quarta-feira, 17 de março de 2010

Ouvir ou não ouvir música durante a corrida - Eis a questão! (Parte 1)

por Cleiton Heredia


Alguns dizem que só sabem correr ouvindo algo bem estimulante, pois o ritmo da música os ajuda a esquecer o cansaço, enquanto outros já dizem que tal hábito atrapalha a concentração e pode ser até perigoso.

Antes de afirmarmos ser tudo uma questão de gosto pessoal, será que existe alguma orientação técnica específica que recomende ou desaconselhe esta prática?


Bem, alguns técnicos e consultores esportivos dizem que ouvir uma música durante a corrida ajuda o atleta a se distrair e estimula a não desistir, portanto recomendam a prática como um item de forte fator motivacional. Eles também afirmam que tudo aquilo que ajude o corredor a praticar sua atividade com mais prazer é válido.

Porém, fazem algumas ressalvas e recomendações:

1) Não corra ouvindo música se costuma treinar na rua, pois o som pode impedí-lo de ouvir um veículo que se aproxima por trás, uma buzina de alerta, uma freada ou qualquer outro som que possa servir-lhe de alerta numa situação de potencial perigo;

2) Os locais mais indicados são os parques fechados para os veículos, mas mesmo assim lembre-se que precisa estar atento às bicicletas e aos transeuntes;


Já outros treinadores acreditam que muito embora a prática possa ser tolerada num treino (especialmente naqueles de maior duração - os famosos "longões"), não deve ser adotada durante uma competição onde a concentração com o ritmo e a estratégia são prioridades (acredito que isto se aplique aos atletas de elite).

Na próxima postagem vou contar um pouco da minha experiência pessoal.

Continua...

Um comentário:

  1. Se vou sozinha tem que ser ouvindo música, senão fica realmente chato.

    Abraços.

    ResponderExcluir