por Cleiton Heredia
Alguns dizem que só sabem correr ouvindo algo bem estimulante, pois o ritmo da música os ajuda a esquecer o cansaço, enquanto outros já dizem que tal hábito atrapalha a concentração e pode ser até perigoso.
Antes de afirmarmos ser tudo uma questão de gosto pessoal, será que existe alguma orientação técnica específica que recomende ou desaconselhe esta prática?
Bem, alguns técnicos e consultores esportivos dizem que ouvir uma música durante a corrida ajuda o atleta a se distrair e estimula a não desistir, portanto recomendam a prática como um item de forte fator motivacional. Eles também afirmam que tudo aquilo que ajude o corredor a praticar sua atividade com mais prazer é válido.
Porém, fazem algumas ressalvas e recomendações:
1) Não corra ouvindo música se costuma treinar na rua, pois o som pode impedí-lo de ouvir um veículo que se aproxima por trás, uma buzina de alerta, uma freada ou qualquer outro som que possa servir-lhe de alerta numa situação de potencial perigo;
2) Os locais mais indicados são os parques fechados para os veículos, mas mesmo assim lembre-se que precisa estar atento às bicicletas e aos transeuntes;
Já outros treinadores acreditam que muito embora a prática possa ser tolerada num treino (especialmente naqueles de maior duração - os famosos "longões"), não deve ser adotada durante uma competição onde a concentração com o ritmo e a estratégia são prioridades (acredito que isto se aplique aos atletas de elite).
Na próxima postagem vou contar um pouco da minha experiência pessoal.
Continua...
Se vou sozinha tem que ser ouvindo música, senão fica realmente chato.
ResponderExcluirAbraços.