sexta-feira, 25 de junho de 2010

Na Vida Todos Somos Malabaristas

por Cleiton Heredia


A vida muitas vezes se compara a uma performance de malabarismo com cinco bolas:

1- Trabalho
2- Família
3- Saúde
4- Amigos
5- Caráter (sua essência como pessoa)

O que precisamos entender é que a bola "Trabalho" é de borracha. Se a deixarmos cair, ela irá bater no chão e pular para cima. Ela não quebra. O único trabalho que temos é de nos agachar para pegá-la e recomeçar a "brincadeira".

Já as bolas "Família", "Amigos" e "Caráter" são de vidro, mas a bola "Saúde" é feita do cristal mais fino e delicado que se possa imaginar.

Se uma das três bolas de vidro cair no chão, talvez com um pouco de sorte ela não se parta por inteiro, mas apenas rache. É claro que ela ficará permanentemente danificada, mas talvez com uma colinha aqui ou uma fita adesiva ali nós consigamos remendá-la. Ela não terá mais o mesmo brilho e beleza de antes, mas pelo menos não a perderemos totalmente.

A única bola que é de cristal é a "Saúde". Se não a manipularmos com o devido cuidado ou se a deixarmos cair já era!

Portanto, nunca sacrifique as quatro bolas mais frágeis por causa do seu trabalho. Ele é importante, mas se você mantiver as demais bolas intactas, poderá recuperá-lo com relativa facilidade e o show irá continuar.

Mais um detalhe muito importante. Caso uma das bolas de vidro se quebre de forma irrecuperável, você pode até tentar continuar fazendo malabarismo com apenas quatro bolas. Conheço alguns que conseguiram quebrar todas as três bolas de vidro, mas continuam movimentando as duas que restaram. Porém, eles mesmos, depois de um tempo, reconhecem que malabarismo com duas bolas é muito chato e admitem que são pessoas muito infelizes.

Isto já não acontece se a bola de cristal se quebrar. Existe uma propriedade imutável no malabarismo da vida que impede que você continue se apresentando caso deixe a bola de cristal cair. Não existe malabarismo sem a bola de cristal, pois ela é a bola chave que viabiliza a utilização das demais.

Adaptado de um trecho da palestra de Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola.

P.S.: Enquanto escrevia esta postagem recebi a triste notícia de um amigo cuja bola de cristal acabou de se quebrar de forma fatal.

Um comentário:

  1. Ótimo texto. Real. A bola de cristal poderá ser quebrar de uma maneira que não podemos evitar. Um exemplo disso: assalto à mão armada...

    Fora isso temos como, pelo menos, tentar conduzir nosso malabarismo.

    SDS

    ResponderExcluir