sexta-feira, 26 de março de 2010

Corrida de Montanha (Parte 4)

por Cleiton Heredia


No Brasil as corridas de montanha iniciaram oficialmente no ano de 2004 com a primeira corrida acontecendo no dia 30 de maio na cidade de Extrema em Minas Gerais.

Infelizmente eu perdi esta estréia, pois só fui tomar contato com as corridas de montanha no ano seguinte (2005) quando participei da 1ª Meia Maratona Noturna de Montanha em Extrema/MG.

Acostumado a participar de provas de rua desde 1996, quando eu me deparei com a possibilidade de correr uma distância desafiadora no meio do mato por entre as montanhas e durante a noite, pirei geral!






Isto era exatamente aquilo pelo qual minha alma de corredor, já entediada de participar das previsíveis e monótonas provas urbanas, ansiava: A aventura de correr rumo ao desconhecido deparando-se com o inesperado e o inusitado a cada curva (ainda me lembro como se fosse hoje de toda a euforia e adrenalina que esta corrida me proporcionou).

O nome do pioneiro por trás das corridas de montanha no Brasil é o engenheiro mecatrônico Fábio Galvão. Sua coragem, determinação e amor por este esporte, bem como também pela natureza chamaram-me atenção. Com tempo nos tornamos amigos e em 2008 tive o privilégio de fazer parte da equipe "Corridas de Montanha"® (nome da empresa que ele fundou para estruturar as corridas no Brasil) auxiliando como voluntário na atualização do ranking após cada corrida.








Atualmente a "Corridas de Montanha"® do Fábio é a responsável pela organização de um campeonato estadual (Copa Paulista de Corridas de Montanha) e dois nacionais (Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha e o Campeonato Brasileiro de Corridas de Montanha que é a seletiva nacional para o Sul-Americano anual).

Ele também, sempre que possível, organiza parcerias de sucesso com outros dois pólos de corridas de montanha no país: Paraná (Circuito Paranaense) e Minas Gerais (Circuito Mineiro, recém criado em 2009). Já tive a oportunidade de correr uma prova no Paraná (Morretes) em 2007 graças a estas parcerias.

Muito embora não se tenha os números exatos para o Brasil, sabe-se que as corridas de montanha têm crescido em popularidade e em número de participantes a cada ano que passa, haja visto que para a primeira corrida de 2010 que acontecerá amanhã (27/03/10) em Paranapiacaba as inscrições se esgotaram há quase duas semanas (são mais de 300 participantes).

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário