domingo, 7 de março de 2010

Dicas Cientificamente Comprovadas para Emagrecer - Parte 2

Por Cleiton Heredia


Dica #1: Não se esqueça de comer

Não, isto não é uma piada! Se quiser emagrecer você não pode esquecer-se de comer, pois está cientificamente comprovado que pular refeições pode acabar provocando efeito contrário, ou seja, engordar!

Vamos entender o por quê.

Todos nós temos um hormônio em nosso organismo chamado grelina. Uma das funções dele é avisar nosso cérebro que nossas reservas de energia diminuíram e precisam ser repostas.

Caso você resolva desprezar os primeiros avisos que chegam ao seu cérebro e pular uma refeição, este hormônio ficará louco e começara a “gritar” para seu cérebro para que você consiga comida ricamente calórica em caráter de urgência (isto se chama crise de abstinência calórica).

É claro que nestas condições resistir à vontade comer doces cheios de açúcar, bolos e outras guloseimas hipercalóricas se tornará praticamente impossível, pois você está em plena crise de abstinência e isto é perigosíssimo para quem precisa perder peso.

Portanto, caso não queira perder o controle com a comida e nem queira enlouquecer tentando resistir à vontade de devorar aquela barra de chocolate inteira, em hipótese alguma pule uma refeição.


Dica #2: Coma em um prato menor

Foi realizada uma experiência em um cinema nos Estados Unidos onde metade da platéia recebeu pacotes de pipoca tamanho grande e a outra metade pacotes tamanho gigante. Ambos os pacotes tinham uma quantidade generosa de pipocas e muitas pessoas não conseguiram comer tudo.

Constatou-se, porém, que as pessoas que receberam o pacote gigante comeram 45% a mais do que as que receberam o pacote tamanho grande. Como elas tinham mais pipocas em seu pacote, não conseguiram parar de comer mesmo após ficarem satisfeitas.

O mesmo efeito psicológico notado no consumo de pipocas em sacos de tamanho diferentes poderá ser percebido em pratos de comida de tamanhos diferentes. Se simplesmente substituirmos um prato de 30 centímetros por um de 25 centímetros podemos ficar satisfeitos ingerindo 22% a menos de comida.

Você comeu menos e nem percebeu, pois se você precisava de um prato de comida para se satisfazer, você comeu exatamente um prato. Mesmo que menor o efeito psicológico foi o mesmo.

Agora vê se não exagera ao ponto de querer comer em um pires.

Continua...

2 comentários:

  1. Isso descarta totalmente a "teoria" das que desejam "viver" de luz.

    Alguns dizem que se deve tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo...

    Outros dizem que se deve comer porçõezinhas pequenininhas a cada duas horas.Talvez isso deva funcionar, pois o estómago nunca ficará vazio e aí ele não vai "gritar"...

    Mas se prepara, pois amanhã é o dia delas...

    ResponderExcluir
  2. Estou necessitando, urgentemente, seguir estas dicas sob o risco de morrer por explosão ou entupimento.Valeu!.
    Abraço.

    ResponderExcluir