula-se que o tempo médio para que todas as moléculas de etanol ingeridas passem para a corrente sanguínea varie de 15 a 60 minutos. Vários são os fatores que influenciam na velocidade de absorção do álcool pelo organismo, tais como a velocidade que a pessoa bebe ou quantidade de alimento no estômago. É uma idiotice pensar que beber de estômago cheio evita que o álcool seja absorvido em sua totalidade pelo organismo. Só vai demorar um pouco mais!
Uma vez no sangue, o etanol irá ser transportado para todos os tecidos do corpo que possuem células com alta concentração de água. Entre os mais atingidos temos:
O CÉREBRO: as primeiras moléculas de etanol que chegam ao cérebro irão estimular os neurônios a liberarem uma quantidade extra de Serotonina, que é um neurotransmissor responsável por estabelecer conexões químicas entre os neurônios regulando assim o prazer, o humor e a ansiedade. Aqui está a razão do álcool inicialmente relaxar a pessoa e deixá-la mais desinibida e eufórica.
Como a pessoa segue bebendo, o etanol passará a inibir a liberação de um neurotransmissor chamado Glutamato. Este neurotransmissor é responsável por controlar o Ácido gama-aminobutírico (GABA) que é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos. Sem o Glutamato, o GABA é liberado de forma descontrolada no cérebro e aí ferrou! Os neurônios reduzem sua atividade e a pessoa começa a perder o bom senso ficando inoportuna com aquele papo sem noção e aquelas piadinhas sem graça (e o pior é que acham que estão abafando).
O ESTÔMAGO: O etanol das bebidas alcoólicas tem a propriedade de irritar a mucosa do estômago, dificultando a digestão e aumentando a produção de ácido gástrico neste órgão. Não é para menos que a pessoa sinta algum tipo de enjôo e tenha até vontade chamar o "Hugo". O vômito nada mais é que um mecanismo de defesa comandado pelo cérebro frente à agressão do etanol no estômago.
OS RINS: A quantidade de água absorvida pelos rins é controlada pelos hormônios produzidos em uma glândula no cérebro chamada Hipófise. O etanol irá inibir esta glândula e consequentemente descontrolará esta absorção de líquido pelos rins. Aqui está a razão pela qual uma pessoa que bebe acaba fazendo muito xixi. Na verdade não está sendo eliminado apenas o líquido ingerido na bebida alcoólica, mas também a água armazenada no organismo através das células, desidratando o organismo e desequilibrando algumas funções vitais.
O CORAÇÃO: Um efeito colateral da eliminação descontrolada de líquido pelo organismo está na perda de alguns minerais que ajudam a manter os batimentos cardíacos estáveis.
O FÍGADO: 90% das moléculas de etanol são metabolizadas neste órgão, ou seja, quanto mais uma pessoa bebe mais este órgão será forçado a trabalhar. A metabolização do etanol nada mais é do que quebrar as suas moléculas em partes menores para facilitar sua eliminação. Este órgão precisará de cerca de uma hora para metabolizar todo o etanol contido em uma simples latinha de cerveja. Caso a pessoa beba mais rápido do que isto, o etanol passará a intoxicar o organismo.
Portanto, eu até me arriscaria a dizer para aqueles que são maiores de 18 anos que, pelo ponto de vista das consequências químicas no organismo, não haveria tanto risco em se tomar uma simples latinha de cerveja (UMA SÓ!!! ENTENDEU?). Mas sabemos que os riscos do álcool não se limitam às suas consequências químicas, pois existem ainda os fatores psicológicos que devem ser considerados com muito critério.
Vamos utilizar aqui a quantidade de uma lata de cerveja de 350 ml como exemplo, mas poderíamos substituí-la por um cálice de vinho de 150 ml ou uma dose de uísque de 40 ml, pois todos estes possuem uma quantidade equivalente de álcool, ou seja, 14 mg de álcool.
O principal ingrediente das bebidas alcoólicas é a molécula de etanol que já começa a entrar na corrente sanguínea a partir do primeiro gole através da mucosa da boca.
Depois disto o líquido passa pelo esôfago e chega rapidamente ao estômago. Até este momento cerca de 25% do álcool ingerido já está circulando no sangue. Os 75% restantes cairão na corrente sanguínea quando o líquido chega ao intestino delgado (órgão de alto poder de absorção devido estar cheio de vasos e membranas permeáveis).
Calcula-se que o tempo médio para que todas as moléculas de etanol ingeridas passem para a corrente sanguínea varie de 15 a 60 minutos. Vários são os fatores que influenciam na velocidade de absorção do álcool pelo organismo, tais como a velocidade que a pessoa bebe ou quantidade de alimento no estômago. É uma idiotice pensar que beber de estômago cheio evita que o álcool seja absorvido em sua totalidade pelo organismo. Só vai demorar um pouco mais!
Uma vez no sangue, o etanol irá ser transportado para todos os tecidos do corpo que possuem células com alta concentração de água. Entre os mais atingidos temos:
O CÉREBRO: as primeiras moléculas de etanol que chegam ao cérebro irão estimular os neurônios a liberarem uma quantidade extra de Serotonina, que é um neurotransmissor responsável por estabelecer conexões químicas entre os neurônios regulando assim o prazer, o humor e a ansiedade. Aqui está a razão do álcool inicialmente relaxar a pessoa e deixá-la mais desinibida e eufórica.
Como a pessoa segue bebendo, o etanol passará a inibir a liberação de um neurotransmissor chamado Glutamato. Este neurotransmissor é responsável por controlar o Ácido gama-aminobutírico (GABA) que é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central dos mamíferos. Sem o Glutamato, o GABA é liberado de forma descontrolada no cérebro e aí ferrou! Os neurônios reduzem sua atividade e a pessoa começa a perder o bom senso ficando inoportuna com aquele papo sem noção e aquelas piadinhas sem graça (e o pior é que acham que estão abafando).
O ESTÔMAGO: O etanol das bebidas alcoólicas tem a propriedade de irritar a mucosa do estômago, dificultando a digestão e aumentando a produção de ácido gástrico neste órgão. Não é para menos que a pessoa sinta algum tipo de enjôo e tenha até vontade chamar o "Hugo". O vômito nada mais é que um mecanismo de defesa comandado pelo cérebro frente à agressão do etanol no estômago.
OS RINS: A quantidade de água absorvida pelos rins é controlada pelos hormônios produzidos em uma glândula no cérebro chamada Hipófise. O etanol irá inibir esta glândula e consequentemente descontrolará esta absorção de líquido pelos rins. Aqui está a razão pela qual uma pessoa que bebe acaba fazendo muito xixi. Na verdade não está sendo eliminado apenas o líquido ingerido na bebida alcoólica, mas também a água armazenada no organismo através das células, desidratando o organismo e desequilibrando algumas funções vitais.
O CORAÇÃO: Um efeito colateral da eliminação descontrolada de líquido pelo organismo está na perda de alguns minerais que ajudam a manter os batimentos cardíacos estáveis.
O FÍGADO: 90% das moléculas de etanol são metabolizadas neste órgão, ou seja, quanto mais uma pessoa bebe mais este órgão será forçado a trabalhar. A metabolização do etanol nada mais é do que quebrar as suas moléculas em partes menores para facilitar sua eliminação. Este órgão precisará de cerca de uma hora para metabolizar todo o etanol contido em uma simples latinha de cerveja. Caso a pessoa beba mais rápido do que isto, o etanol passará a intoxicar o organismo.
Portanto, eu até me arriscaria a dizer para aqueles que são maiores de 18 anos que, pelo ponto de vista das consequências químicas no organismo, não haveria tanto risco em se tomar uma simples latinha de cerveja (UMA SÓ!!! ENTENDEU?). Mas sabemos que os riscos do álcool não se limitam às suas consequências químicas, pois existem ainda os fatores psicológicos que devem ser considerados com muito critério.
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Saúde
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Mágica com Pombos
por Cleiton Heredia
Um dos segmentos mais impactante da mágica são os números feitos com pombos. Não tem como não ficar encantado com um número bem feito onde os animaizinhos surgem das formas mais impossíveis e inexplicáveis.
Sei que existem alguns que vêem com maus olhos os mágicos que utilizam pombos em suas apresentações, alegando que estes animais são mal tratados e passam por sofrimentos nos treinamentos. Bem, eu confesso que eu era um destes que não gostava muito de ver números feitos com pombos, pois tinha a mesma desconfiança.
Porém, após assistir uma brilhante palestra de um mágico que participa do mesmo grupo de estudo do qual eu faço parte, e que é um dos maiores especialistas no Brasil na arte da ilusão com pombos, Giovanni Bright, mudei completamente de idéia.
Muito embora no passado alguns mágicos tivessem se utilizado de algumas técnicas na criação e treinamento de pombos que de alguma forma traziam sofrimentos a estes animaizinhos, hoje em dia isto não acontece mais.
Na palestra, o grande ilusionista Giovanni Bright explicou em detalhes como estes animais são tratados e treinados. Confesso que cheguei até a sentir inveja dos bichinhos tamanho o carinho e cuidado que ele tem com cada um deles.
Ele conhece a cada um pelos seus nomes, os alimenta pessoalmente e individualmente com aquilo que tem de melhor para a saúde deles, dá vitaminas, lixa suas unhas e seu biquinho, eles tomam banho, recebem atenção diária com muito carinho e são treinados com modernas técnicas que qualquer sociedade protetora dos animais aprovaria com certeza.
Durante a apresentação... bem, não poderei falar muito para acabar não revelando alguns segredos, mas garanto que eles não ficam esmagados ou sufocados em algum tipo de lugar desconfortável. Muito pelo contrário! Tudo é planejado para que os animaizinhos tenham o máximo de conforto e não fiquem estressados.
O ilusionista Giovanni Bright usa em seu repertório lindos pombinhos brancos que estão com ele a mais de 10 anos e que se sentem muito tranquilos e confortáveis ao seu lado.
Logo abaixo você poderá assistir a um belo número de ilusionismo com pombos:
Um dos segmentos mais impactante da mágica são os números feitos com pombos. Não tem como não ficar encantado com um número bem feito onde os animaizinhos surgem das formas mais impossíveis e inexplicáveis.
Sei que existem alguns que vêem com maus olhos os mágicos que utilizam pombos em suas apresentações, alegando que estes animais são mal tratados e passam por sofrimentos nos treinamentos. Bem, eu confesso que eu era um destes que não gostava muito de ver números feitos com pombos, pois tinha a mesma desconfiança.
Porém, após assistir uma brilhante palestra de um mágico que participa do mesmo grupo de estudo do qual eu faço parte, e que é um dos maiores especialistas no Brasil na arte da ilusão com pombos, Giovanni Bright, mudei completamente de idéia.
Muito embora no passado alguns mágicos tivessem se utilizado de algumas técnicas na criação e treinamento de pombos que de alguma forma traziam sofrimentos a estes animaizinhos, hoje em dia isto não acontece mais.
Na palestra, o grande ilusionista Giovanni Bright explicou em detalhes como estes animais são tratados e treinados. Confesso que cheguei até a sentir inveja dos bichinhos tamanho o carinho e cuidado que ele tem com cada um deles.
Ele conhece a cada um pelos seus nomes, os alimenta pessoalmente e individualmente com aquilo que tem de melhor para a saúde deles, dá vitaminas, lixa suas unhas e seu biquinho, eles tomam banho, recebem atenção diária com muito carinho e são treinados com modernas técnicas que qualquer sociedade protetora dos animais aprovaria com certeza.
Durante a apresentação... bem, não poderei falar muito para acabar não revelando alguns segredos, mas garanto que eles não ficam esmagados ou sufocados em algum tipo de lugar desconfortável. Muito pelo contrário! Tudo é planejado para que os animaizinhos tenham o máximo de conforto e não fiquem estressados.
O ilusionista Giovanni Bright usa em seu repertório lindos pombinhos brancos que estão com ele a mais de 10 anos e que se sentem muito tranquilos e confortáveis ao seu lado.
Logo abaixo você poderá assistir a um belo número de ilusionismo com pombos:
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Mágica
sábado, 26 de junho de 2010
Celebrando a Vida (da minha esposa)
Acorda, o dia já nasceu!
Olha o sol, olha a chuva, olha a vida acontecendo...
Abre teus olhos e sente, são teus olhos que vêem e experimentam todas as cores,
são tuas mãos que tocam o mundo, é teu espírito que toca a vida, trazendo ao teu coração a certeza de que tudo está disponível para que tu despertes contente.
Tantas coisas te esperam neste dia...
Dá a chance para que teu ser esteja presente a cada momento, dá a oportunidade para que teu ser cresça, expanda rumo à luz amorosa que sempre está a te iluminar mesmo quando não sentes a sua presença...
Dá tempo, dá carinho a ti mesmo.
Ouve a tua verdade, tuas necessidades...
Dá amor, dá alegria a ti e a todos aqueles que cruzarem o teu caminho neste dia.
Alimenta este estado, pois tua vida começa aqui, agora, neste momento.
Preserva as águas límpidas que banham teu ser, rega as flores que perfumam tuas mãos,
traz o silêncio para dentro de ti quando teus olhos se fecharem na ânsia de sentir a amorosidade que avança, mostrando, pouco a pouco, que és parte desta grande celebração que é a vida, a tua vida!
FELIZ ANIVERSÁRIO MÃE!!!
FELIZ ANIVERSÁRIO LU!!!
FELIZ ANIVERSÁRIO MINHA LINDA MULHER!!!
NÓS TE AMAMOS MUITO!!!
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Datas Especiais
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Na Vida Todos Somos Malabaristas
por Cleiton Heredia
A vida muitas vezes se compara a uma performance de malabarismo com cinco bolas:
1- Trabalho
2- Família
3- Saúde
4- Amigos
5- Caráter (sua essência como pessoa)
O que precisamos entender é que a bola "Trabalho" é de borracha. Se a deixarmos cair, ela irá bater no chão e pular para cima. Ela não quebra. O único trabalho que temos é de nos agachar para pegá-la e recomeçar a "brincadeira".
Já as bolas "Família", "Amigos" e "Caráter" são de vidro, mas a bola "Saúde" é feita do cristal mais fino e delicado que se possa imaginar.
Se uma das três bolas de vidro cair no chão, talvez com um pouco de sorte ela não se parta por inteiro, mas apenas rache. É claro que ela ficará permanentemente danificada, mas talvez com uma colinha aqui ou uma fita adesiva ali nós consigamos remendá-la. Ela não terá mais o mesmo brilho e beleza de antes, mas pelo menos não a perderemos totalmente.
A única bola que é de cristal é a "Saúde". Se não a manipularmos com o devido cuidado ou se a deixarmos cair já era!
Portanto, nunca sacrifique as quatro bolas mais frágeis por causa do seu trabalho. Ele é importante, mas se você mantiver as demais bolas intactas, poderá recuperá-lo com relativa facilidade e o show irá continuar.
Mais um detalhe muito importante. Caso uma das bolas de vidro se quebre de forma irrecuperável, você pode até tentar continuar fazendo malabarismo com apenas quatro bolas. Conheço alguns que conseguiram quebrar todas as três bolas de vidro, mas continuam movimentando as duas que restaram. Porém, eles mesmos, depois de um tempo, reconhecem que malabarismo com duas bolas é muito chato e admitem que são pessoas muito infelizes.
Isto já não acontece se a bola de cristal se quebrar. Existe uma propriedade imutável no malabarismo da vida que impede que você continue se apresentando caso deixe a bola de cristal cair. Não existe malabarismo sem a bola de cristal, pois ela é a bola chave que viabiliza a utilização das demais.
Adaptado de um trecho da palestra de Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola.
P.S.: Enquanto escrevia esta postagem recebi a triste notícia de um amigo cuja bola de cristal acabou de se quebrar de forma fatal.
A vida muitas vezes se compara a uma performance de malabarismo com cinco bolas:
1- Trabalho
2- Família
3- Saúde
4- Amigos
5- Caráter (sua essência como pessoa)
O que precisamos entender é que a bola "Trabalho" é de borracha. Se a deixarmos cair, ela irá bater no chão e pular para cima. Ela não quebra. O único trabalho que temos é de nos agachar para pegá-la e recomeçar a "brincadeira".
Já as bolas "Família", "Amigos" e "Caráter" são de vidro, mas a bola "Saúde" é feita do cristal mais fino e delicado que se possa imaginar.
Se uma das três bolas de vidro cair no chão, talvez com um pouco de sorte ela não se parta por inteiro, mas apenas rache. É claro que ela ficará permanentemente danificada, mas talvez com uma colinha aqui ou uma fita adesiva ali nós consigamos remendá-la. Ela não terá mais o mesmo brilho e beleza de antes, mas pelo menos não a perderemos totalmente.
A única bola que é de cristal é a "Saúde". Se não a manipularmos com o devido cuidado ou se a deixarmos cair já era!
Portanto, nunca sacrifique as quatro bolas mais frágeis por causa do seu trabalho. Ele é importante, mas se você mantiver as demais bolas intactas, poderá recuperá-lo com relativa facilidade e o show irá continuar.
Mais um detalhe muito importante. Caso uma das bolas de vidro se quebre de forma irrecuperável, você pode até tentar continuar fazendo malabarismo com apenas quatro bolas. Conheço alguns que conseguiram quebrar todas as três bolas de vidro, mas continuam movimentando as duas que restaram. Porém, eles mesmos, depois de um tempo, reconhecem que malabarismo com duas bolas é muito chato e admitem que são pessoas muito infelizes.
Isto já não acontece se a bola de cristal se quebrar. Existe uma propriedade imutável no malabarismo da vida que impede que você continue se apresentando caso deixe a bola de cristal cair. Não existe malabarismo sem a bola de cristal, pois ela é a bola chave que viabiliza a utilização das demais.
Adaptado de um trecho da palestra de Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola.
P.S.: Enquanto escrevia esta postagem recebi a triste notícia de um amigo cuja bola de cristal acabou de se quebrar de forma fatal.
Postado por
Cleiton Heredia
quinta-feira, 24 de junho de 2010
"Bebo apenas socialmente!"
por Cleiton Heredia
Você já deve ter ouvido esta frase algumas vezes. Talvez até já a tenha utilizado quando questionado se faz uso de bebidas alcoólicas. Mas o que é beber apenas socialmente?
Para uns seria fazer uso do álcool apenas em algumas esporádicas reuniões sociais como uma festa de casamento, um aniversário ou um churrasco de fim de ano da empresa. Já para outros seria tomar umas cervejas com os amigos do trabalho no happy hour de sexta-feira, com a turma do futebol às terças-feiras, com o pessoal da faculdade nas quintas-feiras e com os amigos nas baladas dos sábados à noite.
A frase "Bebo apenas socialmente" não quer dizer nada, mesmo porque a pessoa pode beber apenas uma vez por semana com os amigos, mas quando o faz comete abusos e sempre acaba saindo meio torto.
Querendo passar a idéia de moderação em relação ao consumo de bebida alcoólica algumas pessoas se valem de uma outra frase clássica: "Eu bebo, mas sei quando devo parar". Bem, isto é também extremamente relativo, pois no meu caso sei que devo parar no meio copo de cerveja, enquanto outros, bem mais tolerantes ao efeito do álcool, podem achar que devam parar somente após a terceira garrafa.
Mas falemos de saúde. Será que beber apenas socialmente sabendo quando parar, ou seja, beber de forma moderada não traz prejuízos à saúde?
Alguns dizem que beber de forma moderada não faz mal à saúde e que pode até fazer bem. Aqueles que defendem esta tese costumam recorrer ao exemplo do vinho alegando que está cientificamente provado que um cálice por dia pode diminuir o risco de acidentes cardiovasculares. Aí o sujeito que não bebe um cálice de vinho todos os dias, quando vê uma garrafa quer logo tirar o atraso e acaba bebendo ela toda (como diria Robin, o menino prodígio: Santa ignorância etílica, Batman).
MAS ATENÇÃO PARA DOIS PONTOS MUITO IMPORTANTES:
1º) Aquelas pesquisas realizadas nos anos 1970 e 1980 que indicavam uma redução de 20% a 25% em riscos de doenças cardíacas devido ao consumo moderado de álcool estão sendo recentemente questionadas, pois a maneira com que aqueles estudos eram realizados não permitia que os pesquisadores dissessem com precisão que os resultados eram unicamente ligados à quantidade de álcool consumida.
2º) Segundo pesquisa publicada pela revista médica The Lancet, os benefícios trazidos pelo consumo moderado de álcool podem ser menores que os danos causados por essas doses. O cientista Rod Jackson, da Universidade de Auckland, que liderou uma pesquisa envolvendo consumo moderado de bebidas alcoólicas afirmou:
"Qualquer proteção gerada pelo consumo moderado de bebidas alcoólicas vai ser muito pequeno com relação aos malefícios. As pessoas não podem assumir que beber só traz benefícios para a saúde."
Portanto, com base nestas recentes descobertas, a Drª. Belinda Linden, da Fundação Britânica do Coração, adverte:
"Não podemos encorajar as pessoas a beber dizendo que isso faz bem para o coração, já que existem outros métodos mais seguros de prevenir doenças cardíacas."
Você já deve ter ouvido esta frase algumas vezes. Talvez até já a tenha utilizado quando questionado se faz uso de bebidas alcoólicas. Mas o que é beber apenas socialmente?
Para uns seria fazer uso do álcool apenas em algumas esporádicas reuniões sociais como uma festa de casamento, um aniversário ou um churrasco de fim de ano da empresa. Já para outros seria tomar umas cervejas com os amigos do trabalho no happy hour de sexta-feira, com a turma do futebol às terças-feiras, com o pessoal da faculdade nas quintas-feiras e com os amigos nas baladas dos sábados à noite.
A frase "Bebo apenas socialmente" não quer dizer nada, mesmo porque a pessoa pode beber apenas uma vez por semana com os amigos, mas quando o faz comete abusos e sempre acaba saindo meio torto.
Querendo passar a idéia de moderação em relação ao consumo de bebida alcoólica algumas pessoas se valem de uma outra frase clássica: "Eu bebo, mas sei quando devo parar". Bem, isto é também extremamente relativo, pois no meu caso sei que devo parar no meio copo de cerveja, enquanto outros, bem mais tolerantes ao efeito do álcool, podem achar que devam parar somente após a terceira garrafa.
Mas falemos de saúde. Será que beber apenas socialmente sabendo quando parar, ou seja, beber de forma moderada não traz prejuízos à saúde?
Alguns dizem que beber de forma moderada não faz mal à saúde e que pode até fazer bem. Aqueles que defendem esta tese costumam recorrer ao exemplo do vinho alegando que está cientificamente provado que um cálice por dia pode diminuir o risco de acidentes cardiovasculares. Aí o sujeito que não bebe um cálice de vinho todos os dias, quando vê uma garrafa quer logo tirar o atraso e acaba bebendo ela toda (como diria Robin, o menino prodígio: Santa ignorância etílica, Batman).
MAS ATENÇÃO PARA DOIS PONTOS MUITO IMPORTANTES:
1º) Aquelas pesquisas realizadas nos anos 1970 e 1980 que indicavam uma redução de 20% a 25% em riscos de doenças cardíacas devido ao consumo moderado de álcool estão sendo recentemente questionadas, pois a maneira com que aqueles estudos eram realizados não permitia que os pesquisadores dissessem com precisão que os resultados eram unicamente ligados à quantidade de álcool consumida.
2º) Segundo pesquisa publicada pela revista médica The Lancet, os benefícios trazidos pelo consumo moderado de álcool podem ser menores que os danos causados por essas doses. O cientista Rod Jackson, da Universidade de Auckland, que liderou uma pesquisa envolvendo consumo moderado de bebidas alcoólicas afirmou:
"Qualquer proteção gerada pelo consumo moderado de bebidas alcoólicas vai ser muito pequeno com relação aos malefícios. As pessoas não podem assumir que beber só traz benefícios para a saúde."
Portanto, com base nestas recentes descobertas, a Drª. Belinda Linden, da Fundação Britânica do Coração, adverte:
"Não podemos encorajar as pessoas a beber dizendo que isso faz bem para o coração, já que existem outros métodos mais seguros de prevenir doenças cardíacas."
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Saúde
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Bastidores de uma Copa do Mundo (Acredite se Quiser)
por Cleiton Heredia
O texto abaixo foi extraído do fórum de discussões sobre futebol, Botafogo em Debate, aonde o colunista Jim (João Ignácio Muller) revelou a seguinte história por trás das cenas que rolaram na coletiva do Técnico Dunga logo após o jogo contra a Costa do Marfim, e que podem ser revistas logo abaixo (em duas versões):
VERSÃO GLOBO (com piiiiiiiii)
VERSÃO LEGENDADA:
DUNGA - MESMO SE PERDER DE GOLEADA JÁ É UM VENCEDOR !!!
por Jim em 16/06/2010
O Jornal O Globo em sua primeira página da edição de hoje, quarta feira 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.
Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ?
Vamos aos fatos :
Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.
Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.
Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou :
"Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores..."
Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.
"Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de REPORTAGEM EXCLUSIVA para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma..."
Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!
"Mas..." - prosseguiu dona Fátima - "...esse acordo foi feito ontem entre o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria".
"Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!"
O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.
Dunga pode até perder a classificação, a Copa, seu time pode até tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência.
Dunga, simplesmente, mijou na Vênus Platinada! Uma estátua para ele!!!
DUNGA II - O TSUNAMI NA REDE GLOBO !!!
por Jim em 21/06/2010
Quem presenciou na noite de domingo o editorial do programa “Fantástico” da rede Globo, lido pelo repórter Tadeu Schmidt, há de ter compreendido todo o desespero que se apossou da "Vênus Platinada", em relação ao técnico da seleção brasileira.
Chamando-o de "grosseiro, mal educado" e outros mimos a mais, a poderosa estação do Jardim Botânico viu pela primeira vez em mais de 40 anos, um brasileiro desafiar seu domínio, e literalmente mijar na sua cabeça.
Recordando os fatos mais recentes, inconformado com a proibição das tais "entrevistas exclusivas" que só seriam concedidas à Globo, na sexta feira o Assessor de Imprensa da CBF levou ao técnico Dunga outro memorandum, dessa vez do próprio Presidente Ricardo Teixeira, solicitando que se ordenasse a abertura para que as tais "exclusivas" fossem concedidas.
Dunga então rasgou o memorandum na frente do Assessor de Imprensa e como a reclamação vinha diretamente por ordem da Todo-Poderosa sra. Fátima Bernardes, Prima Dona do jornalismo televisivo, Dunga foi mais uma vez taxativo:
"Diz pro Ricardo que se é o que ele deseja, que coloque essa senhora como treinadora da seleção, eu entrego meu cargo!!!"
Lógico que o técnico permaneceu. Dona Fátima então, sentindo-se "desprestigiada", alegou um problema de "cordas vocais" e teria tomado o primeiro avião retornando ao Brasil.
Na entrevista coletiva, após o jogo contra a Costa do Marfim, Dunga então resolveu "premiar" os repórteres da rede Globo que lá se encontravam. Pela leitura labial ficou fácil identificar que ele chamou Marcos Uchoa de "chato" e Alex Escobar de "babaca" e "cagão".
E disse tudo. O sr. Marcos Uchoa com aquela cara de diarréia reprimida é realmente um chato de galochas, e o sr. Alex Escobar, metido a engraçadinho e a bobo da corte, é a própria imagem do babaca cagão.
Em razão disso tudo que foi descrito, o sr. William Bonner, absolutamente descontrolado, escreveu do próprio punho o editorial ridículo que foi lido no Fantástico.
Agora à tarde chega a notícia publicada no Portal do Lancenet que a FIFA punirá Dunga pelos fatos ocorridos. A rede Globo certamente está por detrás dessa punição covarde e canalha.
Dunga merece uma estátua em praça pública.
É o primeiro brasileiro vivo a desafiar publicamente a força e o poderio da rede Globo, numa competição de cunho internacional. Leonel Brizola já o fizera antes, mas em assuntos de política interna.
A seleção brasileira de 2010, muito mais que uma seleção, passa a ser o retrato fiel de seu treinador . Que o seu sucesso seja um insulto à podridão que reina nas hostes da emissora do Jardim Botânico.
Dunga mijou na rede Globo por todos nós.
O texto abaixo foi extraído do fórum de discussões sobre futebol, Botafogo em Debate, aonde o colunista Jim (João Ignácio Muller) revelou a seguinte história por trás das cenas que rolaram na coletiva do Técnico Dunga logo após o jogo contra a Costa do Marfim, e que podem ser revistas logo abaixo (em duas versões):
VERSÃO GLOBO (com piiiiiiiii)
VERSÃO LEGENDADA:
DUNGA - MESMO SE PERDER DE GOLEADA JÁ É UM VENCEDOR !!!
por Jim em 16/06/2010
O Jornal O Globo em sua primeira página da edição de hoje, quarta feira 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.
Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ?
Vamos aos fatos :
Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.
Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.
Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou :
"Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores..."
Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.
"Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de REPORTAGEM EXCLUSIVA para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma..."
Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!
"Mas..." - prosseguiu dona Fátima - "...esse acordo foi feito ontem entre o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria".
"Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!"
O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.
Dunga pode até perder a classificação, a Copa, seu time pode até tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência.
Dunga, simplesmente, mijou na Vênus Platinada! Uma estátua para ele!!!
DUNGA II - O TSUNAMI NA REDE GLOBO !!!
por Jim em 21/06/2010
Quem presenciou na noite de domingo o editorial do programa “Fantástico” da rede Globo, lido pelo repórter Tadeu Schmidt, há de ter compreendido todo o desespero que se apossou da "Vênus Platinada", em relação ao técnico da seleção brasileira.
Chamando-o de "grosseiro, mal educado" e outros mimos a mais, a poderosa estação do Jardim Botânico viu pela primeira vez em mais de 40 anos, um brasileiro desafiar seu domínio, e literalmente mijar na sua cabeça.
Recordando os fatos mais recentes, inconformado com a proibição das tais "entrevistas exclusivas" que só seriam concedidas à Globo, na sexta feira o Assessor de Imprensa da CBF levou ao técnico Dunga outro memorandum, dessa vez do próprio Presidente Ricardo Teixeira, solicitando que se ordenasse a abertura para que as tais "exclusivas" fossem concedidas.
Dunga então rasgou o memorandum na frente do Assessor de Imprensa e como a reclamação vinha diretamente por ordem da Todo-Poderosa sra. Fátima Bernardes, Prima Dona do jornalismo televisivo, Dunga foi mais uma vez taxativo:
"Diz pro Ricardo que se é o que ele deseja, que coloque essa senhora como treinadora da seleção, eu entrego meu cargo!!!"
Lógico que o técnico permaneceu. Dona Fátima então, sentindo-se "desprestigiada", alegou um problema de "cordas vocais" e teria tomado o primeiro avião retornando ao Brasil.
Na entrevista coletiva, após o jogo contra a Costa do Marfim, Dunga então resolveu "premiar" os repórteres da rede Globo que lá se encontravam. Pela leitura labial ficou fácil identificar que ele chamou Marcos Uchoa de "chato" e Alex Escobar de "babaca" e "cagão".
E disse tudo. O sr. Marcos Uchoa com aquela cara de diarréia reprimida é realmente um chato de galochas, e o sr. Alex Escobar, metido a engraçadinho e a bobo da corte, é a própria imagem do babaca cagão.
Em razão disso tudo que foi descrito, o sr. William Bonner, absolutamente descontrolado, escreveu do próprio punho o editorial ridículo que foi lido no Fantástico.
Agora à tarde chega a notícia publicada no Portal do Lancenet que a FIFA punirá Dunga pelos fatos ocorridos. A rede Globo certamente está por detrás dessa punição covarde e canalha.
Dunga merece uma estátua em praça pública.
É o primeiro brasileiro vivo a desafiar publicamente a força e o poderio da rede Globo, numa competição de cunho internacional. Leonel Brizola já o fizera antes, mas em assuntos de política interna.
A seleção brasileira de 2010, muito mais que uma seleção, passa a ser o retrato fiel de seu treinador . Que o seu sucesso seja um insulto à podridão que reina nas hostes da emissora do Jardim Botânico.
Dunga mijou na rede Globo por todos nós.
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Curiosidades,
Futebol,
Mídia
terça-feira, 22 de junho de 2010
A Bíblia não é mais a Palavra de Deus
por Cleiton Heredia
Pois é, a Bíblia não pertence mais a Deus, pois um chinês fanfarrão acabou de patenteá-la.
O fato ocorreu na semana passada quando o arquivista chinês Seng Lee, de 52 anos, registrou os direitos autorais da Bíblia. Portanto, ao menos perante a lei chinesa, tanto o Velho como o Novo Testamento pertencem agora a este chinês que trabalha como funcionário público em Xangai e é presidente da Associação Chinesa de Arquivistas Patriotas, de caráter ultranacionalista.
Diante de toda a polêmica que seu ato causou, Seng Lee argumenta:
“Não entendo o porquê de tanta agitação. Os britânicos, assim como todos os europeus, em geral, se apropriaram de muitas peças de valor de outras culturas, como as múmias do Egito e as próprias cerâmicas chinesas, quando apontavam seus canhões para nós há dois séculos. Os brancos também registram patentes de plantas que estão em florestas tropicais de países subdesenvolvidos da América Latina e as maiores coleções sobre cultura africana pertencem a monarcas dos Países Baixos."
Pablo Urqueza, espanhol radicado na China e professor de Ética Autoral da Universidade de Pequim explica que o registro pode ser considerado legítimo baseado na garantia de “irrefutabilidade”:
“A garantia reside no fato de não haver manifestante real, obviamente, que vá se levantar como autor dos escritos. Quando o sujeito afirma que tem o direito à obra, se ninguém se manifestar contra isso, afirmando ser o autor, para o mecanismo do direito, o protesto é irrefutável, apesar de, no caso, logicamente absurdo.”
O Vaticano, apesar de considerar que tudo não passa de uma piada de mau gosto, disse através de seu porta-voz que “medidas categóricas, porém, espartanas já estão sendo tomadas.”
Gostou da idéia do chinês? Então corre porque eu acho que ninguém ainda registrou o Alcorão.
Pois é, a Bíblia não pertence mais a Deus, pois um chinês fanfarrão acabou de patenteá-la.
O fato ocorreu na semana passada quando o arquivista chinês Seng Lee, de 52 anos, registrou os direitos autorais da Bíblia. Portanto, ao menos perante a lei chinesa, tanto o Velho como o Novo Testamento pertencem agora a este chinês que trabalha como funcionário público em Xangai e é presidente da Associação Chinesa de Arquivistas Patriotas, de caráter ultranacionalista.
Diante de toda a polêmica que seu ato causou, Seng Lee argumenta:
“Não entendo o porquê de tanta agitação. Os britânicos, assim como todos os europeus, em geral, se apropriaram de muitas peças de valor de outras culturas, como as múmias do Egito e as próprias cerâmicas chinesas, quando apontavam seus canhões para nós há dois séculos. Os brancos também registram patentes de plantas que estão em florestas tropicais de países subdesenvolvidos da América Latina e as maiores coleções sobre cultura africana pertencem a monarcas dos Países Baixos."
Pablo Urqueza, espanhol radicado na China e professor de Ética Autoral da Universidade de Pequim explica que o registro pode ser considerado legítimo baseado na garantia de “irrefutabilidade”:
“A garantia reside no fato de não haver manifestante real, obviamente, que vá se levantar como autor dos escritos. Quando o sujeito afirma que tem o direito à obra, se ninguém se manifestar contra isso, afirmando ser o autor, para o mecanismo do direito, o protesto é irrefutável, apesar de, no caso, logicamente absurdo.”
O Vaticano, apesar de considerar que tudo não passa de uma piada de mau gosto, disse através de seu porta-voz que “medidas categóricas, porém, espartanas já estão sendo tomadas.”
Gostou da idéia do chinês? Então corre porque eu acho que ninguém ainda registrou o Alcorão.
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Curiosidades
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Começa o Inverno!
por Cleiton Heredia
Sei que tem muita gente que não gosta do frio e consequentemente não aprecia muito a chegada do inverno.
Muito embora a estação que eu mais aprecio seja o outono, não deixo de admirar as outras estações do ano, pois acredito que cada uma delas possui seu encanto e atrativo peculiar.
No inverno, por exemplo, você já percebeu como as pessoas ficam mais bonitas? Com a necessidade de se agasalharem por causa do frio, elas acabam se vestindo melhor com todos aqueles casacos, agasalhos, gorros, cachecóis, luvas e botas. Até o cheiro delas parece ficar mais gostoso, pois o frio permite abusar dos perfumes um pouco mais fortes.
Outra coisa gostosa das épocas frias é curtir o aconchego do lar assistindo a um bom filme debaixo das cobertas, tomar um delicioso chá ou chocolate bem quentinho acompanhado de alguns petifours ou outra guloseima qualquer, andar de pijama de flanela e pantufas pela casa e ler um bom livro na frente da lareira ou do aquecedor. Até a cama fica muito mais atrativa no frio.
Mas tem uma coisa em particular que deveria tornar o inverno uma estação muito especial para todos nós. O frio que sentimos nesta época deveria constantemente nos lembrar de que a vida se torna muito mais gostosa quando aprendemos a partilhar o nosso calor humano.
Em homenagem à chegada do inverno lhe convido a assistir ao belíssimo vídeo aonde a fenomenal Julia Fischer, acompanhada da Academy of St. Martin in the Fields, executa um trecho do magistral concerto "Quatro Estações" de Vivaldi, "Inverno".
Sei que tem muita gente que não gosta do frio e consequentemente não aprecia muito a chegada do inverno.
Muito embora a estação que eu mais aprecio seja o outono, não deixo de admirar as outras estações do ano, pois acredito que cada uma delas possui seu encanto e atrativo peculiar.
No inverno, por exemplo, você já percebeu como as pessoas ficam mais bonitas? Com a necessidade de se agasalharem por causa do frio, elas acabam se vestindo melhor com todos aqueles casacos, agasalhos, gorros, cachecóis, luvas e botas. Até o cheiro delas parece ficar mais gostoso, pois o frio permite abusar dos perfumes um pouco mais fortes.
Outra coisa gostosa das épocas frias é curtir o aconchego do lar assistindo a um bom filme debaixo das cobertas, tomar um delicioso chá ou chocolate bem quentinho acompanhado de alguns petifours ou outra guloseima qualquer, andar de pijama de flanela e pantufas pela casa e ler um bom livro na frente da lareira ou do aquecedor. Até a cama fica muito mais atrativa no frio.
Mas tem uma coisa em particular que deveria tornar o inverno uma estação muito especial para todos nós. O frio que sentimos nesta época deveria constantemente nos lembrar de que a vida se torna muito mais gostosa quando aprendemos a partilhar o nosso calor humano.
Em homenagem à chegada do inverno lhe convido a assistir ao belíssimo vídeo aonde a fenomenal Julia Fischer, acompanhada da Academy of St. Martin in the Fields, executa um trecho do magistral concerto "Quatro Estações" de Vivaldi, "Inverno".
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Datas Especiais,
Música
domingo, 20 de junho de 2010
Além da Ressaca...
"O inteligente aprende com os próprios erros e o sábio com os erros dos outros"
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Saúde
sábado, 19 de junho de 2010
Mitos sobre os Efeitos do Àlcool
Quando o assunto é bebida alcoólica tem muita gente acreditando e repassando uma série mitos populares, vejamos 10 deles:
1- A cerveja é menos nociva que outros tipos de bebidas alcoólicas.
MITO. Uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou um martelinho de cachaça são igualmente nocivos. A única coisa que varia é a quantidade.
2- O problema não é beber, e sim misturar.
MITO. Misturar cerveja, vinho, cachaça e etc, vão é acabar com seu estômago e fígado, mas não são mais prejudiciais do que beber apenas um tipo de bebida. Álcool é álcool.
3- Uma ducha fria, café bem forte e ar fresco te deixarão sóbrio.
MITO. Somente o tempo vai eliminar o álcool de seu organismo. Seu organismo levará aproximadamente uma hora para eliminar a maior parte do álcool presente em uma cerveja, por exemplo. A ducha fria pode, no máximo, te manter acordado, mas o álcool não sairá de seu corpo.
4- Café te deixa acordado o suficiente para dirigir após beber.
MITO. Dê uma xícara de café à um bêbado e a única coisa que você terá é um bêbado acordado. A energia dada pela cafeína não é capaz de mantê-lo alerta e recuperar a velocidade na tomada de decisões perdidas com o consumo de álcool.
5- “Eu bebo apenas cerveja e não tenho problemas para dirigir.”
MITO. Basta apenas uma latinha de cerveja e sua percepção de distância e velocidade já ficam alteradas.
6- “Se eu bebo, eu compenso dirigindo mais devagar e em segurança.”
MITO. Beber e dirigir não é seguro, não importa sua velocidade. Na verdade, se dirigir devagar demais pode acabar atrapalhando o trânsito e causar acidentes de qualquer maneira.
7- Comer bem antes de beber vai te manter sóbrio.
MITO. Beber com o estômago cheio vai apenas atrasar a absorção de álcool na sua corrente sanguínea, mas não impedi-la. Comer antes de beber não vai impedi-lo de ficar bêbado.
8- É possível enganar o bafômetro colocando pedras de gelo na boca antes de assoprar o aparelho. O gelo libera hidrogênio e faz com que o álcool não seja percebido pelo medidor.
MITO. Para começar, gelo não libera hidrogênio ao derreter. Nem mesmo sua associação com a Coca-cola irá liberar algo além de água e gás carbônico. Não há qualquer embasamento químico para esta afirmação.
9- É possível enganar o bafômetro usando alguns truques simples: chupar pastilhas de menta extra-fortes, comer cebola, beber anti-séptico bucal ou colocar uma moeda na boca após beber.
MITO. Até mesmo os MythBusters já fizeram estes testes e comprovaram que nenhum truque é capaz de enganar o bafômetro. Aliás, o anti-séptico bucal é capaz de aumentar a concentração de álcool no sangue caso ingerido.
10- O “bafo” de álcool é o que determina se alguém está bêbado ou não.
MITO. Na verdade, não é o álcool que causa o mau hálito (o famoso bafo-de-onça) e sim as substâncias que compõe as bebidas alcoólicas. O cheiro do álcool puro é quase imperceptível pelas pessoas.
Mas nem tudo é mito. Abaixo estão 2 verdades:
1- O bafômetro não é um instrumento preciso.
VERDADE. O bafômetro faz apenas um estimativa da concentração de álcool em seu sangue, porém é suficiente para determinar se uma pessoa está embriagada ou não, mesmo com uma margem de erro de até 30%. Porém, como a lei 11.705 de 19 de junho de 2008 (que hoje completa 2 anos) estabelece alcoolemia 0 (zero), esta imprecisão do bafômetro em nada modifica as coisas. A lei não quer saber se você bebeu moderadamente ou exagerou na dose, mas apenas se você bebeu!
Cada um reage de maneira diferente ao consumo de álcool.
VERDADE. Quem nunca ouviu falar que “Fulano é que nem Miojo! Cozinha em três minutos!”? Muitos fatores influenciam ao modo com que cada um reage ao álcool: peso, metabolismo, sexo, etc… Uns toleram mais, outros menos.
Fonte: http://www.papodebar.com/mitos-sobre-os-efeitos-do-alcool
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Saúde,
Superstição
terça-feira, 15 de junho de 2010
Para o Jovem Motivos é o que Não Falta
por Cleiton Heredia
A Dra. Sandra Scivoletto e Jackeline S. Giusti relacionam onze motivos que levam os mais jovens a consumirem bebidas alcoólicas:
1 - Curiosidade
2 - Obtenção de prazer
3 - Relaxamento das tensões psicológicas
4 - Facilitação da sociabilização
5 - Influência do grupo
6 - Isolamento social
7 - Dinâmica familiar
8 - Baixa auto-estima
9 - Manejo inapropriado da mídia na questão das drogas
10- Influências genéticas
11- Familiares com problemas com álcool
Se formos olhar mais detidamente estes motivos veremos que esta nossa sociedade hipócrita é a maior culpada, pois o álcool está introduzido em nossa cultura, fazendo parte de quase todas as atividades simples do dia a dia.
Para a criança e o adolescente que cresce vendo seus familiares e demais referências adultas (artistas, esportistas e personagens públicas) bebendo em diversas ocasiões sociais e momentos de lazer, mesmo que seja moderadamente, a impressão que fica é de que o seu consumo é absolutamente normal e o álcool não é uma droga tão perigosa como alguns insistem em alertar.
Que mal há se ele só tiver referenciais que apreciem as bebidas alcoólicas com moderação? Podem alguns agora perguntar.
Bem, se este jovem tiver um ótimo relacionamento familiar, uma ótima sociabilização, uma boa cultura, uma equilibrada e positiva auto-estima e não tiver qualquer influência genética determinante, eu diria que os riscos seriam muito pequenos. Mas sejamos sinceros, no tipo de mundo e sociedade em que nós vivemos este tipo de jovem acima descrito é o padrão?
Releia a lista dos onze motivos que levam um jovem a fazer uso das bebidas alcoólicas e veja que nove dos onze motivos elencados é o mais comumente encontrado nestes dias atuais:
1- Jovens são por natureza curiosos;
2- Jovens estão constantemente em busca de prazer (normalmente querem experimentar e explorar os limites);
3- Jovens estão expostos aos mais variados tipos de tensão psicológica (estudos, profissão, competição, namoro, casamento, finanças, etc.);
4- As dificuldades de sociabilização não são tão incomuns entre os jovens;
5- Jovens querem se sentir aceitos e inseridos no grupo, portanto a influência do grupo exerce uma força praticamente irresistível;
6- A coisa mais comum nesta sociedade globalizada e de amizades superficiais e virtuais é o jovem sentir-se só em meio à multidão (isolamento social);
7- Nossa sociedade também não pode se gabar de possuir famílias onde a dinâmica dos relacionamentos flui de forma super equilibrada e saudável, haja visto o grande número de divórcios e de filhos tendo que se dividir entre a família do pai/madrasta e da mãe/padrasto;
8- Devidos as grandes mudanças que ocorrem na adolescência existe um momentâneo conflito de identidade que está intimamente relacionado com a auto-estima, de forma que até a sua personalidade se estabilizar é muito comum este jovem estar cheio de inseguranças e baixo auto-estima;
9- Acho que nem preciso perder tempo em ficar comentando aqui o quanto a mídia é inapropriada e tremendamente perniciosa na forma como incentiva o consumo de bebidas alcoólicas (veja as postagens anteriores).
Diante de tantos fatores de risco não é assustador alguns pais, bem como a sociedade como um todo, tratar este assunto de forma tão leviana?
A Dra. Sandra Scivoletto e Jackeline S. Giusti relacionam onze motivos que levam os mais jovens a consumirem bebidas alcoólicas:
1 - Curiosidade
2 - Obtenção de prazer
3 - Relaxamento das tensões psicológicas
4 - Facilitação da sociabilização
5 - Influência do grupo
6 - Isolamento social
7 - Dinâmica familiar
8 - Baixa auto-estima
9 - Manejo inapropriado da mídia na questão das drogas
10- Influências genéticas
11- Familiares com problemas com álcool
Se formos olhar mais detidamente estes motivos veremos que esta nossa sociedade hipócrita é a maior culpada, pois o álcool está introduzido em nossa cultura, fazendo parte de quase todas as atividades simples do dia a dia.
Para a criança e o adolescente que cresce vendo seus familiares e demais referências adultas (artistas, esportistas e personagens públicas) bebendo em diversas ocasiões sociais e momentos de lazer, mesmo que seja moderadamente, a impressão que fica é de que o seu consumo é absolutamente normal e o álcool não é uma droga tão perigosa como alguns insistem em alertar.
Que mal há se ele só tiver referenciais que apreciem as bebidas alcoólicas com moderação? Podem alguns agora perguntar.
Bem, se este jovem tiver um ótimo relacionamento familiar, uma ótima sociabilização, uma boa cultura, uma equilibrada e positiva auto-estima e não tiver qualquer influência genética determinante, eu diria que os riscos seriam muito pequenos. Mas sejamos sinceros, no tipo de mundo e sociedade em que nós vivemos este tipo de jovem acima descrito é o padrão?
Releia a lista dos onze motivos que levam um jovem a fazer uso das bebidas alcoólicas e veja que nove dos onze motivos elencados é o mais comumente encontrado nestes dias atuais:
1- Jovens são por natureza curiosos;
2- Jovens estão constantemente em busca de prazer (normalmente querem experimentar e explorar os limites);
3- Jovens estão expostos aos mais variados tipos de tensão psicológica (estudos, profissão, competição, namoro, casamento, finanças, etc.);
4- As dificuldades de sociabilização não são tão incomuns entre os jovens;
5- Jovens querem se sentir aceitos e inseridos no grupo, portanto a influência do grupo exerce uma força praticamente irresistível;
6- A coisa mais comum nesta sociedade globalizada e de amizades superficiais e virtuais é o jovem sentir-se só em meio à multidão (isolamento social);
7- Nossa sociedade também não pode se gabar de possuir famílias onde a dinâmica dos relacionamentos flui de forma super equilibrada e saudável, haja visto o grande número de divórcios e de filhos tendo que se dividir entre a família do pai/madrasta e da mãe/padrasto;
8- Devidos as grandes mudanças que ocorrem na adolescência existe um momentâneo conflito de identidade que está intimamente relacionado com a auto-estima, de forma que até a sua personalidade se estabilizar é muito comum este jovem estar cheio de inseguranças e baixo auto-estima;
9- Acho que nem preciso perder tempo em ficar comentando aqui o quanto a mídia é inapropriada e tremendamente perniciosa na forma como incentiva o consumo de bebidas alcoólicas (veja as postagens anteriores).
Diante de tantos fatores de risco não é assustador alguns pais, bem como a sociedade como um todo, tratar este assunto de forma tão leviana?
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Mídia,
Saúde,
Sociedade
segunda-feira, 14 de junho de 2010
O Álcool é uma Droga Depressora
por Cleiton Heredia
O álcool é a substância psicoativa mais consumida pela humanidade. Está presente na maioria das cerimônias sociais, festas, rituais religiosos e momentos de lazer e descontração.
É interessante observar que a maioria dos países do mundo possui algum tipo de bebida alcoólica típica que é vista como motivo de orgulho pelos seus habitantes, por exemplo:
- Escócia = Uísque
- México = Tequila
- Brasil = Cachaça
- Japão = Saquê
- União Soviética = Vodka
- França = Champagne
O Brasil é o maior consumidor mundial de destilados e o quinto maior produtor de cerveja.
A ingestão de bebida alcoólica pela raça humana é tão antiga quanto à história do próprio homem. Documentos arqueológicos demonstram que o consumo de álcool pelo ser humano data de aproximadamente 6000 a.C.. Ela já foi considerada como uma bebida divina e também como remédio para diversos tipos de enfermidade.
Existe um mito comumente aceito de que o álcool é um produto estimulante. Na realidade o álcool é uma droga depressiva. O que acontece de fato é que o álcool entorpece o cérebro e diminui a inibição criando uma falsa sensação de excitação.
Como uma droga depressora as bebidas alcoólicas provocam efeitos similares aos da depressão como torpor, tonturas, distúrbios no sono, enjôo, vômitos, fala incompreensível, reflexos comprometidos e ressaca. Além disto, afeta o cérebro diretamente na memória, aprendizagem, motivação e autocontrole, sem falar no prejuízo aos demais órgãos do corpo, como o coração, fígado, estômago, etc.
Sendo assim, por que então temos em nossa sociedade tantos jovens inteligentes e bem esclarecidos que fazem uso frequente das bebidas alcoólicas?
Na próxima postagem eu explico!
O álcool é a substância psicoativa mais consumida pela humanidade. Está presente na maioria das cerimônias sociais, festas, rituais religiosos e momentos de lazer e descontração.
É interessante observar que a maioria dos países do mundo possui algum tipo de bebida alcoólica típica que é vista como motivo de orgulho pelos seus habitantes, por exemplo:
- Escócia = Uísque
- México = Tequila
- Brasil = Cachaça
- Japão = Saquê
- União Soviética = Vodka
- França = Champagne
O Brasil é o maior consumidor mundial de destilados e o quinto maior produtor de cerveja.
A ingestão de bebida alcoólica pela raça humana é tão antiga quanto à história do próprio homem. Documentos arqueológicos demonstram que o consumo de álcool pelo ser humano data de aproximadamente 6000 a.C.. Ela já foi considerada como uma bebida divina e também como remédio para diversos tipos de enfermidade.
Existe um mito comumente aceito de que o álcool é um produto estimulante. Na realidade o álcool é uma droga depressiva. O que acontece de fato é que o álcool entorpece o cérebro e diminui a inibição criando uma falsa sensação de excitação.
Como uma droga depressora as bebidas alcoólicas provocam efeitos similares aos da depressão como torpor, tonturas, distúrbios no sono, enjôo, vômitos, fala incompreensível, reflexos comprometidos e ressaca. Além disto, afeta o cérebro diretamente na memória, aprendizagem, motivação e autocontrole, sem falar no prejuízo aos demais órgãos do corpo, como o coração, fígado, estômago, etc.
Sendo assim, por que então temos em nossa sociedade tantos jovens inteligentes e bem esclarecidos que fazem uso frequente das bebidas alcoólicas?
Na próxima postagem eu explico!
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Saúde,
Sociedade
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Odisséia de um Bêbado
por Cleiton Heredia
Hoje é sexta-feira e segundo dizem por aí, o dia internacional da cerveja. Portanto, hoje vou pegar leve apenas contando uma historinha de bêbado e postando algumas fotos de bêbados que rolam na rede. Bom divertimento com a desgraça dos outros (rs).
O bêbado, no ponto do ônibus, olha pra uma mulher e diz:
- Você é feeeeia hein?
A mulher não diz nada...e o bêbado insiste:
- Nuooossa, mas você é fffffeia demaissss!
A mulher finge que não ouve... e o bêbado torna a dizer:
- Puta mierda! Você é mmmmmmuito feia!!
A mulher não se agüenta e diz:
- E você é um bêbado!
- É, masssss amanhã eu milhoru...
Então subiu no ônibus.
Logo na roleta, cambaleando, ao cobrador diz:
- Se meu púai fosse um gato e miiiiinha mãe uma gata, eu seria um ggggggatinho!
E continua:
- Se meu púai fosse um cachchchchchorro e minha mãe uma cachchchchchorra, ai eu era um cachchchchchcorrinho!
E mais:
- Se meu púai fosse um touro e minha mamãe uma vaquinha, ai eu seria um bizerriiiinho!
O cobrador, puto da vida, pergunta:
-E se o seu pai fosse um viado e sua mãe uma puta?
- Aí eu ssssseria cobrador di busão!
Passando a roleta, o bêbado grita:
- Hoje eu quero sair com um viado!
Todos os passageiros olham assustados para ele, que diz:
- Calma geeente, eu só quero um.
Já na parte de trás do ônibus, grita de novo.
- Do lado direito é tudo corno! Do lado esquerdo é tudo viado!
Ao ouvir isto, levanta um negão do lado esquerdo e fala:
- Eu não sou viado não!!!
E o bêbado responde:
- Então muuuuuda de lado que não gostcho de confusão!!!
A partir desse momento os passageiros começaram a xingar o bêbado e ameaçando cobri-lo de porrada.
O motorista, para evitar confusão, freia bruscamente e todos caem.
Um dos passageiros se levanta, pega o bêbado pelo colarinho e pergunta:
- Fala de novo seu safado. Quem é corno e quem é viado?
- Agooora eu num sei mais. Misssssturou tudo!
Ele então desce do ônibus e entra em uma igreja. O padre viu o bêbado entrando e resolveu dar o sermão:
- Irmãos, quem não for a favor da bebida que se sente agora!
Todos se sentaram e o Bêbado gritou:
- Oooooh seu padre, Sssssó nós dois heim!?
Expulso da igreja, entra logo num boteco e já pede:
- Coloca aí deisssss pinga pra mim.
O dono obedeceu e colocou dez pingas para o bêbado, que bebeu todas.
- Coloca agora cccccinco pinga!
O dono colocou, o cara bebeu todas e disse:
- Agora coloca ssssssssó treis, viu?
Bebeu as três num gole só, fez aquela careta típica de pinguço e pediu:
- Szzzzzzzzzó uma agora! Szzzzzzzzzó mais zuma!
O bêbado bebeu aquela, deu uma cambaleada e concluiu:
- Eu num to enZenZendo...
- Quanto menossss eu bebo, maisssss eu fico tonto!
Antes de ir embora ele pede um maço de cigarros, que traz escrito na
lateral:
"O MINISTERIO DA SAÚDE ADVERTE: Cigarro pode causar impotência sexual".
Assustado, gritou pro garçom:
- NÃO. Ezzze aqui não!!!
- Me dá aquele que causa câncer.
Hoje é sexta-feira e segundo dizem por aí, o dia internacional da cerveja. Portanto, hoje vou pegar leve apenas contando uma historinha de bêbado e postando algumas fotos de bêbados que rolam na rede. Bom divertimento com a desgraça dos outros (rs).
O bêbado, no ponto do ônibus, olha pra uma mulher e diz:
- Você é feeeeia hein?
A mulher não diz nada...e o bêbado insiste:
- Nuooossa, mas você é fffffeia demaissss!
A mulher finge que não ouve... e o bêbado torna a dizer:
- Puta mierda! Você é mmmmmmuito feia!!
A mulher não se agüenta e diz:
- E você é um bêbado!
- É, masssss amanhã eu milhoru...
Então subiu no ônibus.
Logo na roleta, cambaleando, ao cobrador diz:
- Se meu púai fosse um gato e miiiiinha mãe uma gata, eu seria um ggggggatinho!
E continua:
- Se meu púai fosse um cachchchchchorro e minha mãe uma cachchchchchorra, ai eu era um cachchchchchcorrinho!
E mais:
- Se meu púai fosse um touro e minha mamãe uma vaquinha, ai eu seria um bizerriiiinho!
O cobrador, puto da vida, pergunta:
-E se o seu pai fosse um viado e sua mãe uma puta?
- Aí eu ssssseria cobrador di busão!
Passando a roleta, o bêbado grita:
- Hoje eu quero sair com um viado!
Todos os passageiros olham assustados para ele, que diz:
- Calma geeente, eu só quero um.
Já na parte de trás do ônibus, grita de novo.
- Do lado direito é tudo corno! Do lado esquerdo é tudo viado!
Ao ouvir isto, levanta um negão do lado esquerdo e fala:
- Eu não sou viado não!!!
E o bêbado responde:
- Então muuuuuda de lado que não gostcho de confusão!!!
A partir desse momento os passageiros começaram a xingar o bêbado e ameaçando cobri-lo de porrada.
O motorista, para evitar confusão, freia bruscamente e todos caem.
Um dos passageiros se levanta, pega o bêbado pelo colarinho e pergunta:
- Fala de novo seu safado. Quem é corno e quem é viado?
- Agooora eu num sei mais. Misssssturou tudo!
Ele então desce do ônibus e entra em uma igreja. O padre viu o bêbado entrando e resolveu dar o sermão:
- Irmãos, quem não for a favor da bebida que se sente agora!
Todos se sentaram e o Bêbado gritou:
- Oooooh seu padre, Sssssó nós dois heim!?
Expulso da igreja, entra logo num boteco e já pede:
- Coloca aí deisssss pinga pra mim.
O dono obedeceu e colocou dez pingas para o bêbado, que bebeu todas.
- Coloca agora cccccinco pinga!
O dono colocou, o cara bebeu todas e disse:
- Agora coloca ssssssssó treis, viu?
Bebeu as três num gole só, fez aquela careta típica de pinguço e pediu:
- Szzzzzzzzzó uma agora! Szzzzzzzzzó mais zuma!
O bêbado bebeu aquela, deu uma cambaleada e concluiu:
- Eu num to enZenZendo...
- Quanto menossss eu bebo, maisssss eu fico tonto!
Antes de ir embora ele pede um maço de cigarros, que traz escrito na
lateral:
"O MINISTERIO DA SAÚDE ADVERTE: Cigarro pode causar impotência sexual".
Assustado, gritou pro garçom:
- NÃO. Ezzze aqui não!!!
- Me dá aquele que causa câncer.
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Piada
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Precisamos de mais comerciais como estes
por Cleiton Heredia
Para fazer frente a esta enxurrada de comerciais de bebidas alcoólicas que criam de forma irresponsável a ilusão de uma vida mais feliz, saudável e promissora através do consumo destas bebidas, deveríamos ter um número bem maior de comerciais como os relacionados abaixo:
Já que nossas autoridades não possuem vontade política de criarem leis proibindo de uma vez por todas a veiculação de comerciais incentivando o consumo de bebidas alcoólicas (assim como criaram para o fumo), deveriam pelo menos criarem uma lei obrigando os anunciantes destas bebidas a bancarem do próprio bolso mais mensagens como as dos exemplos acima.
Não basta no final do exuberante e atrativo comercial de bebida alcoólica colocarem uma rápida mensagem de 2 segundos dizendo de forma fria e mecânica: "Beba com moderação". Na verdade isto chega ser ridículo e soa tremendamente hipócrita! Obriguem sim, todos os anunciantes destas bebidas, para cada 30 segundos de comercial promovendo o consumo de álcool, a veicularem outros 30 segundos de mensagens alertando contra os malefícios do consumo de álcool e principalmente desestimulando os mais jovens a entrarem nesta.
Para fazer frente a esta enxurrada de comerciais de bebidas alcoólicas que criam de forma irresponsável a ilusão de uma vida mais feliz, saudável e promissora através do consumo destas bebidas, deveríamos ter um número bem maior de comerciais como os relacionados abaixo:
Já que nossas autoridades não possuem vontade política de criarem leis proibindo de uma vez por todas a veiculação de comerciais incentivando o consumo de bebidas alcoólicas (assim como criaram para o fumo), deveriam pelo menos criarem uma lei obrigando os anunciantes destas bebidas a bancarem do próprio bolso mais mensagens como as dos exemplos acima.
Não basta no final do exuberante e atrativo comercial de bebida alcoólica colocarem uma rápida mensagem de 2 segundos dizendo de forma fria e mecânica: "Beba com moderação". Na verdade isto chega ser ridículo e soa tremendamente hipócrita! Obriguem sim, todos os anunciantes destas bebidas, para cada 30 segundos de comercial promovendo o consumo de álcool, a veicularem outros 30 segundos de mensagens alertando contra os malefícios do consumo de álcool e principalmente desestimulando os mais jovens a entrarem nesta.
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Mídia,
Saúde
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Por Que o Consumo de Bebidas Alcoólicas está Aumentando na Adolescência?
por Cleiton Heredia
Advinha qual é a substância psicoativa mais precocemente consumidas pelos jovens?
Se você disse "as bebidas alcoólicas", acertou!
Será que o fato da criança chegar à adolescência com uma bagagem de cerca de 15 mil horas de televisão aonde foram exibidos mais de 350 mil comerciais tem alguma relação direta com este consumo precoce?
Não consegui encontrar o percentual médio que representam os comerciais de bebidas alcoólicas dentro da mídia televisiva, mas imaginemos que seja algo em torno de 20%. Isto significa que até chegar à adolescência o jovem ou a jovem assistiu a cerca de 70 mil comerciais incentivando de alguma forma o consumo de bebidas alcoólicas. Isto sem contar outras formas de mídias (rádio, revistas, jornais, outdoors, etc.) aonde também encontramos este tipo de publicidade.
O problema deste tipo de exposição é potencializado fato dos fabricantes de bebidas alcoólicas e suas respectivas agências responsáveis pelas campanhas na mídia não terem muito escrúpulo ou senso de responsabilidade social com os mais novos. Eles quando muito cumprem basicamente a legislação vigente que lhes impõe certas restrições, que por sua vez são insuficientes para impedir que o problema se agrave.
Acham que estou exagerando?
Rubiane R. Mostazo em seu livro "O Álcool na Adolescência" afirma que "as propagandas comerciais de bebidas alcoólicas procuram difundir uma imagem deturpada dos seus produtos, associando-os a eventos esportivos, culturais, pessoas saudáveis, beleza, aventura, juventude, glamour e estilo de vida de pessoas famosas, mostrando uma imagem positiva das drogas lícitas, incentivando o consumo precoce. Essas mesmas propagandas desconsideram os malefícios causados pelo hábito de beber, contribuindo para o uso abusivo por parte dos adolescentes."
Clara R. Rappaport em seu livro "Encarando a Adolescência" denuncia que "muitos dos comerciais de bebidas alcoólicas vinculam seus produtos a riqueza, sucesso e prestígio, mascarando os verdadeiros interesses destas indústrias, pois não é o consumo que fará do jovem alguém bem sucedido em seu grupo social, mas os adolescentes, principalmente os rapazes, associam a masculinidade, virilidade e maturidade ao consumo de álcool."
Não adianta os fabricantes de bebidas alcoólicas e seus marketeiros dizerem que suas campanhas não possuem o objetivo de atrair o público juvenil para o consumo de seus produtos, pois os estudiosos do comportamento são unânimes em afirmar que a mídia possui uma grande parcela de responsabilidade quanto ao uso precoce de bebidas alcoólicas.
Advinha qual é a substância psicoativa mais precocemente consumidas pelos jovens?
Se você disse "as bebidas alcoólicas", acertou!
Será que o fato da criança chegar à adolescência com uma bagagem de cerca de 15 mil horas de televisão aonde foram exibidos mais de 350 mil comerciais tem alguma relação direta com este consumo precoce?
Não consegui encontrar o percentual médio que representam os comerciais de bebidas alcoólicas dentro da mídia televisiva, mas imaginemos que seja algo em torno de 20%. Isto significa que até chegar à adolescência o jovem ou a jovem assistiu a cerca de 70 mil comerciais incentivando de alguma forma o consumo de bebidas alcoólicas. Isto sem contar outras formas de mídias (rádio, revistas, jornais, outdoors, etc.) aonde também encontramos este tipo de publicidade.
O problema deste tipo de exposição é potencializado fato dos fabricantes de bebidas alcoólicas e suas respectivas agências responsáveis pelas campanhas na mídia não terem muito escrúpulo ou senso de responsabilidade social com os mais novos. Eles quando muito cumprem basicamente a legislação vigente que lhes impõe certas restrições, que por sua vez são insuficientes para impedir que o problema se agrave.
Acham que estou exagerando?
Rubiane R. Mostazo em seu livro "O Álcool na Adolescência" afirma que "as propagandas comerciais de bebidas alcoólicas procuram difundir uma imagem deturpada dos seus produtos, associando-os a eventos esportivos, culturais, pessoas saudáveis, beleza, aventura, juventude, glamour e estilo de vida de pessoas famosas, mostrando uma imagem positiva das drogas lícitas, incentivando o consumo precoce. Essas mesmas propagandas desconsideram os malefícios causados pelo hábito de beber, contribuindo para o uso abusivo por parte dos adolescentes."
Clara R. Rappaport em seu livro "Encarando a Adolescência" denuncia que "muitos dos comerciais de bebidas alcoólicas vinculam seus produtos a riqueza, sucesso e prestígio, mascarando os verdadeiros interesses destas indústrias, pois não é o consumo que fará do jovem alguém bem sucedido em seu grupo social, mas os adolescentes, principalmente os rapazes, associam a masculinidade, virilidade e maturidade ao consumo de álcool."
Não adianta os fabricantes de bebidas alcoólicas e seus marketeiros dizerem que suas campanhas não possuem o objetivo de atrair o público juvenil para o consumo de seus produtos, pois os estudiosos do comportamento são unânimes em afirmar que a mídia possui uma grande parcela de responsabilidade quanto ao uso precoce de bebidas alcoólicas.
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Mídia,
Saúde
terça-feira, 8 de junho de 2010
ABAP - As Sutilezas da Enganação
por Cleiton Heredia
Assista logo abaixo a um vídeo de 30 segundos que a ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) fez contra a auto-regulamentação das propagandas de cerveja:
Além deste vídeo que foi veiculado nas principais redes de televisão do país, a ABAP também publicou em várias revistas de circulação nacional o seguinte texto:
”Querem proibir a publicidade de cervejas no Brasil.
É o mesmo que proibirem a fabricação de abridores de garrafas no Brasil.
Nem a propaganda, nem o abridor são a motivação para irresponsáveis dirigirem embriagados.
A propaganda ou o abridor não são os culpados pela venda criminosa de bebidas alcoólicas a menores.
Abridores e a propaganda não são incentivadores dos covardes que praticam a violência doméstica.
Essas são questões que só a educação, a democratização da informação e o rigor no cumprimento das leis podem resolver.
Por isso, proibir a publicidade de cervejas não vai mudar em nada esse quadro.
A não ser tirar de você o direito de gostar ou não gostar desta ou daquela publicidade.
De se informar e de formar a sua opinião.
Um direito tão sagrado, quanto o que você tem de comprar ou não um abridor de garrafas.
E decidir o que fazer com ele.”
Eles conseguiram te convencer? Você já está morrendo de peninha destes perseguidos e injustiçados anunciantes de bebidas alcoólicas?
Para início de conversa o vídeo e o texto são falaciosos, pois apenas mencionam que "querem proibir a publicidade de cervejas no Brasil" sem, em nenhum momento, explicar que esta proibição aplicava-se à mídia eletrônica nos horários compreendidos entre 6h e 21h. Portanto, não se tratava de uma proibição absoluta, a exemplo do que aconteceu com o cigarro, mas apenas uma limitação de horário.
Como o lobby dos fabricantes de cerveja, das agências de propaganda e das emissoras de TV é muito forte, eles conseguiram diferenciar a cerveja das demais bebidas alcoólicas e assim se safar da restrição. O projeto de lei que tramitou em 2008 visava corrigir estas discrepâncias e conferir um pouco mais de lógica à legislação que regula a propaganda de álcool no país. Naquela ocasião foi feito um acordo entre os parlamentares e o governo para retirar a urgência da proposta e ela ficou sem prazo para ir a plenário.
É um verdadeiro absurdo esta defesa à falta de normatização e regras mais rígidas para veiculação das campanhas de cerveja, bem como é notório a covardia e indecência de nossas autoridades que se prostituem com o poder econômico à custa do bem estar da população.
Outra sutileza enganadora da ABAP está na comparação da proibição da publicidade de cerveja com a proibição da fabricação de abridores de garrafas. A cerveja é uma bebida alcoólica e, portanto uma droga psicoativa com elevado potencial para provocar dependência. Acho que qualquer criança sabe que o abridor de garrafas é tão distinto da bebida alcoólica quanto o saquinho plástico o é da cocaína ou o tubo de caneta Bic do crack. Esta foi uma comparação bem infeliz!
As mentiras continuam quando eles querem sinicamente sugerir que a proibição da publicidade de cerveja é o mesmo que tirar do cidadão o direito de ser informado e formar a sua opinião. Isto é mentira destes hipócritas que estão querendo beatificar os anunciantes de cerveja! Não está em jogo aqui o direito à informação, pois se assim fosse, por que então estes anunciantes simplesmente não anunciam o lançamento de uma nova cerveja da mesma forma que a ABAP fez o vídeo acima? Um fundo estático onde aparecem os dizeres:
"O Grupo Schincariol acaba de lançar sua mais nova cerveja com o nome DEVASSA que estará à disposição dos consumidores nos melhores bares, restaurantes e supermercados do país".
Isto é informação! Agora, as belas mulheres seminuas, os cenários paradisíacos, os garotões sarados, os artistas e esportistas famosos recomendando o produto, tudo isto vai muito além de informar. Isto é persuadir, convencer, atrair, envolver e cativar o público com o pensamento de que a vida será melhor e mais feliz quando ele passar a ser um consumidor daquele produto tão fantástico.
A propaganda pode não ser tão culpada por estimular o consumo inadequado de bebida alcoólica, mas com certeza é culpada por criar, explorar e veicular excessivamente vários apelos sensoriais que incentivam o consumo de álcool que podem por sua vez estimular o comportamento de risco (principalmente entre os mais jovens).
Gostei muito da postura do jornal Folha de S.Paulo que se posicionou oficialmente, em editorial publicado em 11/05/2008, da seguinte forma:
"Em termos de saúde pública e ciência, não há justificativa para tratar a publicidade de bebidas alcoólicas de qualquer gradação de forma diversa da do tabaco, que é vedada quase totalmente.
O álcool é uma droga psicoativa com elevado potencial para provocar dependência. Estudo da Organização Mundial da Saúde atribui ao abuso etílico 3,2% das mortes ocorridas no planeta (cerca de 1,8 milhão de óbitos anuais). Metade delas tem como causa doenças, e a outra metade, ferimentos. No Brasil, dados da Secretaria Nacional Antidrogas (2005) apontam que 12,3% da população entre 12 e 65 anos pode ser considerada dependente.
Não se trata de proibir o consumo de álcool, mas esses números deixam claro, por outro lado, que ninguém deveria ser estimulado a beber. A propaganda é uma atividade legítima para a esmagadora maioria dos produtos e serviços existentes. O caso das drogas lícitas é uma exceção. A Constituição Federal, em seu artigo 220, prevê restrições a esse tipo de publicidade.
Não faz, portanto, sentido a campanha que a Associação Brasileira de Agências de Publicidade mantém desde o final de abril afirmando que a restrição à publicidade de cervejas teria o mesmo efeito que proibir "a fabricação de abridores de garrafa".
Louvar as virtudes reais ou imaginadas de abridores de garrafa não costuma levar jovens a consumir quantidades crescentes de drogas psicotrópicas. Já a propaganda de cerveja o faz."
Assista logo abaixo a um vídeo de 30 segundos que a ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) fez contra a auto-regulamentação das propagandas de cerveja:
Além deste vídeo que foi veiculado nas principais redes de televisão do país, a ABAP também publicou em várias revistas de circulação nacional o seguinte texto:
”Querem proibir a publicidade de cervejas no Brasil.
É o mesmo que proibirem a fabricação de abridores de garrafas no Brasil.
Nem a propaganda, nem o abridor são a motivação para irresponsáveis dirigirem embriagados.
A propaganda ou o abridor não são os culpados pela venda criminosa de bebidas alcoólicas a menores.
Abridores e a propaganda não são incentivadores dos covardes que praticam a violência doméstica.
Essas são questões que só a educação, a democratização da informação e o rigor no cumprimento das leis podem resolver.
Por isso, proibir a publicidade de cervejas não vai mudar em nada esse quadro.
A não ser tirar de você o direito de gostar ou não gostar desta ou daquela publicidade.
De se informar e de formar a sua opinião.
Um direito tão sagrado, quanto o que você tem de comprar ou não um abridor de garrafas.
E decidir o que fazer com ele.”
Eles conseguiram te convencer? Você já está morrendo de peninha destes perseguidos e injustiçados anunciantes de bebidas alcoólicas?
Para início de conversa o vídeo e o texto são falaciosos, pois apenas mencionam que "querem proibir a publicidade de cervejas no Brasil" sem, em nenhum momento, explicar que esta proibição aplicava-se à mídia eletrônica nos horários compreendidos entre 6h e 21h. Portanto, não se tratava de uma proibição absoluta, a exemplo do que aconteceu com o cigarro, mas apenas uma limitação de horário.
Como o lobby dos fabricantes de cerveja, das agências de propaganda e das emissoras de TV é muito forte, eles conseguiram diferenciar a cerveja das demais bebidas alcoólicas e assim se safar da restrição. O projeto de lei que tramitou em 2008 visava corrigir estas discrepâncias e conferir um pouco mais de lógica à legislação que regula a propaganda de álcool no país. Naquela ocasião foi feito um acordo entre os parlamentares e o governo para retirar a urgência da proposta e ela ficou sem prazo para ir a plenário.
É um verdadeiro absurdo esta defesa à falta de normatização e regras mais rígidas para veiculação das campanhas de cerveja, bem como é notório a covardia e indecência de nossas autoridades que se prostituem com o poder econômico à custa do bem estar da população.
Outra sutileza enganadora da ABAP está na comparação da proibição da publicidade de cerveja com a proibição da fabricação de abridores de garrafas. A cerveja é uma bebida alcoólica e, portanto uma droga psicoativa com elevado potencial para provocar dependência. Acho que qualquer criança sabe que o abridor de garrafas é tão distinto da bebida alcoólica quanto o saquinho plástico o é da cocaína ou o tubo de caneta Bic do crack. Esta foi uma comparação bem infeliz!
As mentiras continuam quando eles querem sinicamente sugerir que a proibição da publicidade de cerveja é o mesmo que tirar do cidadão o direito de ser informado e formar a sua opinião. Isto é mentira destes hipócritas que estão querendo beatificar os anunciantes de cerveja! Não está em jogo aqui o direito à informação, pois se assim fosse, por que então estes anunciantes simplesmente não anunciam o lançamento de uma nova cerveja da mesma forma que a ABAP fez o vídeo acima? Um fundo estático onde aparecem os dizeres:
"O Grupo Schincariol acaba de lançar sua mais nova cerveja com o nome DEVASSA que estará à disposição dos consumidores nos melhores bares, restaurantes e supermercados do país".
Isto é informação! Agora, as belas mulheres seminuas, os cenários paradisíacos, os garotões sarados, os artistas e esportistas famosos recomendando o produto, tudo isto vai muito além de informar. Isto é persuadir, convencer, atrair, envolver e cativar o público com o pensamento de que a vida será melhor e mais feliz quando ele passar a ser um consumidor daquele produto tão fantástico.
A propaganda pode não ser tão culpada por estimular o consumo inadequado de bebida alcoólica, mas com certeza é culpada por criar, explorar e veicular excessivamente vários apelos sensoriais que incentivam o consumo de álcool que podem por sua vez estimular o comportamento de risco (principalmente entre os mais jovens).
Gostei muito da postura do jornal Folha de S.Paulo que se posicionou oficialmente, em editorial publicado em 11/05/2008, da seguinte forma:
"Em termos de saúde pública e ciência, não há justificativa para tratar a publicidade de bebidas alcoólicas de qualquer gradação de forma diversa da do tabaco, que é vedada quase totalmente.
O álcool é uma droga psicoativa com elevado potencial para provocar dependência. Estudo da Organização Mundial da Saúde atribui ao abuso etílico 3,2% das mortes ocorridas no planeta (cerca de 1,8 milhão de óbitos anuais). Metade delas tem como causa doenças, e a outra metade, ferimentos. No Brasil, dados da Secretaria Nacional Antidrogas (2005) apontam que 12,3% da população entre 12 e 65 anos pode ser considerada dependente.
Não se trata de proibir o consumo de álcool, mas esses números deixam claro, por outro lado, que ninguém deveria ser estimulado a beber. A propaganda é uma atividade legítima para a esmagadora maioria dos produtos e serviços existentes. O caso das drogas lícitas é uma exceção. A Constituição Federal, em seu artigo 220, prevê restrições a esse tipo de publicidade.
Não faz, portanto, sentido a campanha que a Associação Brasileira de Agências de Publicidade mantém desde o final de abril afirmando que a restrição à publicidade de cervejas teria o mesmo efeito que proibir "a fabricação de abridores de garrafa".
Louvar as virtudes reais ou imaginadas de abridores de garrafa não costuma levar jovens a consumir quantidades crescentes de drogas psicotrópicas. Já a propaganda de cerveja o faz."
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Mídia,
Saúde
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Estágios na Vida de um Alcoólatra
por Cleiton Heredia
A American Academy of Pediatrics (1996) identifica seis estágios no envolvimento do jovem com as bebidas alcoólicas (na verdade estes estágios abrangem todas as substâncias psicoativas de abuso de drogas):
1- Abstinência
2- Uso experimental e/ou recreacional
3- Abuso inicial
4- Abuso frequente
5- Dependência
6- Recuperação
Já está mais que provado que a mídia exerce uma tremenda pressão para que o jovem saia do estágio 1 e entre cada vez mais cedo no estágio 2.
"Até aí tudo bem", dizem alguns. "Que mal há em se divertirem com moderação?", argumentam estes.
O problema que vejo está justamente aí! A mídia procura estabelecer, com interesses puramente financeiros (é claro), um padrão de comportamento onde a diversão torna-se automaticamente sinônimo de consumo de bebidas alcoólicas.
O jovem atual não está sabendo mais se divertir de outra forma. Todos os momentos de diversão, de comemoração, de lazer e descontração precisam estar obrigatoriamente regados com o álcool para serem verdadeiramente desfrutados de forma intensa e marcante. Chamo isto da "ditadura do álcool na diversão".
Eu sou totalmente a favor da diversão. O jovem precisa sair para dançar, jogar, cantar, conversar, rir, namorar, torcer e espairecer. Só não acho certo a mídia mercantilista querer incutir a idéia de que tudo isto será muito melhor se as bebidas alcoólicas estiverem presentes.
Quem foi que disse que não dá para se divertir de cara limpa? Quem foi que disse que a diversão não será a mesma sem as bebidas alcoólicas marcando presença?
A MÍDIA CAPITALISTA SELVAGEM DESTES PAÍSES ONDE AS AUTORIDADES COM ELA SE PROSTITUEM É QUEM DIZ ISTO TODOS OS DIAS.
A American Academy of Pediatrics (1996) identifica seis estágios no envolvimento do jovem com as bebidas alcoólicas (na verdade estes estágios abrangem todas as substâncias psicoativas de abuso de drogas):
1- Abstinência
2- Uso experimental e/ou recreacional
3- Abuso inicial
4- Abuso frequente
5- Dependência
6- Recuperação
Já está mais que provado que a mídia exerce uma tremenda pressão para que o jovem saia do estágio 1 e entre cada vez mais cedo no estágio 2.
"Até aí tudo bem", dizem alguns. "Que mal há em se divertirem com moderação?", argumentam estes.
O problema que vejo está justamente aí! A mídia procura estabelecer, com interesses puramente financeiros (é claro), um padrão de comportamento onde a diversão torna-se automaticamente sinônimo de consumo de bebidas alcoólicas.
O jovem atual não está sabendo mais se divertir de outra forma. Todos os momentos de diversão, de comemoração, de lazer e descontração precisam estar obrigatoriamente regados com o álcool para serem verdadeiramente desfrutados de forma intensa e marcante. Chamo isto da "ditadura do álcool na diversão".
Eu sou totalmente a favor da diversão. O jovem precisa sair para dançar, jogar, cantar, conversar, rir, namorar, torcer e espairecer. Só não acho certo a mídia mercantilista querer incutir a idéia de que tudo isto será muito melhor se as bebidas alcoólicas estiverem presentes.
Quem foi que disse que não dá para se divertir de cara limpa? Quem foi que disse que a diversão não será a mesma sem as bebidas alcoólicas marcando presença?
A MÍDIA CAPITALISTA SELVAGEM DESTES PAÍSES ONDE AS AUTORIDADES COM ELA SE PROSTITUEM É QUEM DIZ ISTO TODOS OS DIAS.
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Mídia,
Saúde
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Se a bebida alcoólica é tudo isto de bom que os comerciais mostram, porque então devo beber apenas moderadamente?
por Cleiton Heredia
Leia com atenção o que foi divulgado no site alcoolismo.com.br (grifos acrescentados):
"Em artigo recente, Saffer (2002) ao discutir mitos culturais e símbolos utilizados em propaganda sobre álcool, conclui que a mídia efetivamente influencia o consumo. Para uma mente em desenvolvimento, tipicamente sugestionável e plástica como a de um adolescente, o paradoxo de posição da sociedade e a falta de firmeza no cumprimento de leis são um caldo de cultura ideal para a experimentação tanto de drogas como de álcool, contribuindo para a precocidade de exposição de jovens ao consumo abusivo."
Logo abaixo mais um comercial tremendamente apelativo incentivando o consumo de bebida alcoólica entre jovens. Perceba como a volúpia da cena induz o jovem a ver na bebida alcoólica uma fonte de imenso prazer:
De nada adianta os parcos esforços de vincular na mídia as mensagens de beber com moderação enquanto as autoridades continuam permitindo esta enxurrada de mensagens impactantes vinculando a bebida alcoólica com o prazer, a amizade, a alegria e a felicidade. Ninguém quer sentir prazer moderado ou ser feliz apenas moderadamente. Todos, especialmente os jovens, procuram a felicidade de uma forma intensa. Se a bebida alcoólica é tudo isto de bom que os comerciais mostram, porque então devo beber apenas moderadamente?
Leia com atenção o que foi divulgado no site alcoolismo.com.br (grifos acrescentados):
"Em artigo recente, Saffer (2002) ao discutir mitos culturais e símbolos utilizados em propaganda sobre álcool, conclui que a mídia efetivamente influencia o consumo. Para uma mente em desenvolvimento, tipicamente sugestionável e plástica como a de um adolescente, o paradoxo de posição da sociedade e a falta de firmeza no cumprimento de leis são um caldo de cultura ideal para a experimentação tanto de drogas como de álcool, contribuindo para a precocidade de exposição de jovens ao consumo abusivo."
Logo abaixo mais um comercial tremendamente apelativo incentivando o consumo de bebida alcoólica entre jovens. Perceba como a volúpia da cena induz o jovem a ver na bebida alcoólica uma fonte de imenso prazer:
De nada adianta os parcos esforços de vincular na mídia as mensagens de beber com moderação enquanto as autoridades continuam permitindo esta enxurrada de mensagens impactantes vinculando a bebida alcoólica com o prazer, a amizade, a alegria e a felicidade. Ninguém quer sentir prazer moderado ou ser feliz apenas moderadamente. Todos, especialmente os jovens, procuram a felicidade de uma forma intensa. Se a bebida alcoólica é tudo isto de bom que os comerciais mostram, porque então devo beber apenas moderadamente?
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Mídia,
Saúde
terça-feira, 1 de junho de 2010
Mídia e as Bebidas Alcoólicas: Os jovens são sempre os mais vulneráveis
por Cleiton Heredia
Precisamos ter consciência de que vivemos em uma sociedade profundamente hipócrita com respeito a alguns assuntos polêmicos, entre eles o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens.
Muito embora tenhamos aqui no Brasil uma lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), temos por outro lado a permissividade das autoridades frente aos veículos de comunicação de massa no que diz respeito ao estímulo do consumo destas bebidas por meio de propaganda cada vez mais apelativa.
As restrições impostas pelo CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) às propagandas de bebidas alcoólicas, bem como as iniciativas da AMBEV (Companhia Brasileira de Bebidas) em promover na mídia algumas campanhas associando o consumo de álcool com moderação ou com prevenção de acidentes, parece não ter sido suficientes para impedir o aumento do consumo de bebidas alcoólicas entre jovens cada vez mais jovens.
E não precisa ser nenhum gênio em tendências de comportamento para perceber que o impacto das elaboradas campanhas publicitárias que incentivam o consumo de bebidas alcoólicas atinge principalmente os mais jovens de tal forma que as limitadas reações contrárias não tem sido páreo.
Assista logo abaixo alguns comerciais de bebidas alcoólicas e entenda como toda esta pressão pode ser incontrolavelmente forte na mente de um jovem em formação:
Idéia Central: A bebida alcoólica sempre lhe trará coisas boas.
Idéia Central: A bebida alcoólica é a solução para os seus problemas.
Idéia Central: Bebida alcoólica é alegria, descontração, festa e amigos, portanto não perca tempo e peça já a sua!
Idéia Central: Com bebida alcoólica tudo fica mais gostoso, inclusive você!
Idéia Central: Junventude, lazer e diversão sempre combina com bebida alcoólica.
Idéia Central: Bebida alcoólica é a chave do sucesso para se dar bem nos relacionamentos.
Idéia Central: A bebida alcoólica lhe abrirá as portas para as coisas boas da vida.
Idéia Central: Fornecer à bebida alcoólica uma conotação positiva de pureza.
Idéia Central: Vincular idéias sensatas e pensamentos coerentes com a bebida alcoólica
Idéia Central: Deseje uma bebida alcoólica assim como você deseja uma linda mulher.
Não estou com isto jogando toda a culpa do problema alcoolismo entre os jovens na mídia, mas com certeza ela possue uma parcela bem significativa de responsabilidade.
"Se resistimos às nossas paixões, é mais pela fraqueza delas que pela nossa força." - La Rochefoucauld
Este tema irá continuar sendo abordado neste blog, pois a partir de hoje iniciamos uma campanha contra o consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas entre os jovens.
Precisamos ter consciência de que vivemos em uma sociedade profundamente hipócrita com respeito a alguns assuntos polêmicos, entre eles o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens.
Muito embora tenhamos aqui no Brasil uma lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), temos por outro lado a permissividade das autoridades frente aos veículos de comunicação de massa no que diz respeito ao estímulo do consumo destas bebidas por meio de propaganda cada vez mais apelativa.
As restrições impostas pelo CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) às propagandas de bebidas alcoólicas, bem como as iniciativas da AMBEV (Companhia Brasileira de Bebidas) em promover na mídia algumas campanhas associando o consumo de álcool com moderação ou com prevenção de acidentes, parece não ter sido suficientes para impedir o aumento do consumo de bebidas alcoólicas entre jovens cada vez mais jovens.
E não precisa ser nenhum gênio em tendências de comportamento para perceber que o impacto das elaboradas campanhas publicitárias que incentivam o consumo de bebidas alcoólicas atinge principalmente os mais jovens de tal forma que as limitadas reações contrárias não tem sido páreo.
Assista logo abaixo alguns comerciais de bebidas alcoólicas e entenda como toda esta pressão pode ser incontrolavelmente forte na mente de um jovem em formação:
Idéia Central: A bebida alcoólica sempre lhe trará coisas boas.
Idéia Central: A bebida alcoólica é a solução para os seus problemas.
Idéia Central: Bebida alcoólica é alegria, descontração, festa e amigos, portanto não perca tempo e peça já a sua!
Idéia Central: Com bebida alcoólica tudo fica mais gostoso, inclusive você!
Idéia Central: Junventude, lazer e diversão sempre combina com bebida alcoólica.
Idéia Central: Bebida alcoólica é a chave do sucesso para se dar bem nos relacionamentos.
Idéia Central: A bebida alcoólica lhe abrirá as portas para as coisas boas da vida.
Idéia Central: Fornecer à bebida alcoólica uma conotação positiva de pureza.
Idéia Central: Vincular idéias sensatas e pensamentos coerentes com a bebida alcoólica
Idéia Central: Deseje uma bebida alcoólica assim como você deseja uma linda mulher.
Não estou com isto jogando toda a culpa do problema alcoolismo entre os jovens na mídia, mas com certeza ela possue uma parcela bem significativa de responsabilidade.
"Se resistimos às nossas paixões, é mais pela fraqueza delas que pela nossa força." - La Rochefoucauld
Este tema irá continuar sendo abordado neste blog, pois a partir de hoje iniciamos uma campanha contra o consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas entre os jovens.
Postado por
Cleiton Heredia
Marcadores:
Alcoolismo,
Mídia,
Saúde
Assinar:
Postagens (Atom)